O Planetário do Porto - Centro Ciência Viva desenvolveu este mapa para permitir uma observação do céu nocturno sem recurso a aplicações digitais que facilmente diminuem a nossa capacidade visual no escuro.
Uma boa observação do céu nocturno requer que o observador esteja num local escuro e com muito pouca poluição luminosa. Actualmente, com recursos às aplicações digitais um observador pode rapidamente encontrar e descobrir os mistérios da aboboda celeste. Mas este uso da tecnologia diminui em muito a nossa capacidade de observação das estrelas uma vez que a luz do telefone intererfere com a abertura da retina do olho humano.
Este instrumento é constituído por discos, que contêm toda a informação sobre os mistérios do céu, e se encaixam num involocro que nos ajudam a descodificar esta informação. À semelhança das aplicações digitais esta também sofrerá alguns updates.
O Planetário do Porto irá no futuro lançar mais destes discos para avivar a sua curiosidade e imaginação.
Nós usamos cookies para garantir que tenha a melhor das experiências no nosso website, ao dar o seu consentimento está de acordo que armazenemos estas cookies do seu lado. Fique a conhecer a nossa Politica de Privacidade.