COSMOS: Uma Odisseia Ilustrada

13 ilustrações algo inspiradas nos episódios da nova série COSMOS (2014). Em simultâneo com a exibição da segunda série de COSMOS, intitulada «Cosmos: uma Odisseia no Espaço», apresentada por Neil deGrasse Tyson, foram convidados 13 ilustradores nacionais para criarem uma ilustração inspirada em cada um dos 13 episódios da série.

COSMOS: Uma Nova Odisseia Ilustrada

13 narrativas gráficas de 13 ilustradores, algo inspiradas pelos 13 episódios da terceira série COSMOS (2020). À semelhança da experiência conduzida com a segunda série, apresentada por Neil deGrasse Tyson, para a terceira série, foi lançado o desafio a 13 ilustradores nacionais para criarem uma narrativa gráfica inspirada num dos 13 episódios da série.

Telescópio Espacial Hubble

Um módulo expositivo, onde um fragmento de um painel fotovoltaico que já esteve no espaço, fazendo parte do Telescópio Espacial Hubble, regressou à Terra e aterrou no Planetário do Porto para contextualizar toda a missão e importância deste telescópio.

Da Terra aos Confins do Universo – exposição itinerante

Exposição onde 26 imagens devidamente comentadas dão um retrato bastante preciso da escala do Universo, da Terra ao céu mais profundo.

Espectro Solar

Este grande painel, instalado no corredor do Planetário do Porto – CCV, mostra o espectro da nossa estrela de duas formas: o gráfico acima representa a intensidade da luz recebida em função do comprimento de onda, enquanto a faixa "arco-íris" abaixo mostra os comprimentos de onda (ou cor) que os nossos olhos conseguem ver.

Sistema Solar à Escala

E se o Sol fosse do tamanho da cúpula do Planetário do Porto? Qual seria o tamanho dos principais astros do Sistema Solar?

Da Terra aos Confins do Universo

Exposição patente nas instalações do Planetário do Porto, onde 24 imagens científicas devidamente comentadas dão um retrato bastante impressionante da escala do Universo – da Terra ao Universo mais profundo.

Meteoritos: rochas extraterrestres

Neste módulo expositivo fique a conhecer mais sobre os pequenos astros do Sistema Solar e tenha o privilégio de tocar em alguns deles. Mesmo sem necessitar de uma nave espacial pode tocar na Lua, Mercúrio, Marte ou no asteroide Vesta: eles chegam até nós sob a forma de “pedras” que caem do espaço!