Academia da Robótica 2020–2021

Planetário do Porto - CCV, 2020-10-10 - 2021-06-12

O Planetário do Porto - Centro Ciência Viva e a Academia de Robótica são parceiros na organização de atividades de robótica educativa.

Scrolling the Arcane

Planetário do Porto CCV, 2020-10-02 - 18:30

O smartphone transformou-se num mediador indispensável do nosso quotidiano. Com ele esperamos, observamos, sonhamos. A nossa vida é manifestamente influenciada pelo seu design: o posicionamento dos seus sensores; os protocolos que governam a sua conexão com redes à nossa volta; as convenções que definem o seu interface. O smartphone reconstruiu o eu e o seu mundo e estabeleceu novas oportunidades e novas armadilhas para o pensamento, a percepção e a experiência social. Na matriz e na complexidade da sua configuração e rede de serviços, misturam-se outros tempos, outros lugares e outros paradigmas.

Aula experimental do Curso de Robótica 2020

Planetário do Porto - CCV, 2020-09-26 - 14:00

A robótica educativa é uma atividade lúdica e desafiadora, que une a teoria e a prática de uma forma pedagógica, favorecendo a interdisciplinaridade e promovendo a integração de conceitos de diversas áreas, nomeadamente de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

À Descoberta do Universo: Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, 2020-09-19 - 14:30

No penúltimo evento do ciclo de conversas À Descoberta do Universo, o investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) Tiago Campante vai estar à conversa com Mário João Monteiro, investigador do IA e diretor do Dep. de Física e Astronomia (DFA) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA AQUI
É NECESSÁRIA UMA INSCRIÇÃO POR CADA PARTICIPANTE

Público alvo
Público em geral; alunos e professores do ensino secundário.

Plano de Formação 2020/2021

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva ou na morada indicada pela Instituição que organiza a visita, 2020-09-01 - 2021-07-23

Na prossecução do objetivo de estreitar a ligação entre o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, o ensino e divulgação científica que promove, e os docentes e educadores (do pré-escolar, ao ensino secundário), muitos têm sido os momentos em que apostamos na formação contínua e no desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes.

Assim, apresentamos o nosso Plano de Formação 2020/2021 que incluem ações gratuitas para os docentes. À sua diversidade aliamos sempre algo que é comum: i) as ações relevarem para os efeitos previstos no ECD - avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira; ii) todas serem dinamizadas por formadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e acreditados pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

Concerto Germinal 2020 no Planetário do Porto – LIVE Streaming

Cúpula do Planetário do Porto, 2020-07-11 - 18:30

Cão Danado e o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva apresentam o Concerto Germinalexclusivamente em Live Streaming – na cúpula do Planetário do Porto.

// Rodrigo Amado – Saxofone
// Angelica V Salvi – Harpa
// João Pais Filipe – Bateria e percussão

Dia de Sol João

Planetário do Porto - CCV, 2020-06-24 - 15:00

No dia de São João o Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva abre as suas portas ao público com uma programação especial dedicada às famílias e à nossa estrela, o SOL!

ARQUIVO