Concurso - Moonwalkers

O Planetário do Porto - Centro Ciência Viva / Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço - Universidade do Porto são parceiros da EAAE - European Association for Astronomy Education no Projeto Moonwalkers.

Nesta atividade, as escolas, os seus alunos e professores, são desafiados a observar a Lua, preparar relatórios visuais, fotográficos, web... das suas observações e apresentá-las como um projeto ou um vídeo curto.

O Concurso Moonwalkers 2022 está organizado em duas categorias:

- Projeto: até 10 páginas (texto e fotografias) em pdf;

- Vídeo curto: até 5 minutos (que deve ser carregado no Youtube, como vídeo público ou não-listado e o link para o vídeo deve ser colocado no formulário de inscrição - disponível AQUI).

Neste concurso os alunos são desafiados a descobrir as diferentes fases da Lua, discutir o seu movimento e o da Terra à volta do Sol, assim como debater a origem da Lua. Para além disso, o concurso permite que os alunos se familiarizem com as características lunares; observem eventos lunares (como o "white glow"); o escurecimento de algumas das suas regiões...

Os estudantes também podem calcular o tamanho dos vários elementos da Lua e enviar os seus dados para eaae.moon@gmail.com.

Condições de participação:

A atividade sugerida baseia-se na observação da Lua ao longo de 5 meses durante os quais se deve fazer a observação dos (das):

• Fases da Lua
  • Mares lunares
  • Crateras Lunares
  • Montanhas e picos Lunares
  • Fenómenos Lunares transitórios

Todos os participantes devem ter idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos. A inscrição para o projeto pode ser feita individualmente ou em equipas. Cada equipa apenas pode submeter um projeto ou vídeo. Para tal devem preencher o formulário de submissão disponível AQUI.

Os vencedores poderão fazer uma observação remota, com a duração de 30 minutos, com um telescópio profissional. Esta observação pode ser feita com toda a turma ou uma equipa de alguns estudantes, numa altura conveniente para o professor e os alunos, através de videochamada.

Os vencedores vão ser selecionados por um júri composto por membros da EAAE e a decisão será anunciada em 31 de janeiro de 2023.

Todos os pormenores podem ser encontrados AQUI.

Pode encontrar os termos e condições do Concurso Moonwalkers AQUI.

De forma a poder apoiar todo o processo pedíamos que enviasse um email para ilidioandrecosta@astro.up.pt, indicando em qual das categorias (projeto ou vídeo) tenciona participar.

Local: Planetário do Porto - Centro Ciência Viva / Online / EAAE - European Association for Astronomy Education

2022-06-15 - 09:00
2022-12-31 - 00:00

Adicionar à minha agenda 2022-06-15 09:00 2022-12-31 00:00 Europe/Lisbon Concurso - Moonwalkers