Academia da Robótica 2020–2021

Planetário do Porto - CCV, 2020-10-10 - 2021-06-12

O Planetário do Porto - Centro Ciência Viva e a Academia de Robótica são parceiros na organização de atividades de robótica educativa.

Mais Perto das Estrelas - Outubro 2020

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, 2020-10-08 - 21:00

Mais perto das Estrelas é uma atividade de observação astronómica, nas noites da 2ª quinta-feira de cada mês, no Planetário do Porto - Centro Ciência Viva.

Scrolling the Arcane

Planetário do Porto CCV, 2020-10-02 - 18:30

O smartphone transformou-se num mediador indispensável do nosso quotidiano. Com ele esperamos, observamos, sonhamos. A nossa vida é manifestamente influenciada pelo seu design: o posicionamento dos seus sensores; os protocolos que governam a sua conexão com redes à nossa volta; as convenções que definem o seu interface. O smartphone reconstruiu o eu e o seu mundo e estabeleceu novas oportunidades e novas armadilhas para o pensamento, a percepção e a experiência social. Na matriz e na complexidade da sua configuração e rede de serviços, misturam-se outros tempos, outros lugares e outros paradigmas.

Aula experimental do Curso de Robótica 2020

Planetário do Porto - CCV, 2020-09-26 - 14:00

A robótica educativa é uma atividade lúdica e desafiadora, que une a teoria e a prática de uma forma pedagógica, favorecendo a interdisciplinaridade e promovendo a integração de conceitos de diversas áreas, nomeadamente de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

À Descoberta do Universo: Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, 2020-09-19 - 14:30

No penúltimo evento do ciclo de conversas À Descoberta do Universo, o investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) Tiago Campante vai estar à conversa com Mário João Monteiro, investigador do IA e diretor do Dep. de Física e Astronomia (DFA) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA AQUI
É NECESSÁRIA UMA INSCRIÇÃO POR CADA PARTICIPANTE

Público alvo
Público em geral; alunos e professores do ensino secundário.

Plano de Formação 2020/2021

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva ou na morada indicada pela Instituição que organiza a visita, 2020-09-01 - 2021-07-23

Na prossecução do objetivo de estreitar a ligação entre o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, o ensino e divulgação científica que promove, e os docentes e educadores (do pré-escolar, ao ensino secundário), muitos têm sido os momentos em que apostamos na formação contínua e no desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes.

Assim, apresentamos o nosso Plano de Formação 2020/2021 que incluem ações gratuitas para os docentes. À sua diversidade aliamos sempre algo que é comum: i) as ações relevarem para os efeitos previstos no ECD - avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira; ii) todas serem dinamizadas por formadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e acreditados pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

Concerto Germinal 2020 no Planetário do Porto – LIVE Streaming

Cúpula do Planetário do Porto, 2020-07-11 - 18:30

Cão Danado e o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva apresentam o Concerto Germinalexclusivamente em Live Streaming – na cúpula do Planetário do Porto.

// Rodrigo Amado – Saxofone
// Angelica V Salvi – Harpa
// João Pais Filipe – Bateria e percussão

Dia de Sol João

Planetário do Porto - CCV, 2020-06-24 - 15:00

No dia de São João o Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva abre as suas portas ao público com uma programação especial dedicada às famílias e à nossa estrela, o SOL!

50 anos | Missão Tripulada Apollo 13

Casa Comum online, U. Porto – Praça de Gomes Teixeira, 4099-002 Porto, 2020-04-17 - 19:07

Já se encontra disponível a partir de hoje 17 de Abril de 2020, a terceira sessão do ciclo 50 anos | Missões Tripuladas à Lua, na Casa Comum online da U. Porto, precisamente 50 anos após o regresso dos três astronautas que enfrentaram uma frustrante missão com uma série de incidentes técnicos que levaram ao abortar da alunagem.

A desconcertante situação em que nos encontramos, obrigou-nos a invocar alternativas às sessões até agora presenciais, no edifício da reitoria da U. Porto. Portanto, tal como a missão da Apollo 13 ficou apelidada de «fracasso bem sucedido», esta nossa missão, 50 anos depois, também fracassa na “alunagem” no local, mas teve como parte bem sucedida a gravação da conversa dos três astronautas oradores: Orfeu Bertolami e Rui Moura devidamente conduzidos em segurança por Paulo Gusmão.

«Houston, we've had a problem here.»

— John Swigert, no momento em que deteta o principal incidente.

«Failure is not an option.»

— Gene Kranz, um dos principais responsáveis em Terra pelo resgate da Apollo 13.

Mais Perto das Estrelas - março 2020

Planetário do Porto - CCV, 2020-03-12 - 21:00

Mais Perto das Estrelas - fevereiro

Planetário do Porto - Centro de Ciência Viva, 2020-02-13 - 21:00

CANCELADO DEVIDO À PREVISÃO DE MAU TEMPO

Jorge Coelho apresenta «Lay Claim to the World as a Sphere Of Your own Agency»

Cúpula do Planetário do Porto, 2020-02-06 - 21:30

"Lay Claim to the World as a Sphere Of Your own Agency" o novo registo do guitarrista portuense Jorge Coelho, saiu dia 21 de Janeiro, via Lovers & Lollypops. A 6 de Fevereiro, às 21:30, é apresentado num concerto na cúpula do Planetário do Porto, acompanhado por uma projeção fulldome de uma de uma viagem no Cosmos, e com a participação dos percussionistas Jorge Queijo e Gustavo Costa.

Mais Perto das Estrelas - Janeiro

Planetário do Porto - Centro de Ciência Viva, 2020-01-09 - 21:00