Dia Nacional da Cultura Científica 2021 - Os grandes mistérios do Universo

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, 2021-11-24 - 19:00

No Dia Nacional da Cultura Científica, Planetário do Porto – Centro Ciência Viva tem uma programação especial dedicada aos grandes mistérios do Universo.

Porto/Post/Doc 2021 @ Planetário do Porto CCV

Cúpula do Planetário do Porto, 2021-11-20 - 2021-11-28

Em 2021 o Porto/Post/Doc volta a embarcar numa viagem pelo universo dos filmes imersivos em parceria com o Planetário do Porto – CCV. A cúpula do Planetário é o local de exibição mais inusitado do festival com o seu enorme ecrã semi-esférico, que já habitualmente é preenchido com viagens pelo Universo conhecido, recebendo agora filmes fulldome que convidam o espectador a mergulhar numa viagem de sensações. ✨

RUÍDO

Planetário do Porto CCV, 2021-11-11 - 2021-11-27

Um espetáculo de divulgação científica sobre ondas gravitacionais.
Não vemos tudo o que existe. Encaixámos o tempo em horas, minutos, anos; as distâncias em centímetros, milhas, anos-luz. Inventámos deuses para não termos perguntas sem respostas. Estudámos, corrigimos, medimos: tentámos. Nem tudo o que existe pode ser observado, ou pode ser percebido pelas formas às quais nos habituámos. Nunca ninguém viu um buraco negro. O cosmos parece silencioso, porque não sabemos ouvi-lo. Não podemos entender sensorialmente a dimensão do Universo.

Mais Perto das Estrelas - Novembro 2021

Planetário do Porto - CCV, 2021-11-11 - 21:00

Mais perto das Estrelas é uma atividade de observação astronómica, nas noites da 2ª quinta-feira de cada mês, no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva.

Academia da Robótica 2021–2022

Planetário do Porto - CCV, 2021-11-06 - 2022-06-20

O Planetário do Porto - Centro Ciência Viva e a Academia de Robótica são parceiros na organização de atividades de robótica educativa.

CONCERTO Abdul Moimême, Lionel Marchetti & Jorge Quintela

Cúpula do Pkanetário do Porto, 2021-11-04 - 19:30

Regresso de Lionel Marchetti para um improvável encontro com Abdul Moimême e Jorge Quintela, sendo também um encontro com as estrelas, pois este concerto irá acontecer na cúpula do Planetário do Porto. Marchetti, compositor francês da escola de música concreta e simultaneamente um teórico que se debruça sobre as questões da gestualidade e expressividade na electroacústica, e conhecido pela exploração das potencialidades do gravador de fita como instrumento musical - algo que faz de uma forma exemplar e virtuosa. A Marchetti juntar-se-ão os portugueses Abdul Moimême, guitarrista e improvisador, e Jorge Quintela, director de fotografia e manipulador de luz e vídeo. Um concerto para as estrelas, único e irrepetível!

Descobrir o Universo com Telescópios Escolares II

A partir do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, mas em sessão remota síncrona, 2021-10-30 - 2021-12-04

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, em parceria com o Centro de Formação Ciência Viva e com a  ESERO - Portugal, desenvolve a presente Ação de Curta Duração (ACD) gratuita. Esta encontra-se já reconhecida para os efeitos previstos no ECD relevando, assim, para a avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira, de professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 120, 200, 220, 230, 240, 330, 400, 420, 500, 510, 520, 530 e 550.

Inscrições encerradas em 28/11/2021.

Concerto COBRACORAL

Cúpula do Planetário do Porto CCV, 2021-10-22 - 2021-10-23

COBRACORAL  A voz e o ritmo circular são elementos fundacionais deste coletivo vocal que explora a interseção da música contemporânea com estados vocais hipnagógicos. Formada pelas artistas Catarina Miranda (PT), Clélia Colonna (PT/FR) e Ece Canli (PT/TR), esta pesquisa vocal é organizada em torno de um sistema de pulso circular, onde as três vozes se mantêm inter relacionadas através de códigos visuais e gestos, partindo da matriz rítmica para dinâmicas de reação e mutação. Serialismo, hipnose e práticas contemporâneas da voz são sintetizados pela máquina vocal feminina.

Mais Perto das Estrelas - Outubro 2021

Planetário do Porto - CCV, 2021-10-14 - 21:00

Mais perto das Estrelas é uma atividade de observação astronómica, nas noites da 2ª quinta-feira de cada mês, no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva.

Formação Contínua Acreditada: Compreender a Terra através do Espaço - 4ª e 5ª edições

A partir do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, mas em sessão remota síncrona, 2021-10-09 - 2021-12-23

Através deste Curso de Formação Acreditado gratuito, acreditado pelo Centro de Formação Ciência Viva, numa colaboração entre a ESERO - Portugal e o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, pretende-se que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos a conteúdos curriculares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos, de diferentes graus de complexidade, consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-100250/18). Inscrições encerradas em 4/10/2021.