Plano de Formação 2022/2023

Na prossecução do objetivo de estreitar a ligação entre o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, o ensino / divulgação científica que promove e os docentes e educadores (do pré-escolar, ao ensino secundário), muitos têm sido os momentos em que apostamos na formação contínua e no desenvolvimento pessoal e profissional dos professores.

Assim, apresentamos o nosso Plano de Formação 2022/2023 que inclui ações gratuitas para os docentes. À sua diversidade aliamos sempre algo que é comum: i) as ações relevarem para os efeitos previstos no ECD – avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira; ii) todas serem dinamizadas por formadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Oficinas de Formação

METODOLOGIAS ORIENTADAS PARA A INVESTIGAÇÃO COM RECURSOS DIGITAIS: EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA COM BASE EM INOVAÇÕES CIENTÍFICAS

Duração: 50 horas (9h presenciais + 8h online síncronas +  8 horas online assíncronas + 25h de trabalho autónomo)

Destinatários: Professores dos grupos 230, 420, 510 e 520 – oficina de formação, na componente específica de formação

N.º máximo de participantes: 15 (por turma)

Entidade formadora:  Centro de Formação Júlio de Resende

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-112043/21

Calendarizaçãoconsulte aqui

ENSINO DAS CIÊNCIAS ORIENTADO PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Duração: 30 horas (9h presenciais ou online síncronas + 15h de trabalho autónomo)

Destinatários: Professores dos grupos 230, 510 e 520 – oficina de formação, na componente específica de formação

N.º máximo de participantes: 15 (por turma)

Entidade formadora:  Centro de Formação Júlio de Resende

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-112588/21

Calendarizaçãoconsulte aqui

ASTRONOMIA DE BOLSO

Destinatários: Professores dos grupos 230 e 510 – oficina de formação, na componente específica de formação

N.º máximo de participantes: 20 (por turma)

Entidade formadora: Centro de Formação da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-112303/21

Calendarização: a definir pelo Centro de Formação de Associação de Escolas em articulação com o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva

Cursos de Formação

Formação Contínua Acreditada: Compreender a Terra através do Espaço - 4ª e 5ª edições

COMPREENDER A TERRA ATRAVÉS DO ESPAÇO (C1)

Duração: 25 horas presenciais

Destinatários: Professores dos grupos 100 e 110 – curso de formação, na componente específica de formação

Outras entidades parceiras: ESERO - Portugal

Registo de acreditação:  CCPFC/ACC-110823/21

Calendarização: Consulte aqui

Custo: gratuito

COMPREENDER A TERRA ATRAVÉS DO ESPAÇO (C2)*

Duração: 25 horas presenciais

Outras entidades parceiras: ESERO - Portugal

Registo de acreditaçãoCCPFC/ACC-107758/20

Calendarização: Consulte aqui

Custo: gratuito

Informações e inscrições: AQUI

* A inscrição neste curso NÃO depende de ter frequentado o curso 1. Ambos os cursos são estanques e independentes.

Ações de Curta Duração

O CÉU DE CAMÕES

Duração: 3 horas presenciais

Destinatários: todos os grupos de recrutamento