MW-Gaia: Bringing the Milky Way to schools 2021

Online, 2021-06-02 - 2021-06-04

A COST Action MW-Gaia (CA-18104) tem o prazer de anunciar o workshop “Bringing the Milky Way to schools”, organizado pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (Portugal) e pela Universidade de Vilnius (Lituânia), que decorrerá online de 2 a 4 de junho de 2021.

Descobrir o Universo com Telescópios Escolares

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, 2021-05-29 - 09:00

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, em parceria com o Centro de Formação Ciência Viva e com a  ESERO - Portugal, desenvolve a presente Ação de Curta Duração gratuita. Esta encontra-se já reconhecida para os efeitos previstos no ECD relevando, assim, para a avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira, de professores dos grupos de recrutamento 230, 240, 420, 500, 510, 520, 530 e 550.

Concerto Germinal 2021 no Planetário do Porto – LIVE Streaming

https://caodanado.bol.pt/live, 2021-05-08 - 18:30

Cão Danado e o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva apresentam o Concerto Germinalexclusivamente em Live Streaming – na cúpula do Planetário do Porto.

// Rodrigo Amado – Saxofone
// Nuno Rebelo – Guitarra
// António Jorge Gonçalves – Desenho digital ao vivo

Formação Contínua Acreditada: Compreender a Terra através do Espaço - 3ª Edição

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, 2021-04-01 - 2021-05-29

Através deste Curso de Formação Acreditado gratuito, acreditado pelo Centro de Formação Ciência Viva, numa colaboração entre a ESERO - Portugal e o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, pretende-se que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos a conteúdos curriculares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos, de diferentes graus de complexidade, consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-100250/18). Increva-se já AQUI.

Astronomia no Feminino – Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência 2021

Online - via YouTube IA, 2021-02-11 - 21:00

Planetário em Casa: «Sol: a nossa estrela»

Online - via YouTube do Planetário do Porto - CCV, 2021-01-24 - 16:00

Em conformidade com as medidas de contenção da pandemia durante o estado de emergência, o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva encontra-se com as suas instalações encerradas. Contudo, contribuindo para o conforto e bem estar de todos, iremos realizar uma sessão de planetário online dedicada a toda a família.

Planetário em Casa: «Há Formas no Espaço»

Online - via YouTube do Planetário do Porto - CCV, 2021-01-17 - 16:00

O Dia Mais Curto: A Festa da Curta-Metragem 2020

Planetário do Porto CCV, 2020-12-21 - 16:00

Em 2020, assinala-se a oitava edição de O DIA MAIS CURTO que é já uma tradição cinéfila.

No dia que marca a chegada do Inverno, será também prestada uma homenagem à Sétima Arte, com sessões por todo o país. Se por um lado, a 21 de dezembro assinala-se o momento em que o Sol está no seu ponto mais distante do equador, por outro, festeja-se o momento em que estamos mais perto do Cinema.

A U. Porto adere pela primeira vez a esta iniciativa, com a exibição de 3 programas presenciais, em 3 espaços distintos da universidade: Planetário do Porto CCV, Galeria da Biodiversidade e Casa Comum (Reitoria da U.Porto).

Conjunções, ocultações e outras “estrelas de Belém” – Grande conjunção de Júpiter e Saturno

Iastro Online, 2020-12-20 - 16:00

No dia 21 de dezembro de 2020 os planetas Júpiter e Saturno vão estar tão próximos no céu, que a olho nu, vão parecer fundir-se numa só "super-estrela”. Uma aproximação como esta entre os dois planetas (designada por conjunção) já não ocorria há mais de 400 anos. Conjunções raras e brilhantes como esta levaram a especulações que a história da famosa “estrela de Belém” poderá ter tido origem num destes eventos.

Planetário em Casa: «Vítor e Sofia vão à Lua»

ONLINE: www.youtube.com/CAUPTV, 2020-12-13 - 16:00

Em conformidade com as medidas de contenção da pandemia durante o estado de emergência, no próximo domingo, o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva terá as suas instalações fechadas. Contudo, contribuindo para o conforto e bem estar de todos iremos realizar uma sessão de planetário online dedicada a toda a família.