A diferença entre peso e massa

 

Podem encontrar, no seguinte documento descarregável, uma atividade que podem realizar em casa na qual descobrirão o vosso peso na lua.

 

No nosso dia-a-dia peso e massa são confundidos e usados muitas vezes de forma errada. Quem nunca disse algo como: “Eu peso cerca de 60 quilogramas"? Na verdade, o correto seria dizer “Eu tenho uma massa de cerca de 60 quilogramas" ou “Eu peso cerca de 600 newton”.

O nosso peso corresponde ao valor escalar, isto é, a intensidade, da força com que o nosso planeta nos “puxa para o chão”.

A unidade do sistema internacional para força é o newton (N). Por definição, 1 N é a força necessária a aplicar a um corpo de massa 1 kg para este ter uma aceleração de 1 m/s^2. Se estivermos a segurar uma garrafa com 1 litro de água pura à superfície da Terra, a força que exercemos para esta não cair é de 9,8 N.

 

A massa pode ser definida, de acordo com a segunda lei de Newton, como a resistência que um corpo oferece à variação do seu estado de movimento quando a este se aplica uma força (massa inercial). Também podemos definir a massa como a resposta que um corpo sente quando está sujeito a um campo gravítico (massa gravitacional). O Princípio de Equivalência diz-nos que estas massas são equivalentes.  No sistema internacional, a massa é expressa em quilogramas (kg).

 

Historicamente, 1 kg foi definido como a massa de 1 litro de água pura a 4 °C. Mais tarde, foi adotado o protótipo internacional do quilograma: um cilindro de platina (90%) e Irídio (10%) com cerca de 39 milímetros de altura e diâmetro. Com o passar do tempo foi verificado que o  padrão não se mantinha constante e hoje o quilograma é definido à custa da constante de Plank,  uma constante fundamental da natureza.

 

Descarregar em formato cartaz PDF a atividade.