Cursos IAU / NASE / EAAE

A partir do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, mas em sessões remotas síncronas, 2022-02-05 - 2022-08-31

Numa parceria com a IAU (International Astronomical Union) / NASE (Network for Astronomy School Education) e a EAAE (European Association for Astronomy Education) o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, com o reconhecimento da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, traz para a lusofonia os 4 Cursos NASE. Estas são iniciativas acreditadas pela International Organization for Standardization (ISO 9000 - 29990) e já realizadas em 45 países (de 4 continentes).

A formação tem uma duração total de 12 horas e encontra-se reconhecida para os efeitos previstos no ECD relevando, assim, para a avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira, de professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 120, 200, 220, 230, 240, 330, 400, 420, 500, 510, 520, 530 e 550. Increva-se já AQUI.

Assim, a frequência do Curso leva obtenção de um certificado da IAU/NASE e de um certificado de Ação de Curta Duração, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Metodologias orientadas para a investigação com recursos digitais

A partir do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, em sessões presenciais e remotas (síncronas e assíncronas), 2022-01-08 - 2022-04-08

Partindo de resultados e processos científicos atuais, a presente ação gratuita, realizada em parceira com o Centro de Formação Júlio de Resende, pretende co-desenhar, com os professores, iniciativas e recursos educativos digitais. A formação tem uma duração total de 50 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de oficina, relevando para a componente específica de formação.

Na presente edição os dados a utilizar resultam da missão científica "Sloan Digital Sky Survey" (SDSS) e partem da manipulação, em sala de aula, de placas metálicas de observação (que já estiveram montadas nos telescópios do SDSS). Essas placas serão oferecidas aos participantes que as apropriarão para a abordagem das Aprendizagens Essenciais. Os recursos digitais a produzir, serão baseados em metodologias orientadas para a investigação, no seu sentido mais lato, e valorizarão o trabalho interdisciplinar, colaborativo e prático.

Increva-se já AQUI (a inscrição pressupõe a aceitação da utilização, nos 5 próximos anos letivos, da placa metálica em contexto de sala de aula).

Descobrir o Universo com Telescópios Escolares II

A partir do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, mas em sessão remota síncrona, 2021-10-30 - 2021-12-04

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, em parceria com o Centro de Formação Ciência Viva e com a  ESERO - Portugal, desenvolve a presente Ação de Curta Duração (ACD) gratuita. Esta encontra-se já reconhecida para os efeitos previstos no ECD relevando, assim, para a avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira, de professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 120, 200, 220, 230, 240, 330, 400, 420, 500, 510, 520, 530 e 550.

Increva-se já AQUI.

Formação Contínua Acreditada: Compreender a Terra através do Espaço - 4ª e 5ª edições

A partir do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, mas em sessão remota síncrona, 2021-10-02 - 2021-12-23

Através deste Curso de Formação Acreditado gratuito, acreditado pelo Centro de Formação Ciência Viva, numa colaboração entre a ESERO - Portugal e o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, pretende-se que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos a conteúdos curriculares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos, de diferentes graus de complexidade, consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-100250/18). Increva-se já AQUI.

Plano de Formação 2021/2022

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva / online / na localidade da instituição de acolhimento (escola, centro de formação...), 2021-09-24 - 2022-07-31

Na prossecução do objetivo de estreitar a ligação entre o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, o ensino e divulgação científica que promove, e os docentes e educadores (do pré-escolar, ao ensino secundário), muitos têm sido os momentos em que apostamos na formação contínua e no desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes.

Assim, apresentamos o nosso Plano de Formação 2021/2022 que inclui ações gratuitas para os docentes. À sua diversidade aliamos sempre algo que é comum: i) as ações relevarem para os efeitos previstos no ECD – avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira; ii) todas serem dinamizadas por formadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Luzes na escuridão – NEI 2021

Planetário do Porto – CCV, 2021-09-18 - 15:00

A luz está a invadir as cidades e a alterar a forma como olhamos para as estrelas. Qual é o impacto da iluminação pública nas nossas vidas e como está a afetar a qualidade do nosso céu noturno?

CHEOPS: À procura de outros mundos

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, 2021-09-10 - 18:30

Venha até ao Planetário do Porto - Centro Ciência Viva descobrir mais sobre a CHEOPS, uma missão espacial de caracterização de planetas à volta de outras estrelas.

À Distância de um Clique - Noite Europeia dos Investigadores 2021

Online, 2021-08-10 - 18:30

Quando vemos as estrelas a brilhar no céu à noite, é fácil perceber que estão longe, mas é bem mais difícil saber a que distância realmente estão.