50 anos | Missão Tripulada Apollo 12

Casa Comum, Reitoria da Universidade do Porto – Praça de Gomes Teixeira, 4099-002 Porto, 2019-11-19 - 21:30

Na segunda sessão, na Casa Comum da Reitoria da U. Porto, a 19 de Novembro, às 21:30, precisamente 50 anos após a segunda alunagem, enfrentando o desafio de se conseguir alunar num local preciso da superfície da Lua, temos como segundos oradores a alunarem com igual precisão: Gabriela Vaz-Pinheiro e Paulo Magalhães devidamente assistidos, em órbita, por Fátima Vieira.

«Whoopie! Este pode ter sido pequeno para o Neil, mas para mim é enorme.»

— Pete Conrad, anuncia com estas palavras o momento em que pisa a superfície da Lua.

Formação Contínua Reconhecida: Exoplanetas (2ª edição)

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, 2019-11-16 - 09:15

Desde a deteção, em 1995, do primeiro exoplaneta em órbita a um outro sol, mais de 3800 planetas extrassolares foram entretanto confirmados. A grande maioria destes mundos distantes foi detetada por meio da observação de trânsitos planetários ou então através de espetroscopia Doppler. Depois do sucesso da primeira edição o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva numa colaboração com a ESERO - Portugal levam a cabo uma nova edição da ação de formação gratuíta "Exoplanetas – introdução às técnicas de deteção de planetas extrassolares". Inteiramente dinamizada por astrónomos profissionais, trabalhar-se-á os conceitos básicos subjacentes à deteção de planetas extrassolares, culminando na deteção de um planeta com recurso a dados científicos reais. Esta ação de curta duração (ACD) encontra-se já reconhecida pelo Centro de Formação Ciência Viva relevando, assim, para os efeitos previstos no ECD: avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira.

IAstro Júnior – Uma Aventura à Velociade da Luz

Planetário do Porto - Centro de Ciência Viva, 2019-11-16 - 17:30

Sabias que o Sol emite partículas em todas as direções, numa espécie de vento solar? E que as estrelas se formam em nuvens que giram no disco da nossa galáxia, a Via Láctea?
A quarta edição do projeto IAstro Júnior, a decorrer durante 2019, tem como mote “Uma Aventura à Velocidade da Luz“.

Mais Perto das Estrelas – Novembro

Planetário do Porto - Centro de Ciência Viva, 2019-11-14 - 21:00

Mais perto das Estrelas é uma atividade de observação astronómica, nas noites da 2ª quinta-feira de cada mês, no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva.

Trânsito de Mercúrio no Planetário do Porto

Planetário do Porto - Centro de Ciência Viva, 2019-11-11 - 12:35

Venha até ao Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, observar o Sol e ver o planeta que atravessa o disco solar, em segurança, através dos nossos telescópios solares.

Academia da Robótica 2019–2020

Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, 2019-10-12 - 2020-06-13

O Planetário do Porto - Centro Ciência Viva e a Academia de Robótica são parceiros na organização de atividades de robótica educativa.

Mais Perto das Estrelas - Outubro

Planetário do Porto - Centro de Ciência Viva, 2019-10-10 - 21:00

Mais perto das Estrelas é uma atividade de observação astronómica, nas noites da 2ª quinta-feira de cada mês, no Planetário do Porto - Centro Ciência Viva.

Aquaporto 2019

Pavilhão da Água, 2019-10-10 - 2019-10-12

Está aí mais um Festival da Água. Pelo sexto ano consecutivo, o Aquaporto traz ao Parque da Cidade muita ciência, animação e cultura.

A Era Espacial – Semana Mundial do Espaço 2019

Planetário do Porto - Centro de Ciência Viva, 2019-10-05 - 15:00

De 4 a 10 de Outubro comemora-se a Semana Mundial do Espaço 2019! E o Planetário do Porto  Centro Ciência Viva não poderia deixar passar a oportunidade de abrir as suas portas e recebê-lo para comemorar connosco. Dia 5 de Outubro venha lançar foguetões, ouvir um debate sobre o Espaço, com a cientista-astronauta Ana Pires, e assistir à estreia do novo filme imersivo “O Despertar da Era Espacial”. Uma oportunidade para partilhar com a família uma tarde diferente, onde o Espaço será personagem principal.

ARQUIVO