Concurso – Catch a Star

O Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva / Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço – Universidade do Porto são parceiros da EAAE – European Association for Astronomy Education e do ESO – European Southern Observatory no Projeto Catch a Star.

Nesta atividade, os estudantes são encorajados a trabalharem juntos para aprenderem mais sobre astronomia e descobrir, autónomamento, informações sobre o objeto astronómico da sua preferência.

O objetivo do concurso Catch a Star é o de estimular a criatividade e trabalho autónomo de estudantes do ensino secundário. Por esse meio, pretende-se fortalecer e expandir o seu conhecimento sobre astronomia e ajudar a difundir as tecnologias no processo educativo.

Como participar?

Escreve um relatório acerca de um tópico de astronomia da tua escolha (pode ser um objeto astronómico, fenómenos, observações, problemas científicos, teoria…). Podes também querer incluir atividades práticas tais como as tuas próprias observações ou experiências.

1. Forma um grupo com, no máximo, 4 participantes – um líder e, no máximo, 3 estudantes
  2. O líder tem de ser um professor, um organizador de atividades extra curriculares, etc, mas não pode ser um estudante
  3. O projeto tem de ser enviado em formato pdf para o email catch.a.star@eaae-astronomy.org
  4. Escolham um objeto astronómico ou um evento acerca do qual querem recolher informação e preparar um projeto

O concurso está dividido em duas categorias:

• Categoria Principal – aberta para todos os estudantes;
  • Categoria Especial – para os estudantes que não se encontram no ensino secundário.

Todos os participantes recebrão um certificado.

Todas as informações sobre o concurso AQUI.

Termos e condições podem ser consultados AQUI.

De forma a poder apoiar todo o processo pedíamos que enviasse um email para ilidioandrecosta@astro.up.pt, indicando em qual das categorias tenciona participar.

Local: Planetário do Porto - Centro Ciência Viva / Online / EAAE – European Association for Astronomy Education

2022-11-07 - 09:00
2023-03-31 - 20:00

Adicionar à minha agenda 2022-11-07 09:00 2023-03-31 20:00 Europe/Lisbon Concurso – Catch a Star