Ensino das Ciências orientado para a resolução de problemas 2022/2023

A insistência em abordagens puramente expositivas/informativas no ensino das Ciências, conduz a níveis baixos de literacia científica dos alunos. Assim, na presente Oficina exploramos o ensino baseado na resolução de problemas, como mais uma estratégia ao serviço dos processos de ensino e aprendizagem. Analisaremos as interligações dos problemas científico-tecnológicos, ambientais e sociais que moldam o nosso mundo e a mobilização de conhecimentos de diferentes áreas disciplinares na resolução de problemas.

Modalidade: Oficina de Formação, na componente específica de formação

Duração: 30 horas (5h presenciais + 5h remotas síncronas + 5h assíncronas + 15h de trabalho autónomo)

Destinatários: Professores dos grupos 230, 510 e 520

N.º máximo de participantes: 15 (em cada uma das turmas), dado o regime de b-learning da ação.

Custo: gratuito para os docentes, pois apoiada pelo Agrupamento de Escolas Clara de Resende

Entidade formadora: Centro de Formação Júlio de Resende

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-112588/21

Calendarização e modalidades

Qui. 23 fev. 19:00–20:00 (sessão online síncrona)

Qui. 9 mar. 19:00–21:30 (sessão online assíncrona

Qui. 16 mar. 19:00–21:30 (sessão online assíncrona)

Sáb. 25 mar. 15:30–17:30 (sessão presencial no Planetário do Porto - Centro Ciência Viva)

Qui. 11 mai. 19:00–21:00 (sessão online síncrona)

Qui. 22 mai. 20:30–23:30 (sessão presencial no Planetário do Porto - Centro Ciência Viva)

Qui. 22 jun. 19:00–21:00 (sessão online síncrona para apresentação dos trabalhos realizados)

Local de Formação

A partir do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, em sessões presenciais e remotas (síncronas e assíncronas) e, ainda, no Agrupamento de Escolas Clara de Resende

Avaliação

A avaliação incidirá sobre o nível de participação do formando (quer nas dinâmicas presenciais, quer remotas) e em dois produtos concretos: um plano de intervenção em contexto profissional e uma apresentação multimédia.

O plano de intervenção compreende a conceção e aplicação/experimentação, em sala de aula, de recursos, a partir das metodologias, materiais e conhecimentos analisados nas sessões conjuntas.

A apresentação multimédia suportará a defesa da forma de idealização, conceção, aplicação e avaliação do plano de intervenção.

Adicionalmente, mas sem reflexo na classificação final do formando, será requerido o preenchimento de um formulário, para avaliação da ação de formação e de dois questionários de diagnose sobre astronomia.

Formadores

Ilídio André Costa – Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara, Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço - Universidade do Porto

Inscrições encerradas em 22/2/2023

Local: A partir do Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva, em sessões presenciais e remotas (síncronas e assí­ncronas)