Planetário portátil digital

 

O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) adquiriu o seu primeiro planetário portátil em 1990. Desde então, o projeto desenvolve-se através de protocolos de colaboração estabelecidos com escolas e autarquias, tendo já abrangido mais de 250 mil crianças

 

O planetário portáti digital tem como objetivo levar a astronomia às escolas, do pré escolar até ao 12º ano de escolaridade, com sessões preparadas e apresentadas pela equipa do CAUP/Planetário do Porto e adaptadas ao nível de escolaridade dos alunos. Cada sessão tem uma duração típica entre 30 e 45 minutos (dependendo do grau de escolaridade).

 

O planetário é composto por uma cúpula insuflável, com 6,5m de diâmetro por 3,2m de altura e um sistema de projeção digital (necessita de acesso a uma tomada elétrica). Tem de ser montado no interior, numa sala ou pavilhão com as dimensões e isolamento necessários (em especial acústico). Tal implica que durante as sessões, não pode haver circulação de pessoas na sala/pavilhão, onde a cúpula é montada. Esse mesmo local tem de ter condições para ser fechado, nos momentos de pausa dos colaboradores do Planetário do Porto. É ainda importante que o local de instalação da cúpula seja acessível a pessoas com mobilidade reduzida (piso térreo ou com acesso por elevador).

Consulte todas as condições aqui.