Cúpula: sala de projeção imersiva
 


O interior da cúpula do Planetário do Porto – CCV está equipado com um  grande ecrã semiesférico (dome) de 12,5 m de diâmetro e um sistema de projeção digital de filmes imersivos 360° (fulldome).

O interior deste espaço, também funciona como uma nave espacial, pilotada pelos nossos profissionais com formação em astronomia, numa viagem apresentada ao vivo onde o público é desafiado a explorar o céu, o sistema solar, exoplanetas, nebulosas, enxames de estrelas e de galáxias e até buracos negros. Equipado com um poderoso simulador digital, que usa os dados científicos reais e recentes, o planetário transforma-se numa nave espacial virtual capaz de percorrer todo o Universo, sendo uma extraordinária ferramenta pedagógica e uma inigualável experiência sensorial.

Desde a sua fundação, até 2014, o sistema de projeção astronómica do céu era feito através do projector do céu optomecânico Zeiss. Desde 2015, a cúpula do planetário está equipada com um sistema de projeção digital da RSA Cosmos.

As sessões imersivas de planetário têm cerca de 50 minutos e são, geralmente, constituídas por um filme documentário imersivo e uma parte ao vivo, incentivando o diálogo e a interatividade, onde somos levados numa realista simulação de uma viagem pelo céu e Universo conhecido.

A sala tem 95 lugares sentados em cadeiras reclináveis e 2 lugares de mobilidade reduzida.

Neste espaço reside o principal veículo da missão do Planetário do Porto – CCV, na promoção de uma cidadania activa apoiada no conhecimento científico, inspirando e mobilizando os cidadãos através da ciência, promovendo a cultura científica e desafiando o público a partilhar e debater novas experiências. Para além dos conceitos básicos de astronomia e grandes temas atuais da astrofísica, são abordadas temáticas transversais como a exploração espacial, a origem da vida, alterações climáticas, entre outras.

A sala de planetário para além das sessões clássicas de Astronomia também passa conteúdos de outros domínios (desde que devidamente adaptados à projecção fulldome) como Biologia, Geologia, Artes, etc. (consultar estas atividades aqui).
Este espaço e a sua cúpula servem também muitas vezes como palco de acolhimento de espectáculos artísticos tais como concertos, peças de vídeos dança e teatro imersivo (consultar estas atividades aqui).

 

Clicar para ver imagem em formato 360°VR

Clicar para ver imagem em formato 360°VR
 

Factos:

– cúpula de 12,5 metros em alumínio perfurado, instalada pela Astro-Tec;

– lotação de 95 cadeiras e 2 lugares para pessoas com mobilidade reduzida;

– sistema de projeção de 2 canais e 2,5K pixéis, instalado pela RSA Cosmos;

– sistema de áudio surround 5.1;

– sistema de simulação astronómica SkyExplorer 2022 da RSA Cosmos.