O Dia Mais Curto: A Festa da Curta-Metragem 2020

Em 2020, assinala-se a oitava edição de O DIA MAIS CURTO que é já uma tradição cinéfila.

No dia que marca a chegada do Inverno, será também prestada uma homenagem à Sétima Arte, com sessões por todo o país. Se por um lado, a 21 de dezembro assinala-se o momento em que o Sol está no seu ponto mais distante do equador, por outro, festeja-se o momento em que estamos mais perto do Cinema.

A U. Porto adere pela primeira vez a esta iniciativa, com a exibição de 3 programas presenciais, em 3 espaços distintos da universidade: Planetário do Porto CCV, Galeria da Biodiversidade e Casa Comum (Reitoria da U.Porto).

A Agência da Curta Metragem propõe 4 programas distintos para todas as idades e públicos, com filmes portugueses ou internacionais, que serão exibidos de norte a sul do país, incluindo as ilhas, com múltiplas sessões de cinema, consagrando assim a diversidade deste formato nos mais variados lugares de projeção. cinemas, bibliotecas, museus, televisões, transportes públicos, entre outros e em 19 localidades: Amadora, Barcelos, Elvas, Faro, Figueira de Castelo Rodrigo, Guimarães, Horta, Leiria, Lisboa, Odivelas, Ovar, Ponta Delgada, Porto, Ribeira Grande, Setúbal, Tomar, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão e Vila Real.

A estes quatro programas propostos pela Agência da Curta Metragem, somam-se ainda as programações próprias das várias associações ou cineclubes que aderiram ao evento (identificados na agenda como programas associados), sessões especiais para escolas, e a sua exibição televisiva ou online. E, ainda, exibição em sala da obra completa de Regina Pessoa, com a colaboração dos cinemas Trindade (Porto) e Ideal (Lisboa), com estreia no dia 17 de Dezembro.

PROGRAMAÇÃO NA U. PORTO

21 Dez. 16:00 – Planetário do Porto CCV (auditório)
Novas Curtas Portuguesas

Muito mais do que novas, estas curtas metragens são pérolas da produção nacional e têm corrido o país e o mundo, de festival em festival, maravilhando as suas audiências. A seleção inclui “Nestor”, “Bustarenga”, “Nha Mila” e “O Cordeiro de Deus”, obras que extraem da realidade a imaginação ficcionada e animada. Não perca a oportunidade de conhecer os mais recentes e consagrados talentos portugueses, numa seleção que promete encantar todos.

Duração 70’ · M/12

NESTOR
João Gonzalez · Portugal · Reino Unido | 2019 · ANI · 6’
Nestor, um homem com vários comportamentos obsessivo-compulsivos, vive num barco-casa instável que nunca para de oscilar.

BUSTARENGA
Ana Maria Gomes · Portugal · França | 2019 · DOC · 30’
Como acontece em todos os verões desde que nasceu, Ana vai a Bustarenga, uma pequena aldeia situada na montanha, no interior de Portugal. Aos 36 anos, esta parisiense de origem portuguesa ainda é solteira. Os habitantes da aldeia, preocupados com o seu futuro, fazem-na compreender que o tempo urge. Ana vai ouvir os conselhos e os avisos dos moradores para encontrar o príncipe encantado segundo os preceitos da aldeia.

O CORDEIRO DE DEUS
David Pinheiro Vicente · Portugal · França | 2020 · FIC · 15’
O novo filme de David Pinheiro Vicente centra-se no sacrifício ritualístico de um cordeiro, oferecido por uma família para a festa da aldeia, e dedica-se às consequências deste ato e à forma como os diferentes elementos desta família se relacionam com o mundo à sua volta.

NHA MILA
Denise Fernandes · Portugal · Suíça | 2020 · FIC · 19’
Depois de 14 anos longe da sua terra natal, Salomé viaja para a Ilha de Santiago, Cabo-Verde, para ver o seu irmão cuja vida está presa por um fio. Faz escala no aeroporto de Lisboa, onde Águeda, empregada de limpeza, a reconhece como "Mila", sua velha amiga de infância. Águeda convida-a a passar as horas de escala em sua casa, com as mulheres da sua família. Enquanto Salomé luta para desmagnetizar a dolorosa ligação com a sua terra, o espírito do bairro devolve-a à essência à qual ela pertence.

21 Dez. 17:30 – Galeria da Biodiversidade*
Curtinhas para Todos

21 Dez. 19:00 – Casa Comum (Reitoria da U.Porto)
Curtas do Mundo

A entrada é livre, até à lotação limitada aos lugares existentes aplicando as normas de segurança impostas pela DGS no contexto da prevenção do contágio do SAR-CoV-2: Planetário do Porto CCV: 25 lugares.

* O acesso ao programa Curtinhas para Todos na Galeria da Biodiversidade requer marcação através do email galeria@mhnc.up.pt.

Conheça o programa completo da edição deste ano desta iniciativa no website oficial.

O Dia Mais Curto 2020 from Agência - Portuguese Short Films on Vimeo.

Consulte e divulgue o evento do Facebook.

Local: Planetário do Porto CCV

Dia: 2020-12-21

Adicionar à minha agenda 2020-12-21 16:00 2020-12-21 17:00 Europe/Lisbon O Dia Mais Curto: A Festa da Curta-Metragem 2020

Planetário do Porto CCV 1440 Planetário do Porto - Centro Ciência Viva