O Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, inaugurado em 1998, comemora neste 24 de Novembro, também Dia Nacional da Cultura Científica, 22 órbitas em torno do Sol.

Neste seu aniversário, em associação com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e o Plano Nacional de Leitura 2027, são promovidas atividades online no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia e do Dia Nacional da Cultura Científica de 2020, a partir das 10h00, do dia 24 de Novembro, com a seguinte programação anunciada:

Dia Nacional da Cultura Cient�fico 2020

Sessão de Planetário online “O Sol, a nossa Estrela

Partindo do Sol como fonte primária de energia dos ecossistemas, compreendemos a Terra como o único planeta onde, hoje, se conhece vida. Contudo, tal é apenas o mote para explorarmos esta nossa estrela companheira. Observa os movimentos dos corpos em sua órbita e mergulha no fluido que a forma. Vê como este maravilhoso astro queima 600 milhões de toneladas de hidrogénio a cada segundo. Tudo isto numa experiência imersiva com imagens de detalhe nunca visto.

Público Alvo: 1º e 2º ciclo
Moderação: Elsa Moreira, Planetário do Porto – Centro Ciência Viva

Cantinho da Astronomia

As representações gráficas do Sistema Solar mostram frequentemente oito planetas de tamanho similar a distâncias semelhantes entre si. Essa visão está bem longe da realidade! Numa oficina prática iremos fazer uma viagem pelo Sistema Solar, recorrendo a alimentos da nossa cozinha (couscous, grão de bico, pimenta, laranjas, cocos, nozes) para reproduzir os tamanhos à escala dos planetas. Para sabermos a que distância estão do Sol iremos usar… um rolo de papel higiénico. Terminaremos assim com um Sistema Solar comestível à escala de uma sala de aula.

Público Alvo: 1º e 2º ciclo
Moderação: Catarina Leote, Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

NOTA: Para a realização desta atividade será necessário reunir previamente o seguinte material: um rolo de papel higiénico, alguns grãos de couscous, pimenta preta/cravinho, grão de bico e milho painço, cinco nozes com casca/castanhas grandes/tomates cereja grandes, uma laranja e uma toranja/coco/meloa pequena.

Livros Top: Ciência e Literatura

Teresa Firmino à conversa com Teresa Calçada e Rui Agostinho sobre a relação entre Ciência e Literatura: a sua importância para a compreensão do mundo e de como o conhecimento científico pode inspirar a criação literária.

Público Alvo: crianças, jovens e adultos
Comissária do PNL2027: Teresa Calçada
Moderação: Teresa Firmino, Jornalista de Ciência do Jornal Público
Investigador: Rui Agostinho, Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

Sessão de Planetário online “O Sol, a nossa Estrela

Pergunta ao Astrónomo – “Habitar em outros Mundos”

Já alguma vez te interrogaste sobre como será viver em outro mundo? Como poderemos respirar e beber um copo de água em Marte? Nesta sessão coloca as tuas próprias perguntas a um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Poderás abordar vários desafios que uma colónia humana noutro planeta representa, como é o caso da produção de energia ou de alimentos. Com as tuas perguntas poderás tentar perceber se conseguiremos viver de forma autónoma na Lua, ou proteger-nos do vento solar e da radiação cósmica no “planeta vermelho”.

Explora ainda as viagens a planetas que orbitam outras estrelas, numa aventura que é sem dúvida do tamanho da humanidade.

Público Alvo: todos
Moderação: João Retrê, Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço
Investigador: Pedro Machado, Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

Quiz de Astronomia

A partir da tua escola ou casa, participa num jogo online de perguntas e respostas, em equipa, em família ou individualmente, e testa aquilo que sabes sobre o Universo.

Porque é que Marte tem uma cor avermelhada? Qual o tipo de estrelas mais comum no Universo? Em 30 perguntas, descobre algumas maravilhas e factos curiosos, na companhia do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Público Alvo: 3º ciclo e secundário
Moderação: Catarina Leote e Afonso Pais, Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

TODO O DIA
Exposição virtual “COSMOS: Uma Nova Odisseia Ilustrada

Aproveitando a estreia mundial da terceira temporada da série «Cosmos: Mundos Possíveis», transmitida entre março e abril de 2020, foi lançado o desafio a 13 ilustradores, para que assistissem a um episódio atribuído e criassem uma narrativa gráfica, incentivada por esse mesmo episódio. A exposição resultante está disponível em formato virtual desde o dia 20 de novembro na página web do Planetário do Porto – CCV/IA e continuará com uma versão presencial na Ó! Galeria (no Porto) entre 27 de novembro e 9 de dezembro de 2020.

As atividades serão realizadas online através do canal do IA no YouTube

Para mais informação: www.iastro.pt/DiaNacCultCient20

Local: Canal YouTube do IA: https://www.youtube.com/user/IAstroPT

Dia: 2020-11-24