A insistência em abordagens puramente expositivas/informativas no ensino das Ciências, conduz a níveis baixos de literacia científica dos alunos. Assim, na presente Oficina exploramos o ensino baseado na resolução de problemas, como mais uma estratégia ao serviço dos processos de ensino e aprendizagem. Analisaremos as interligações dos problemas científico-tecnológicos, ambientais e sociais que moldam o nosso mundo e a mobilização de conhecimentos de diferentes áreas disciplinares na resolução de problemas.
Inscrições encerradas em 22/2/2023
Modalidade: Oficina de Formação, na componente específica de formação
Duração: 30 horas (5h presenciais + 5h remotas síncronas + 5h assíncronas + 15h de trabalho autónomo)
Destinatários: Professores dos grupos 230, 510 e 520
N.º máximo de participantes: 15 (em cada uma das turmas), dado o regime de b-learning da ação.
Custo: gratuito para os docentes, pois apoiada pelo Agrupamento de Escolas Clara de Resende
Entidade formadora: Centro de Formação Júlio de Resende
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-112588/21
Calendarização e modalidades
Qui. 23 fev. 19:00–20:00 (sessão online síncrona)
Qui. 9 mar. 19:00–21:30 (sessão online assíncrona)
Qui. 16 mar. 19:00–21:30 (sessão online assíncrona)
Sáb. 25 mar. 15:30–17:30 (sessão presencial no Planetário do Porto - Centro Ciência Viva)
Qui. 11 mai. 19:00–21:00 (sessão online síncrona)
Qui. 22 mai. 20:30–23:30 (sessão presencial no Planetário do Porto - Centro Ciência Viva)
Qui. 22 jun. 19:00–21:00 (sessão online síncrona para apresentação dos trabalhos realizados)
Local de Formação
A partir do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, em sessões presenciais e remotas (síncronas e assíncronas) e, ainda, no Agrupamento de Escolas Clara de Resende
Avaliação
A avaliação incidirá sobre o nível de participação do formando (quer nas dinâmicas presenciais, quer remotas) e em dois produtos concretos: um plano de intervenção em contexto profissional e uma apresentação multimédia.
O plano de intervenção compreende a conceção e aplicação/experimentação, em sala de aula, de recursos, a partir das metodologias, materiais e conhecimentos analisados nas sessões conjuntas.
A apresentação multimédia suportará a defesa da forma de idealização, conceção, aplicação e avaliação do plano de intervenção.
Adicionalmente, mas sem reflexo na classificação final do formando, será requerido o preenchimento de um formulário, para avaliação da ação de formação e de dois questionários de diagnose sobre astronomia.
Formadores
Ilídio André Costa – Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara, Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço - Universidade do Porto
Inscrições
Inscrições encerradas em 22/2/2023
A insistência em abordagens puramente expositivas/informativas no ensino das Ciências, conduz a níveis baixos de literacia científica dos alunos. Assim, na presente Oficina exploramos o ensino baseado na resolução de problemas, como mais uma estratégia ao serviço dos processos de ensino e aprendizagem. Analisaremos as interligações dos problemas científico-tecnológicos, ambientais e sociais que moldam o nosso mundo e a mobilização de conhecimentos de diferentes áreas disciplinares na resolução de problemas.
Inscrições encerradas em 22/2/2023
A partir do Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva, em sessões presenciais e remotas (síncronas e assíncronas) 1440 Planetário do Porto - Centro Ciência VivaNós usamos cookies para garantir que tenha a melhor das experiências no nosso website, ao dar o seu consentimento está de acordo que armazenemos estas cookies do seu lado. Fique a conhecer a nossa Politica de Privacidade.