Formação Contínua Reconhecida: Exoplanetas (2ª edição)

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, 2019-11-16 - 09:15

Desde a deteção, em 1995, do primeiro exoplaneta em órbita a um outro sol, mais de 3800 planetas extrassolares foram entretanto confirmados. A grande maioria destes mundos distantes foi detetada por meio da observação de trânsitos planetários ou então através de espetroscopia Doppler. Depois do sucesso da primeira edição o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva numa colaboração com a ESERO - Portugal levam a cabo uma nova edição da ação de formação gratuíta "Exoplanetas – introdução às técnicas de deteção de planetas extrassolares". Inteiramente dinamizada por astrónomos profissionais, trabalhar-se-á os conceitos básicos subjacentes à deteção de planetas extrassolares, culminando na deteção de um planeta com recurso a dados científicos reais. Esta ação de curta duração (ACD) encontra-se já reconhecida pelo Centro de Formação Ciência Viva relevando, assim, para os efeitos previstos no ECD: avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira.

Academia da Robótica 2019–2020

Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, 2019-10-12 - 2020-06-13

O Planetário do Porto - Centro Ciência Viva e a Academia de Robótica são parceiros na organização de atividades de robótica educativa.

Mais Perto das Estrelas - Outubro

Planetário do Porto - Centro de Ciência Viva, 2019-10-10 - 21:00

Mais perto das Estrelas é uma atividade de observação astronómica, nas noites da 2ª quinta-feira de cada mês, no Planetário do Porto - Centro Ciência Viva.

Aquaporto 2019

Pavilhão da Água, 2019-10-10 - 2019-10-12

Está aí mais um Festival da Água. Pelo sexto ano consecutivo, o Aquaporto traz ao Parque da Cidade muita ciência, animação e cultura.

A Era Espacial – Semana Mundial do Espaço 2019

Planetário do Porto CCV, 2019-10-05 - 15:00

De 4 a 10 de Outubro comemora-se a Semana Mundial do Espaço 2019! E o Planetário do Porto  Centro Ciência Viva não poderia deixar passar a oportunidade de abrir as suas portas e recebê-lo para comemorar connosco. Dia 5 de Outubro venha lançar foguetões, ouvir um debate sobre o Espaço, com a cientista-astronauta Ana Pires, e assistir à estreia do novo filme imersivo “O Despertar da Era Espacial”. Uma oportunidade para partilhar com a família uma tarde diferente, onde o Espaço será personagem principal.

«À Descoberta do Universo», ciclo de conversas com Tiago Campante e convidados

Rede Centros Ciência Viva, 2019-09-27 - 2020-05-30

Ciclo de conversas que contará, em cada sessão, com a presença do astrónomo Tiago Campante e de um(a) investigador(a) convidado(a). As estrelas e os planetas extrassolares serão os protagonistas destas animadas conversas, servindo de ligação entre os mais diversos tópicos da Astrofísica moderna, nomeadamente a Astrobiologia, a exploração do Sistema Solar, a instrumentação e robótica, os buracos negros, e as ondas gravitacionais.

Mais Perto das Estrelas - Setembro

Planetário do Porto - CCV, 2019-09-12 - 21:00

Formação Contínua Acreditada: Compreender a Terra através do Espaço - 2ª Edição

Planetário do Porto - CCV, 2019-09-03 - 2020-01-10

Através deste Curso de Formação Acreditado gratuito, acreditado pelo Centro de Formação Ciência Viva, numa colaboração entre a ESERO - Portugal e o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, pretende-se que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos a conteúdos curriculares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos, de diferentes graus de complexidade, consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-100250/18). Increva-se já AQUI.

O seu agendamento foi pensado para o período de interrupção letiva, para que possa ter dispensa para formação contínua, ao abrigo da Portaria n.º 345/2008.

Ação de Curta Duração: Há Formas no Espaço

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, 2019-09-03 - 09:00

Tendo como mote a estreia do novo filme infantil imersivo, o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, em parceria com o Centro de Formação da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, desenvolve a presente Ação de Curta Duração gratuita. Esta encontra-se já reconhecida para os efeitos previstos no ECD relevando, assim, para a avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira.

O seu agendamento foi pensado para o período de interrupção letiva, para que possa ter dispensa para formação contínua, ao abrigo da Portaria n.º 345/2008.

Increva-se já AQUI.

Formação Contínua Docente

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, 2019-09-03 - 2020-08-31

Na prossecução do objetivo de estreitar a ligação entre o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, o ensino e divulgação científica que promove, e os docentes e educadores (do pré-escolar, ao ensino secundário), muitos têm sido os momentos em que apostamos na formação contínua e no desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes.

Assim, apresentamos o nosso programa formativo gratuito 2019/2020. À sua diversidade aliamos sempre algo que é comum: i) as ações relevarem para os efeitos previstos no ECD - avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira; ii) todas serem dinamizadas por formadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e acreditados pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

ARQUIVO