Concurso - Space Art

O Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva / Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço – Universidade do Porto são parceiros da EAAE – European Association for Astronomy Education no Projeto Space Art, patrocinado pelo ESO – European Southern Observatory.

A ideia do programa Space Art é encorajar jovens estudantes (6 aos 14 anos de idade) a imaginar o Universo, aprender sobre astronomia e realizarem descobertas de forma autónoma, pesquisando informações sobre um qualquer objeto astronómico.

Na edição de 2021/2022 o nosso país recebeu um dos prémios: pode ver AQUI.

Na edição de 2022/2023 o nosso país foi o que participou com mais trabalhos. Deles resultaram dois prémios que pode ver AQUI.

O objetivo é encorajar a criatividade e o trabalho independente entre os jovens estudantes, e fortalecer e expandir o seu conhecimento e criatividade em relação à astronomia. A arte é a maneira perfeita de atingir este objetivo!

O Space Art dá-se asas à criatividade e imaginação dos estudantes. Nele propõe-se que os estudantes representem, a partir de desenhos ou fotografias, o seu objeto astronómico favorito.

Apenas têm que o procurar no céu, livros ou na internet e, depois, desenhá-lo ou fazer uma imagem dele usando fotografia ou técnicas combinadas.

Categorias a concurso:

- dos 6 aos 10 anos

- dos 11 aos 14 anos

Condições de participação:

•  A arte submetida a concurso tem que ser criada individualmente pelos alunos e submetida pelo professor.
  • O formulário de participação (disponível AQUI) deve ser preenchido pelo professor e enviado, juntamente com os trabalhos dos alunos, para o email space_art@abv.bg
  • Cada estudante pode submeter apenas uma imagem.
  •  A arte submetida deve ser uma imagem original acerca de astronomia ou ciências do espaço. Os estudantes devem explicar em 2-3 frases porque escolheram este objeto ou fenómeno e o que os impressionou.

Todo os participantes irão receber um certificado digital no email do professor.

Os vencedores dos 1º, 2º e 3º lugares, em cada categoria, irão receber diplomas e prémios providenciados pela EAAE e pelo ESO que serão enviados por correio para a morada da escola.

O aviso de abertura do concurso pode ser encontrado AQUI.

Mais informações acerca do concurso podem ser encontradas AQUI.

Pode consultar os Termos e Condições do projeto Space Art AQUI.

De forma a poder apoiar todo o processo pedíamos que enviasse um email para ilidioandrecosta@astro.up.pt, indicando em qual das categorias (desenho, fotografia ou técnicas combinadas) tenciona participar.

Local: Planetário do Porto - Centro Ciência Viva / Online / EAAE - European Association for Astronomy Education

2023-01-01 - 09:00
2023-03-31 - 20:00

Adicionar à minha agenda 2023-01-01 09:00 2023-03-31 20:00 Europe/Lisbon Concurso - Space Art

Na edição de 2021/2022 o nosso país recebeu um dos prémios: pode ver AQUI.

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva / Online / EAAE - European Association for Astronomy Education 1440 Planetário do Porto - Centro Ciência Viva