Módulo expositivo sobre o telescópio e a importãncia da sua missão científica, contendo uma célula fotovoltaica que integrava um painel solar e foi recolhida do Hubble numa das missões de manutenção da NASA. A célula fotovoltaica que já esteve no espaço, foi o pretexto para a criação desta infografia que inclui uma abordagem histórica, tecnológica e científica deste importante instrumento científico.
Em 1990, o Telescópio Espacial Hubble foi lançado para o espaço pelo vaivém Discovery, até se fixar a 550 km de altitude, com um período orbital de 96 minutos em torno da Terra. O telescópio capta luz visível e infravermelha: vendo para lá da nossa galáxia, tem possibilitado descobertas e avanços astronómicos gigantescos. É considerado um dos principais responsáveis pela popularização da ciência.
O Telescópio Espacial Hubble á um projeto conjunto entre a NASA e a ESA (Agência Espacial Europeia).
Mais informação sobre o Telescópio Espacial Hubble nos websites: Hubble Site (NASA) e ESA Hubble (ESA).
A inauguração deste módulo aconteceu no Planetário do Porto – CCV, em 12 de novembro de 2016, no âmbito do programa cultural da CMP «Um objeto e seus discursos por semana», com os convidados: Rui Toscano, um artista plástico particularmente interessado na evolução das civilizações; com Orfeu Bertolami, um perito em cosmologia e conduzidos na conversa por Daniel Folha, astrónomo e director executivo do Planetário do Porto – CCV.
Mais informação e fotografias sobre o evento do lançamento aqui.
Nós usamos cookies para garantir que tenha a melhor das experiências no nosso website, ao dar o seu consentimento está de acordo que armazenemos estas cookies do seu lado. Fique a conhecer a nossa Politica de Privacidade.