Formação Contínua Acreditada

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, 2019-03-02 - 2019-07-06

Através deste Curso de Formação Acreditado gratuito, numa colaboração entre a ESERO - Portugal e o Planetário do Porto - Centro Ciência Vivagratuito, pretende-se que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos a conteúdos curriculares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos, de diferentes graus de complexidade, consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-100250/18). Increva-se já AQUI.

Famelab Portugal - Eliminatória Regional

Planetário do Porto - Centro de Ciência Viva, 2019-03-02 - 15:00

O FameLab é o mais popular concurso internacional de comunicação científica. Cada concorrente tem três minutos para demonstrar a sua capacidade de comunicar os temas científicos mais diversos, recorrendo apenas à palavra e ao gesto, sem a ajuda de audiovisuais.

Mais Perto das Estrelas - Fevereiro

Planetário do Porto - Centro de Ciência Viva, 2019-02-14 - 21:00

Mais perto das Estrelas é uma atividade de observação astronómica, nas noites da 2ª quinta-feira de cada mês, no Planetário do Porto - Centro Ciência Viva.

Dia das Mulheres e Raparigas na Astronomia - com investigadoras do IA

Planetário do Porto, 2019-02-10 - 15:00

Como será o trabalho de uma astrofísica? O que é necessário para se estudar o Espaço? Será que os cientistas andam com a cabeça na Lua?

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço associa-se às comemorações do Dia das Mulheres e Raparigas na Astronomia, com atividades que pretendem desmistificar o conceito de uma mulher cientista, em particular em áreas como física e matemática, e encorajar raparigas a seguirem estudos e carreiras nessas áreas.

Germinal: Solo Planetário

Planetário do Porto CCV, 2019-01-18 - 2019-02-17

"Histórias de além terra"

Capítulo 1 – O imenso desconhecido que nos rodeia

Ter o universo como palco foi um desafio que desde logo me atraiu. Quando o desafio se cumpre, vem o verdadeiro voo e a perspectiva muda... O pensamento torna-se mais abstracto, quase fora do meu alcance. É uma imensidão de espaço a preencher, mas é inevitável desejar mergulhar. O texto original, da autoria da Regina, serve-me de fio condutor. Eu e a equipa que reuni olhamos para o projecto como sendo um trabalho em desenvolvimento, um percurso de experimentação, de descoberta e de risco. O projecto envolve ferramentas novas e desconhecidas, uma vastidão de tarefas ainda por aprender. Mas é grande a nossa vontade de projectar para uma cúpula e poder dançar de pernas para o ar, como o Fred Astaire ou um asteróide à deriva.

Leonor Keil

Peça de vídeo-dança fulldome com 30 min de duração.

Cúpula do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva

Ter. Qui. Sáb. Dom. às 17:30, até 17 Fevereiro

Estreia: Sex., 18 Jan. 2019, 18h45

[com a presença de Leonor Keil, Edgar Massul,  Stephan Jurgens, Roger Oliveira, Rodrigo Amado, Sara Barbosa (Cão Danado) e Paulo Pereira (Planetário do Porto CCV)]

Entrada gratuita / limitada ao número de lugares / sem reservas

Mais Perto das Estrelas - Janeiro

Planetário do Porto - Centro de Ciência Viva, 2019-01-10 - 21:00

Oficina de foguetões

Planetário do Porto CCV, 2018-12-27 - 13:30

A humanidade tem um instinto de conhecer novos lugares, de ir mais longe, de explorar. Durante muito tempo a atmosfera foi a nossa última fronteira, vencida com o início da Era espacial, a 4 de outubro de 1957, com o lançamento do Sputnik 1. Desde então colocámos muitos outros satélites em órbita, enviamos sondas para explorar o Sistema Solar, fizemos pousar veículos em Marte e 12 seres humanos caminharam na superfície da Lua. Uma das maiores dificuldades de colocar um corpo em órbita foi, desde sempre, vencer a gravidade. Para tal acontecer o corpo tem de atingir uma velocidade superior a 25 000 km/h. A solução tecnológica para este problema surgiu apenas no início do século XX: os foguetões de elevado rendimento, que tiveram um grande desenvolvimento durante a 2ª Guerra Mundial.

Mais Perto das Estrelas - Dezembro

Planetário do Porto - Centro de Ciência Viva, 2018-12-13 - 21:00

Porto/Post/Doc 2018 @ Planetário do Porto CCV

Cúpula do Planetário do Porto, 2018-11-27 - 14:00

Porto/Post/Docchega ao Planetário do Porto CCV. Onde por norma se observam as estrelas, serão projectados filmes, e o palco para a galáxia será também palco para um concerto muito especial.

Pode-se adquirir os bilhetes para as Sessões Planetário CCV · Porto/Post/Doc 2018no Guest Office do Porto/Post/Docno Teatro Municipal do Porto – Rivoli–até hoje às 22h00– e no Planetário do Porto CCV–dia27 de novembro. ✨

Planetário do Porto completa 20 órbitas em torno do Sol

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, 2018-11-24 - 14:00

Venha festejar com o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva!

Dia 24 de Novembro é o dia nacional da cultura científica e tecnológica. É também a data do aniversário do Planetário do Porto, inaugurado neste dia em 1998. Associando o nosso aniversário às atividades da Semana da Ciência e Tecnologia 2018, a partir das 14h00 estaremos de portas abertas.

ARQUIVO