Concursos Astronómicos 2022/2023

Nas escolas abundam "projetos" (no Planetário também os temos - pode ver um exemplo AQUI). Contudo, e se pudesse obter prémios também pelo trabalho que diariamente faz com os seus alunos?

Os "concursos astronómicos" são isso mesmo: oportunidades de o premiar a si e aos seus alunos pelo trabalho extraordinário que quotidianamente realizam. Por outro lado, neles poderá encontrar ideias de atividades para os Domínios de Autonomia Curricular (DAC) e/ou para o seu Clube de Ciência.

Dia Internacional da Luz – 2023

Nesta atividade as escolas, seus alunos e professores, de todo o mundo, são convidados, a pretexto da efeméride da UNESCO "Dia Internacional da Luz", a «caçarem» os meteoritos que existem nos seus recintos escolares.

Space Art

No Space Art dá-se asas à criatividade e imaginação dos estudantes. Neste concurso os estudantes representam, a partir de desenhos ou fotografias, o seu objeto astronómico favorito.

Apenas têm que o procurar no céu, livros ou na internet e, depois, desenhá-lo ou fazer uma imagem dele usando fotografia ou técnicas combinadas.

Moonwalkers

Neste concurso os alunos são desafiados a descobrir as diferentes fases da Lua, discutir o seu movimento e o da Terra à volta do Sol, assim como debater a origem da Lua. Para além disso, o concurso permite que os alunos se familiarizem com as características lunares; observem eventos lunares (como o "white glow"); o escurecimento de algumas das suas regiões... Podem submeter os seus trabalhos de forma escrita ou através de um pequeno vídeo.

Catch a Star

O objetivo concurso Catch a Star é o de estimular a criatividade e trabalho autónomo de estudantes do ensino secundário. Por esse meio, pretende-se fortalecer e expandir o seu conhecimento sobre astronomia e ajudar a difundir as tecnologias no processo educativo. Para participar basta escreve um relatório, sobre o tópico de astronomia que mais fascine os alunos e no qual podem (e até devem) incluir atividades práticas (observações astronómicas, experiências...).

Dia Internacional da Luz – 2022

Nessa atividade as escolas, seus alunos e professores, de todo o mundo, são convidados a determinar a latitude do local onde se encontram, usando os métodos que nortearam o estabelecimento, por exemplo, da Rota da Seda e das rotas de navegação de Colombo e Magalhães.

Local: Planetário do Porto - CCV / online / na morada da Instituição

2022-09-13 - 09:00
2023-06-30 - 20:00

Adicionar à minha agenda 2022-09-13 09:00 2023-06-30 20:00 Europe/Lisbon Concursos Astronómicos 2022/2023