NÓS ESTAMOS AQUI: PÁLIDO PONTO AZUL

"Deste ponto de vista, não se evidencia, em lado algum, a nossa obsessão com nacionalismos. Somos demasiados pequenos. à escala dos mundos, o ser humano é inconsequente: uma fina película de vida num obscuro e solitário pedaço de rocha e metal."

"A sonda estava bem longe de casa."

Nós Estamos Aqui: Pálido Ponto Azul é uma animação 2D 360º criada para despertar o interesse no pensamento próprio e na astronomia explorando o texto de Carl Sagan sobre o Pálido Ponto Azul. Tudo começou como um projecto para o Mestrado de Design de Imagem na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e com o apoio do Planetário do Porto tornou-se numa verdadeira sessão que pode ser vista no planetário!

 

Se o Porto é demasiado longe, note que estamos a trabalhar para que esta esteja disponível no mundo inteiro!

Mas hey, e quanto à autora da animação?

 

O meu nome é Tania, sou licenciada em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e estou de momento a terminar o meu Mestrado em Design da Imagem na mesma faculdade. Eu sempre tive interesse pela astronomia e as ciências, mas a minha paixão pela ficção e a arte levou-me para outras paragens... Mesmo assim, poder agora combinar ambos e, quem sabe, contribuir para gerar uma mudança positiva no nosso minúsculo mundo, é uma expriência emocionate.

projecto de animação TANIA CUNHA desenvolvido no After Effects com o Navegar Fulldome Plugin ano lectivo de 2016/2017 Mestrado em Design da Imagem com o apoio de VITOR ALMEIDA and PAULO PEREIRA (orientador e co-orientador) website TANIA CUNHA excerto do texto PALE BLUE DOT: A VISION OF THE HUMAN FUTURE IN SPACE escrito por CARL SAGAN adaptação portuguesa TANIA CUNHA e RUI DUARTE narração CARL SAGAN (eng) ODETE MOSSO (pt) tema musical OXYGEN GARDEN by CHRIS ZABRISKIE efeitos sonoros TANIA CUNHA with FREESOUND.ORG LIBRARY

"...ela realça a nossa responsabilidade de lidar mais gentilmente uns com os outros e de preservar e estimar este pálido ponto azul, o único lar que sempre conhecemos."

Pálido Ponto Azul é o nome da fotografia tirada pela sonda Voyager 1 em 1994 graças a Carl Sagan. Nesta imagem vemos o nosso pequenos mundo a uma distãncia de 6 bilões de kilómetros medindo menos de um píxel. É um ponto de vista arrebatador e ninguém consegui traduzí-lo melhor do que Carl Sagan. No seu livro O Ponto Azul-Claro: Uma Visão do Futuro do Homem no Espaço ele confronta os nossos conflitos com a nossa insignificãncia na imensidão do espaço.

ENG

NÓS ESTAMOS AQUI: PÁLIDO PONTO AZUL

projecto de animação

TANIA  CUNHA

desenvolvido no After Effects com o Navegar Fulldome Plugin

ano lectivo de 2016/2017 Mestrado em Design da Imagem

 

com o apoio de

VITOR ALMEIDA and PAULO PEREIRA

(orientador e co-orientador)

 

website

TANIA CUNHA

 

excerto do texto

PALE BLUE DOT: A VISION OF THE HUMAN FUTURE IN SPACE

escrito por CARL SAGAN

 

adaptação portuguesa

TANIA CUNHA e RUI DUARTE

 

narração

CARL SAGAN (eng)

ODETE MOSSO (pt)

 

tema musical

OXYGEN GARDEN by CHRIS ZABRISKIE

 

efeitos sonoros

TANIA CUNHA with FREESOUND.ORG LIBRARY