Descobrir o Universo com Telescópios Escolares

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, em parceria com o Centro de Formação Ciência Viva e com a  ESERO - Portugal, desenvolve a presente Ação de Curta Duração gratuita. Esta encontra-se já reconhecida para os efeitos previstos no ECD relevando, assim, para a avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira, de professores dos grupos de recrutamento 230, 240, 420, 500, 510, 520, 530 e 550.

MODALIDADE: ação de formação de curta duração

CALENDARIZAÇÃO: dia 29 de maio das 9h00 às 13h00, em regime remoto síncrono

DESTINATÁRIOS: professores dos grupos de recrutamento 230, 240, 420, 500, 510, 520, 530 e 550

N.º MÁXIMO DE PARTICIPANTES: 25

ENTIDADE FORMADORA: Centro de Formação Ciência Viva

LOCAL DE FORMAÇÃO

A partir do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, mas numa sessão remota síncrona

A – Reflexão sobre conceitos básicos de astronomia posicional:

- Movimento aparente das estrelas

- Movimento anual

- Reconhecer o céu e uso de cartas celestes

B – Análise de conceitos básicos de observação:

- Tipos e funcionamento de telescópios

- Planeamento de sessões de observação com o software informático Stellarium

FORMADORES

Filipe Pires
Ilídio André Costa

AVALIAÇÃO

O processo de avaliação irá incidir sobre a produção de um relatório escrito (máximo uma folha) contendo uma reflexão crítica sobre a forma como o conteúdo da formação contribuiu para o seu desenvolvimento profissional.

Adicionalmente será requerido o preenchimento de um formulário para avaliação da ação de formação.

> Clique AQUI.

NOTA: em alguns dispositivos, ao aceder ao link de inscrição, poderá surgir a mensagem de erro "A sua ligação não é segura". Se tal acontecer, pode ignorá-la, pois tal não é verdade. Assim, bastará clicar no botão "Avançadas/Advanced" e, após, em "Prosseguir para www.astro.up.pt" (veja como proceder aqui).

Local: Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva

Dia: 2021-05-29

Adicionar à minha agenda 2021-05-29 09:00 2021-05-29 13:00 Europe/Lisbon Descobrir o Universo com Telescópios Escolares

Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva 1440 Planetário do Porto - Centro Ciência Viva