À procura de relógios de Sol

O Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva / Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço – Universidade do Porto são parceiros da EAAE – European Association for Astronomy Education e do ESO – European Southern Observatory no Projeto All Seasons, mais especificamente este ano com o tema Looking for Sundials.

O âmbito da atividade é "salvar" alguns dos relógios de Sol espalhados pela Europa, Ásia e América, preservando a sua importância ao longo do tempo. Para participar, os alunos apenas precisam de fotografar o relógio de Sol e estudá-lo.

O objectivo da atividade é encontrar relógios de Sol, fotografá-los e estudá-los. Para tal:

1. Procurar um relógio de Sol.
  2. Tirar várias fotos ao relógio. Serão enviadas, no máximo, 4.
  3. Ler as horas no relógio de Sol e registá-las.
  4. Ler as horas no relógio de pulso e registá-las.
  5. Classificar o relógio de Sol como equatorial, horizontal ou vertical.
  6. Verificar a sua orientação, em relação aos pontos cardeais: i) se for vertical, está orientado ou não?; ii) se não estiver orientado, isto é, se não estiver numa parede virada a sul: a parede está virada a sudeste ou sudoeste?

Questões opcionais:

Se quiser aumentar o desafio para os seus alunos, coloque-os a analisar o documento Some support ideas. Após, deixe-os responder às seguintes questões:

1. Se o relógio de Sol encontrado for equatorial ou horizontal, saberias como determinar a latitude do local onde está colocado?
  2. Serias capaz de calcular a longitude geográfica do local qualquer que fosse o tipo de relógio de Sol?
    Deves ter reparado que a hora dada pelo relógio de Sol e pelo relógio de pulso não são a mesma. Calcula a diferença entre estes dois valores, faz download e lê o documento de suporte How to know the official time?

Aqui podem encontrar o documento que devem preencher e enviar com a vossa participação.

O trabalho deve ser enviado por e-mail, pelo coordenador do projecto, para o endereço de e-mail allseasons@eaae-astronomy.org, até 31 Outubro de 2024.

Apoio permanente à participação no Looking for Sundials, através do email: ilidioandrecosta@astro.up.pt

Local: Planetário do Porto - Centro Ciência Viva / Online / EAAE - European Association for Astronomy Education

2024-04-01 - 00:00
2024-10-31 - 00:00