Resumo
Pálido Ponto Azul é o nome da fotografia tirada pela sonda Voyager 1 em 1994 graças a Carl Sagan. Nesta imagem vemos o nosso pequeno mundo a uma distância de 6 mil milhões de quilómetros medindo menos de um pixel. É um ponto de vista arrebatador e ninguém conseguiu traduzi-lo melhor do que Carl Sagan. No seu livro «O Ponto Azul-Claro: Uma Visão do Futuro do Homem no Espaço» ele confronta os nossos conflitos com a nossa insignificância na imensidão do espaço.
Nós Estamos Aqui: Pálido Ponto Azul é uma animação 2D 360º criada para despertar o interesse no pensamento próprio e na astronomia explorando o texto de Carl Sagan sobre o Pálido Ponto Azul. Tudo começou como um projecto para o Mestrado de Design de Imagem na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e com o apoio do Planetário do Porto tornou-se numa verdadeira sessão que pode ser vista no planetário!
Ficha Técnica
Duração: 5 min 57 seg
Data de estreia: 13 de Abril de 2017
Texto original: Carl Sagan
Créditos
Tania Cunha
curta de animação fulldome
Texto original: Carl Sagan
Adaptação portuguesa: Tania Cunha e Rui Duarte
Narração portuguesa: Odete Mosso
Tema musical: Oxygen Garden por Chris Zabriskie
Efeitos sonoros: Tania Cunha com freesound.org library
Projecto desenvolvido no âmbito do Mestrado Design da Imagem com orientação de Vítor Almeida [FBAUP] e Paulo Pereira [Planetário do Porto / IA]
Produção: Tania Cunha, Planetário do Porto e Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, 2017
Nós usamos cookies para garantir que tenha a melhor das experiências no nosso website, ao dar o seu consentimento está de acordo que armazenemos estas cookies do seu lado. Fique a conhecer a nossa Politica de Privacidade.