Programa Educativo 2022/2023

Um grande plano... para as suas aulas! Partindo do grande plano que na nossa cúpula conseguimos ter, veja toda a panóplia de atividades que connosco pode realizar. Em comum: a possibilidade de, caso seja essa a sua intenção, as atividades poderem visar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, as Aprendizagens Essenciais, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania ou os perfis profissionais/referenciais de competência.

Veja as opções disponibilizadas pelo Planetário do Porto – Centro Ciência Viva e pensadas, especificamente, para serem realizadas quer no Planetário do Porto, quer na sua instituição, ou até virtualmente.

O preçário e condições de todas as atividades está disponível AQUI.

Sessões de planetário e atividades práticas

1. Escolha a sequência didática

Faça uma pesquisa por ano de escolaridade e/ou área curricular AQUI. Alternativamente, construa a sua própria sequência didática AQUI e contacte-nos .

2. Escolha o regime do processo de ensino e aprendizagem

A opção pelo regime presencial, misto ou não presencial é sua. Contacte-nos para, em conjunto, estabelecermos o plano de ação.

Coadjuvação em sala de aula

1. Selecione o(s) tema(s) em que quer que participemos

Verifique em que aula(s) necessita de nós.

2. Escolha o seu grau de envolvência no processo

Decida qual o seu grau de participação: no limite, toda a aula pode por nós ser assumida. Contacte-nos para, em conjunto, estabelecermos o(s) plano(s) de aula.

Astronomia de carne e osso

1. Selecione o tipo de participação pretendido

Nesta atividade, um astrónomo do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço assumirá o papel principal. Decida qual ele deve ser.

2. Escolha o regime do processo de ensino e aprendizagem

A opção pelo regime presencial, misto ou não presencial é sua. Contacte-nos para, em conjunto, estabelecermos o plano de intervenção.

Programa de tutoria / mentoria

1. Selecione o tipo de participação pretendido

Um dado grupo de crianças / alunos poderá ser acompanhado, ao longo de todo um ano letivo, por um dos profissionais de divulgação de ciência do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva. Esse acompanhamento tutorial poderá incluir ações de capacitação para alunos. Estes, por sua vez, poderão desenvolver um programa de mentoria de pares.

2. Escolha as atividades

Selecione as atividades que gostaria que fossem desenvolvidas no programa de tutoria. Contacte-nos para, em conjunto, estabelecermos o plano de ação.

Observações astronómicas

1. Selecione o o período do dia que mais lhe convém

As sessões de observação astronómica podem ser realizadas no período diurno ou noturno e são orientadas pelos nossos profissionais com equipamento próprio, ou com o equipamento da escola.

2. Contacte-nos

Temos uma equipa para o apoiar na seleção dos objetos celestes a observar.

1. Selecione o tema

Com base nele será designado um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço perito na área. Estas palestras, dinamizadas no modelo mais clássico, foram pensadas para alunos, professores e educadores de infância.

2. Contacte-nos

Temos uma equipa para o auxiliar na gestão logística do processo.

1. Selecione a exposição

As nossas exposições itenerantes são compostas por estruturas tipo roll-up, fáceis de transportar e montar e abordam vários temas de Astronomia e Ciências do Espaço.

No presente ano inauguramos uma exposição permanente nas nossas instalações.

Vejas-as todas AQUI.

2. Contacte-nos

Temos uma equipa para o auxiliar na gestão logística do processo.

Local: Planetário do Porto – CCV / na morada indicada pela Instituição que organiza a visita

2022-09-13 - 09:00
2023-06-30 - 20:00

Adicionar à minha agenda 2022-09-13 09:00 2023-06-30 20:00 Europe/Lisbon Programa Educativo 2022/2023