Dia Internacional da Luz - 2022

O Planetário do Porto - Centro Ciência Viva / Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço - Universidade do Porto, são parceiros da UNESCO e da Network for Astronomy School Education" (NASE) nas comemorações do "International Day of Light".

Nessa atividade as escolas, seus alunos e professores, de todo o mundo, serão convidados a determinar a latitude do local onde se encontram, usando os métodos que nortearam o estabelecimento, por exemplo, da Rota da Seda e das rotas de navegação de Colombo e Magalhães.

Este ano a Network for Astronomy School Education (NASE) assinala o Dia da Luz da UNESCO através da atividade "Determinação da Latitude usando a estrela polar ou a declinação solar". Assim, com o apoio do Planetário do Porto - Centro Ciência Viva / Instituto de Astrofísica e Ciências do EspaçoUniversidade do Porto as escolas portugueses são convidadas a colocar em prática um dos métodos mais antigos de viajar pelo nosso planeta.

Caso aceite este nosso desafio bastaria, com um grupo de alunos:

1 - Construir o quadrante e o relogio de Sol, tal como indicado AQUI. Nesse documento também encontra o enquadramento de toda a atividade.

2 - Enviar para a NASE (newsletter.nase@gmail.com) até 23 de setembro, o documento de registo da atividade que encontra AQUI. Nele indicará, tão só, a latitude da sua escola, determinada no ponto 1.

Se assim for a sua vontade (etapas NÃO obrigatórias) poderá, ainda:

3 -  Participar na sessão online de abertura da atividade que decorrerá no dia 20 de Março, segundo o programa que encontra AQUI. Para aceder à sessão, na plataforma Zoom, bastará no dia entrar AQUI. Se preferir acompanhar no YouTube, bastará entrar AQUI.

4 - Aguardar a seleção da NASE que escolherá o representante português para a sessão online de 4 de outubro, transmitida em simultânea para todo o mundo.

5 - Aguardar a seleção da NASE que escolherá o representante português no encontro final presencial em Viladecans (Barcelona), no dia 7 de outubro.

De forma a poder apoiar todo o processo pedíamos que enviasse um email para ilidioandrecosta@astro.up.pt, indicando em quais das etapas anteriores (1 a 5) tenciona participar.

Local: Planetário do Porto - Centro Ciência Viva / online / Viladecans (Barcelona)

2022-03-04 - 09:00
2022-10-07 - 20:00

Adicionar à minha agenda 2022-03-04 09:00 2022-10-07 20:00 Europe/Lisbon Dia Internacional da Luz - 2022