Resumo
Os Buracos Negros são astros que povoam a imaginação e a curiosidade de todos. Têm vários tamanhos, histórias diferentes, distorcem a luz, o tempo e a gravidade. Não revelam o que fazem com tudo o que se aproxima demasiado das suas fronteiras, fazendo das mesmas uma espécie de espelho de “Alice no País das Maravilhas”: tudo “lá dentro” é estranho ao senso comum, com outras regras.
Nada consegue escapar destes objetos bizarros - até a luz fica presa, tornando-os invisíveis. Então como é que podemos detetar buracos negros e confirmar observacionalmente a sua existência?
Os buracos negros são invisíveis, mas deformam o espaço-tempo e crescem com o tempo, ao atrair e engolir tudo o que entra na sua atração gravitacional. A sua gravidade, disco de acreção e jatos são observáveis.
Mas o que é que há dentro de um buraco negro? Conseguiríamos sobrevivemos se fossemos sugados por um buraco negro? E será que estes crescem?
Descubram nesta sessão imersiva, produzida pelo consórcio BiD4BEST (Big Data applications for Black hole Evolution Studies) e realizada por Theofanis Matsopoulos.
BILHETES: Na bilheteira do Planetário do Porto – CCV ou na BOL – Bilheteira Online
Ficha Técnica
Duração: 20 min
Classificação: para todas as idades e públicos.
Recomendado a partir de 10 anos.
—
Título original Supermassive Black Holes – Uncovering the Invisible
Realização Theofanis Matsopoulos
Guião/Consultores científicos Prof. David Alexander, Dr. Cristina Ramos Almeida, Dr. Silvia Bonoli, Prof. Marcella Brusa, Prof. Klaus Dolag, Dr. Antonis Georgakakis, Dr. Andrea Lapi, Nicolas Matsopoulos Msc, Prof Joop Schaye, Prof. Francesco Shankar, Prof. Carolin Villforth
Narração original em inglês Gregory Patrick Karr
Tradução e adaptação para português Filipe Pires, Ricardo Cardoso Reis, José Dantas, Miguel Gonçalves
Revisão científica Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)
Narração em português João Figueiredo
Produção BiD4BEST (sendo um consórcio: University of Southampton, University of Durham, Donostia International Physics Center, Università di Bologna, Max Planck Institute for Astrophysics, National Observatory of Athens, Scuola Internazionale Superiore di Studi, Intituto de Astrofisica de Canarias, Leiden Observatory e University of Bath)
ESTREOU: sábado, 30 março de 2024, às 16:00
© BiD4BEST/T. Matsopoulos
Nós usamos cookies para garantir que tenha a melhor das experiências no nosso website, ao dar o seu consentimento está de acordo que armazenemos estas cookies do seu lado. Fique a conhecer a nossa Politica de Privacidade.