Planetário do Porto completa 20 órbitas em torno do Sol

Venha festejar com o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva!

Dia 24 de Novembro é o dia nacional da cultura científica e tecnológica. É também a data do aniversário do Planetário do Porto, inaugurado neste dia em 1998. Associando o nosso aniversário às atividades da Semana da Ciência e Tecnologia 2018, a partir das 14h00 estaremos de portas abertas.

O Planetário do Porto – Centro Ciência Viva celebra o seu vigésimo aniversário com um conjunto de atividades espaciais para toda a família.

Venham construir e lançar pequenos “foguetões” com materiais do dia a dia, explorar o planetário através do nosso “Passaporte Espacial”, participar em atividades práticas importantes para a exploração espacial como a robótica, conversar com cientistas e aprender mais sobre o Universo e, claro, cantar os parabéns ao Planetário do Porto CCV e comer uma fatia do bolo de aniversário.

Contamos com a presença de Tiago Loureiro, da Agência Espacial Europeia (ESA), o “Spacecraft Operations Manager” do “ExoMars 2020 Rover and Surface Platform” (Veículo de Exploração ExoMars 2020 e Plataforma de Superfície), que será lançado para Marte em 2020, e ainda com Rui Moura, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Astronauta Suborbital, para uma Conversa Astronáutica.

Programa:

14h30

Academia de Robótica

15h00

Estação Espacial Internacional (ISS)

Demonstração de robótica

15h30

Espaço Júnior: 3, 2, 1… Descolagem (dos 6 aos 12 anos com um adulto acompanhante)

Workshop de Foguetões

Academia de Robótica

Cúpula

17h00

Conversa Astronáutica com Rui Moura

Workshop foguetões

18h00

Parabéns ao Planetário

18h30

Marte, 19 de março de 2021 – Marque a Data com Tiago Loureiro

Auditório

As atividades na sala de projeção do planetário (fulldome) e no auditório estão limitadas ao número de lugares disponíveis em cada um dos locais. Inscrições disponíveis aqui.

Venha descobrir o espaço!

Este evento está integrado nas European #SpaceTalks, uma iniciativa promovida pela Agência Espacial Europeia (ESA), que tem como objetivo chamar a atenção dos cidadãos europeus para a necessidade de investir nas atividades espaciais, e dos benefícios únicos que essas atividades nos providenciam.

Local: Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

Dia: 2018-11-24

Adicionar à minha agenda 2018-11-24 14:00 2018-11-24 20:00 Europe/Lisbon Planetário do Porto completa 20 órbitas em torno do Sol

Venha festejar com o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva!

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva 1440 Planetário do Porto - Centro Ciência Viva