Mais Perto das Estrelas - Dezembro

Porto, 2019-12-12 - 21:00

Mais perto das Estrelas é uma atividade de observação astronómica, nas noites da 2ª quinta-feira de cada mês, no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva.

Máxima Intrínseca – performance audiovisual

Cúpula Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, 2019-12-06 - 2019-12-13

Em 1934 foram realizadas experiências com telescópios astronómicos onde se observou que a luz proveniente de uma fonte extensa apresentava características distintas da luz proveniente de um orifício ou fenda. Os resultados destes estudos permitiram estabelecer uma distinção entre luz epacialmente incoerente – proveniente de uma fonte natural extensa – e luz espacialmente coerente — proveniente de um ponto. Este trabalho propõe-se a explorar e manipular mecanismos de percepção visual e auditiva com suporte nas propriedades físicas do espaço (cúpula).

Primeira apresentação: Sex 06 Dez, 2019, às 19h
Segunda apresentação: Sex 13 Dez, 2019, às 19h

«À Descoberta do Universo», ciclo de conversas com Tiago Campante e convidados

Rede Centros Ciência Viva, 2019-11-29 - 2020-05-30

Ciclo de conversas que contará, em cada sessão, com a presença do astrónomo Tiago Campante e de um(a) investigador(a) convidado(a). As estrelas e os planetas extrassolares serão os protagonistas destas animadas conversas, servindo de ligação entre os mais diversos tópicos da Astrofísica moderna, nomeadamente a Astrobiologia, a exploração do Sistema Solar, a instrumentação e robótica, os buracos negros, e as ondas gravitacionais.

Vítor e Sofia vão à Lua | Estreia de nova sessão imersiva

Cúpula do Planetário do Porto, 2019-11-24 - 15:30

O Planetário do Porto – Centro Ciência Viva convida-o a vir passar a tarde conosco no dia 24 de novembro para assistir à mais recente sessão imersiva produzida inteiramente pelo Planetário do Porto: Vítor e Sofia vão à Lua.

Domingo, 24 Novembro, 2019
Sessões: 15:30 e 16:30

Entrada gratuita / limitada ao número de lugares / sem reservas

50 anos | Missão Tripulada Apollo 12

Casa Comum, Reitoria da Universidade do Porto – Praça de Gomes Teixeira, 4099-002 Porto, 2019-11-19 - 21:30

Na segunda sessão, na Casa Comum da Reitoria da U. Porto, a 19 de Novembro, às 21:30, precisamente 50 anos após a segunda alunagem, enfrentando o desafio de se conseguir alunar num local preciso da superfície da Lua, temos como segundos oradores a alunarem com igual precisão: Gabriela Vaz-Pinheiro e Paulo Magalhães devidamente assistidos, em órbita, por Fátima Vieira.

«Whoopie! Este pode ter sido pequeno para o Neil, mas para mim é enorme.»

— Pete Conrad, anuncia com estas palavras o momento em que pisa a superfície da Lua.

Formação Contínua Reconhecida: Exoplanetas (2ª edição)

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, 2019-11-16 - 09:15

Desde a deteção, em 1995, do primeiro exoplaneta em órbita a um outro sol, mais de 3800 planetas extrassolares foram entretanto confirmados. A grande maioria destes mundos distantes foi detetada por meio da observação de trânsitos planetários ou então através de espetroscopia Doppler. Depois do sucesso da primeira edição o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva numa colaboração com a ESERO - Portugal levam a cabo uma nova edição da ação de formação gratuíta "Exoplanetas – introdução às técnicas de deteção de planetas extrassolares". Inteiramente dinamizada por astrónomos profissionais, trabalhar-se-á os conceitos básicos subjacentes à deteção de planetas extrassolares, culminando na deteção de um planeta com recurso a dados científicos reais. Esta ação de curta duração (ACD) encontra-se já reconhecida pelo Centro de Formação Ciência Viva relevando, assim, para os efeitos previstos no ECD: avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira.

IAstro Júnior – Uma Aventura à Velociade da Luz

Planetário do Porto - Centro de Ciência Viva, 2019-11-16 - 17:30

Sabias que o Sol emite partículas em todas as direções, numa espécie de vento solar? E que as estrelas se formam em nuvens que giram no disco da nossa galáxia, a Via Láctea?
A quarta edição do projeto IAstro Júnior, a decorrer durante 2019, tem como mote “Uma Aventura à Velocidade da Luz“.

ARQUIVO