O Céu de Camões

Como Ação de Curta Duração (ACD) pensada para as Humanidades e Línguas, o Céu de Camões tinha de ser um pseudónimo... de uma Ação com um nome menos apelativo. Contudo, quer uma quer outra, por serem exatamente a mesma, têm, precisamente, igual objetivo: revelar a astronomia escondida n'Os Lusíadas e, assim, em partes da grandiosa História de Portugal.

Para tal, nada melhor do que acompanhar essa epopeia de Vasco da Gama embarcando... numa sessão de planetário e conhecendo outros Cantos (do nosso edifício)!

Ao longo da viagem, recorrendo a trechos d’Os Lusíadas declamados pelo "próprio Camões", vamos olhar, de outra forma, para as referências e efemérides astronómicas presentes na obra. Com elas veremos como a astronomia marcou a vida do autor: desde o eclipse que assinalou o seu nascimento, até à passagem do cometa Halley.

Após, perder-nos-emos na insignificância que somos no Cosmos e encontrar-nos-emos com a reflexão "filosófica" de Carl Sagan, animada em 2D 360º pelos artistas digitais do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva.

Aceite o nosso desafio e sejam bem-vindos ao Céu de Camões!

Modalidade: Ação de Curta Duração

Duração: 3 horas presenciais

Destinatários: ACD já reconhecida para os efeitos previstos no ECD relevando, assim, para a avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira, de professores de todos os grupos de recrutamento. Dada a sua natureza esta ACD foi estruturada com foco nos docentes dos grupos 120, 200, 210, 220, 290, 300, 310, 320, 330, 340, 350, 400 e 410.

Número máximo de formandos: 60

Custo: gratuita

Entidade formadora: Centro de Formação Júlio de Resende – ACD 459T1.23

Local de Formação: Planetário do Porto – Centro Ciência Viva

Calendarização:

Sáb. 10 jun. 14:30–17:30 – em regime presencial

Objetivos

– Contribuir para alcançar os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS).

– Promover a cultura científica no âmbito da astronomia, numa vertente interdisciplinar.

– Analisar recursos educativos digitais de Astronomia para as Humanidades e Línguas, tendo por referência o quadro de Autonomia e Flexibilidade Curricular, o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens essenciais.

– Compreender a complementaridade entre a aprendizagem formal e não formal.

– Promover a utilização da astronomia na educação.

Formadores

Ilídio André Costa – Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara, Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço – Universidade do Porto

Avaliação

Como Ação de Curta Duração, não haverá uma classificação da participação do formando. Apenas será solicitado, para emissão do certificado de participação, o preenchimento de um formulário sobre a forma como o conteúdo da formação se poderá correlacionar com as Aprendizagens Essenciais. Para além disso, será pedido o preenchimento de um formulário, para avaliação da ação de formação e de dois questionários de diagnose sobre astronomia.

Local: Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva

Dia: 2023-06-10

Adicionar à minha agenda 2023-06-10 14:30 2023-06-10 17:30 Europe/Lisbon O Céu de Camões

Aceite o nosso desafio e sejam bem-vindos ao Céu de Camões!

Inscrições encerradas em 5/6/2023

Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva 1440 Planetário do Porto - Centro Ciência Viva