Academia da Robótica 2022–2023

Planetário do Porto - CCV, 2022-10-08 - 2023-06-17

O Planetário do Porto - Centro Ciência Viva e a Academia de Robótica são parceiros na organização de atividades de robótica educativa.

Aula experimental de Robótica 2022

Planetário do Porto - CCV, 2022-09-24 - 15:00

A robótica educativa é uma atividade lúdica e desafiadora, que une a teoria e a prática de uma forma pedagógica, favorecendo a interdisciplinaridade e promovendo a integração de conceitos de diversas áreas, nomeadamente de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

Plano de Formação 2022/2023

Planetário do Porto – CCV / online / na localidade da instituição de acolhimento (escola, centro de formação...), 2022-09-13 - 2023-06-30

Na prossecução do objetivo de estreitar a ligação entre o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, o ensino / divulgação científica que promove e os docentes e educadores (do pré-escolar, ao ensino secundário), muitos têm sido os momentos em que apostamos na formação contínua e no desenvolvimento pessoal e profissional dos professores.

Assim, apresentamos o nosso Plano de Formação 2022/2023 que inclui ações gratuitas para os docentes. À sua diversidade aliamos sempre algo que é comum: i) as ações relevarem para os efeitos previstos no ECD – avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira; ii) todas serem dinamizadas por formadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Concursos Astronómicos 2022/2023

Planetário do Porto – CCV / online / na morada da Instituição, 2022-09-13 - 2023-06-30

Nas escolas abundam "projetos" (no Planetário também os temos - pode ver um exemplo AQUI). Contudo, e se pudesse obter prémios também pelo trabalho que diariamente faz com os seus alunos?

Os "concursos astronómicos" são isso mesmo: oportunidades de o premiar a si e aos seus alunos pelo trabalho extraordinário que quotidianamente realizam. Por outro lado, neles poderá encontrar ideias de atividades para os Domínios de Autonomia Curricular (DAC) e/ou para o seu Clube de Ciência.

PALESTRA DO PLANETÁRIO: «À procura de outras Terras no Universo», com Nuno C. Santos

Pátio do Museu de História Natural e Ciência da U. Porto (edifício da Reitoria da U. Porto, com entrada pelo Jardim da Cordoaria)., 2022-07-21 - 21:30

O Planetário do Porto – CCV, com o MHNC-UP e a Casa Comum apresentam uma palestra antológica com o despertar e as histórias de uma ciência recente, que persegue alguns dos maiores desígnios da humanidade: perceber o nosso lugar no Universo, entender como se formam as estrelas e os planetas que as orbitam e encontrar outros mundos, com a esperança de um dia mostrar que não estamos sós.

Dia Nacional dos Cientistas 2022

Planetário do Porto - CCV, 2022-05-14 - 2022-05-15

Na próxima segunda-feira, dia 16 de maio, assinala-se o Dia Nacional dos Cientistas 2022.

Para celebrar este dia, o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva estará de portas abertas para as sessões imersivas durante todo o fim de semana.

50 anos | Missão Tripulada Apollo 16

Casa Comum, Reitoria da Universidade do Porto – Praça de Gomes Teixeira, 4099-002 Porto, 2022-04-21 - 21:00

Numa sessão a decorrer no Auditório Ruy Luís Gomes, no 4º piso da Reitoria da U. Porto, a 21 de Abril, às 21:30, 50 anos após a quinta visita ao nosso satélite natural, teremos uma conversa com os nossos "astronautas": Onofre Varela (ilustrador e autor) e Orlando Frazão (FCUP e INESC-TEC), devidamente assistidos, em "órbita", por Emílio Remelhe (FBAUP e ESAD).

«Esta é a família do Astronauta Duke do Planeta Terra. Pousou na Lua, abril de 1972»
      — Charles Duke

Mais Perto das Estrelas - abril 2022

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, 2022-04-14 - 21:00

Mais perto das Estrelas é uma atividade de observação astronómica, nas noites da 2ª quinta-feira de cada mês, no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva.