Formação Contínua Acreditada: História do Universo

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva / Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, 2019-04-27 - 2019-06-01

Através deste Curso de Formação Acreditado, acreditado pelo Centro de Formação da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, numa colaboração com o Centro da Astrofísica da Universidade do Porto e o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, pretende-se que os formandos adquiram uma visão global da evolução do conhecimento na área da astronomia em geral, e da cosmologia em particular, e compreendam a influência dessa evolução no desenvolvimento das civilizações. Pretende-se também descrever os conceitos físicos essenciais à compreensão da nossa visão atual da origem e evolução do universo. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação.

Mais Perto das Estrelas - abril

Planetário do Porto - Centro de Ciência Viva, 2019-04-11 - 21:00

Mais perto das Estrelas é uma atividade de observação astronómica, nas noites da 2ª quinta-feira de cada mês, no Planetário do Porto - Centro Ciência Viva.

PLANETÁRIOS/PT - 1º ENCONTRO NACIONAL DE PLANETÁRIOS

Planetário do Porto - Centro de Ciência Viva, 2019-03-30 - 10:00

No dia 30 de março de 2019 realiza-se, no Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, o 1º Encontro Nacional de Planetários, com o tema "Planetários em Portugal: da situação à ação". Este encontro informal é dirigido a profissionais de planetários e a produtores de conteúdos digitais, com especial ênfase para a produção em formato fulldome.

NOOITO: Concerto no Planetário do Porto CCV

Cúpula do Planetário do Porto CCV, 2019-03-30 - 19:00

NOOITO é um projeto sonoro e musical criado e interpretado por Angélica V. Salvi (harpa eletroacústica) e Ece Canlı (voz). Desde 2017, através das várias formas de expressão sonora e vocal, narra e evoca as experiências de metamorfose corporal e mental dos corpos, especialmente daqueles que caminham numa linha ténue de separação.
Neste concerto intimista e impressivo de Angélica e Ece, no interior da cúpula do planetário, também seremos transportados numa viagem imersiva através do Universo observável.

Formação Contínua: Novas ferramentas para a Astronomia no ensino secundário

Viana do Castelo, 2019-03-16 - 2019-06-01

É reconhecida a importância da Astronomia na motivação, e na formação dos estudantes dos diversos graus de ensino, já que é sabido que os temas astronómicos exercem normalmente um grande fascínio sobre os jovens. É importante dotar os professores de uma adequada literacia científica na área de Astronomia, para assim poderem otimizar as vantagens e benefícios que esta ciência pode proporcionar aos estudantes na aprendizagem de diversas matérias, tendo como objetivo o seu sucesso escolar (num sentido lato).

Este curso de formação é gratuíto acreditado pelo Centro de Formação Ciência Viva, numa colaboração entre a ESERO - Portugal e o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva. Ele aborda diversos temas atuais de Astronomia, no sentido de preencher o maior número possível de lacunas que os professores possam ter nesta área. Especificamente enfatiza-se a componente prática e a utilização de ferramentas computacionais modernas, e  portanto mais apelativas para as novas gerações. A ação foi desenvolvida para fazer parte do programa de atividades complementares de um simpósio da União Astronómica Internacional que decorrerá em Viana do Castelo em Junho de 2019.

Concerto: Rodrigo Amado saxofone e Jorge Queijo bateria

Cúpula do Planetário do Porto CCV, 2019-03-16 - 18:30

Duas datas nortenhas que assinalam o reencontro entre Rodrigo Amado e Jorge Queijo, dois músicos cujo percurso musical teima em se cruzar pontualmente há mais de duas décadas. Partilhando ambos uma multiplicidade de influências, do jazz mais livre ao rock, à música electrónica e concreta, ao minimalismo ou à música do mundo, é na disciplina e no desafio da improvisação total que se faz o encontro entre Amado e Queijo. No CAAA de Guimarães (Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura) e no Planetário do Porto CCV, a música será criada totalmente em tempo real, numa viagem onde se cruzam conceitos de escuta, comunicação, emoção, liberdade e responsabilidade. Um processo complexo de decisões musicais e estéticas cujo resultado se quer vibrante e vital. Como a vida.
Em simultâneo com a música, decorrerá na cúpula do planetário, como se de uma nave espacial se tratasse, uma incursão imersiva pelo Universo.

European Echoes e Teatro O Cao Danado apresentam dois concertos, 15 e 16 de março com:
Rodrigo Amado – saxofone
Jorge Queijo – bateria e percussão

Mais Perto das Estrelas - Março

Planetário do Porto - Centro de Ciência Viva, 2019-03-14 - 21:00

Formação Contínua Acreditada: Compreender a Terra através do Espaço

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, 2019-03-02 - 2019-07-06

Através deste Curso de Formação Acreditado gratuito, acreditado pelo Centro de Formação Ciência Viva, numa colaboração entre a ESERO - Portugal e o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, pretende-se que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos a conteúdos curriculares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos, de diferentes graus de complexidade, consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-100250/18). Increva-se já AQUI.

Famelab Portugal - Eliminatória Regional

Planetário do Porto - Centro de Ciência Viva, 2019-03-02 - 15:00

O FameLab é o mais popular concurso internacional de comunicação científica. Cada concorrente tem três minutos para demonstrar a sua capacidade de comunicar os temas científicos mais diversos, recorrendo apenas à palavra e ao gesto, sem a ajuda de audiovisuais.

ARQUIVO