O dia 30 de junho foi decretado pelas Nações Unidas como Dia do Asteroide, com o objetivo de chamar a atenção para o risco de impacto de asteroides. Para assinalar este dia, o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva tem uma programação especial.
Programa no Planetário do Porto no dia 30 de junho:
16:00 | Sessão imersiva ao vivo na cúpula do Planetário do Porto |
16:45 | Visita guiada ao módulo expositivo “Meteoritos: rochas extraterrestres” |
17:00 | Conversa com Nuno Peixinho Nuno Peixinho, astrofísico da Universidade de Coimbra (UC) e do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), tem agora um asteroide com o seu nome. A homenagem partiu do Grupo de Trabalho para a Nomenclatura de Pequenos Corpos (WGSBN) da União Astronómica Internacional (IAU). O asteroide, anteriormente designado por (40210) 1998 SL56, passou a designar-se (40210) Peixinho. [Saber mais sobre o assunto aqui.] [Conversa com transmissão online aqui e presencial no auditório do Planetário do Porto.] |
18:00 | Final |
Atividades gratuitas com levantamento de um bilhete por pessoa no local a partir das 15:30h. Lotação do espaço limitada a 50% por cumprimento das normas de segurança impostas pela atual situação pandémica.
—
Uma parte da humanidade esforça-se para resolver os seus maiores desafios e salvaguardar a qualidade de vida na Terra e no futuro.
Se um asteróide cair na Terra causará grandes danos às nossas sociedades, comunidades e famílias em redor de todo o globo. Ao contrário de outros desastres naturais, conseguimos monitorizar os asteroides mais ameaçadores e queremos, no futuro, vir a evitar os impactos.
Há mais de um milhão de asteroides no nosso sistema solar que têm o potencial de atingir a Terra, mas só descobrimos uma pequena percentagem deles. Felizmente, a tecnologia para detectar e rastrear esses asteroides já existe.
O Asteroid Day tem ajudado a aumentar a conscientização sobre o perigo dos asteroides e sobre os nossos esforços para prevenir futuros impactos.
Se quiser declarar que compartilha das preocupações de uma comunidade que está a tentar sensibilizar o mundo sobre como proteger e preservar a vida no nosso planeta, evitando impactos de asteróides no futuro, pode fazâ-lo a partir desta página web.
Consultar a toda programação internacional e das emissões online no website Asteroid Day.
O dia 30 de junho foi decretado pelas Nações Unidas como Dia do Asteroide, com o objetivo de chamar a atenção para o risco de impacto de asteroides. Para assinalar este dia, o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva tem uma programação especial.
Planetário do Porto - CCV 1440 Planetário do Porto - Centro Ciência VivaNós usamos cookies para garantir que tenha a melhor das experiências no nosso website, ao dar o seu consentimento está de acordo que armazenemos estas cookies do seu lado. Fique a conhecer a nossa Politica de Privacidade.