Metodologias orientadas para a investigação com recursos digitais

Partindo de resultados e processos científicos atuais, a presente ação gratuita, realizada em parceira com Centro de Formação Júlio de Resende (para Portugal continental), com a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (para a Região Autónoma da Madeira) e com o Centro de Formação da Escola Secundária Antero de Quental (para a Região Autónoma dos Açores) pretende co-desenhar, com os professores, iniciativas e recursos educativos digitais. A formação tem uma duração total de 50 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de oficina, relevando para a componente específica de formação.

Na presente edição os dados a utilizar resultam da missão científica "Sloan Digital Sky Survey" (SDSS) e partem da manipulação, em sala de aula, de placas metálicas de observação (que já estiveram montadas nos telescópios do SDSS). Essas placas serão oferecidas aos participantes que as apropriarão para a abordagem das Aprendizagens Essenciais. Os recursos digitais a produzir, serão baseados em metodologias orientadas para a investigação, no seu sentido mais lato, e valorizarão o trabalho interdisciplinar, colaborativo e prático.

Increva-se já AQUI (a inscrição pressupõe a aceitação da utilização, nos 5 próximos anos letivos, da placa metálica em contexto de sala de aula).

Modalidade: Oficina de Formação, na componente específica de formação

Duração: 50h (9h presenciais + 8h remotas síncronas + 8h assíncronas + 25h de trabalho autónomo)

Destinatários: Professores do 230, 420, 510 e 520.

N.º máximo de participantes: 20 (em cada uma das turmas)

Entidades formadoras: Centro de Formação Júlio de Resende;  Secretaria Regional de Educação, Ciência e TecnologiaCentro de Formação da Escola Secundária Antero de Quental

Calendarização e modalidades

Turma 1 (DREAçores/AAFC/102/2021)

Sáb. 8 Jan. 14:00–19:00 (sessão online síncrona)

Sáb. 15 Jan. 09:00–13:00; 14:00–19:00 (sessão presencial - dependente de eventual financiamento do Governo Regional dos Açores)

Sáb. 5 Fev. 13:00–21:00 (sessão online assíncrona)

Sáb. 7 Mai. 14:00–17:00 (sessão online síncrona para apresentação dos trabalhos realizados)

Turma 2 (CCPFC/ACC-112043/21)

Sáb. 8 Jan. 14:00–19:00 (sessão online síncrona)

Sáb. 29 Jan. 09:00–13:00; 14:00–19:00 (sessão presencial)

Sáb. 5 Fev. 13:00–21:00 (sessão online assíncrona)

Sáb. 9 Abr. 16:00–19:00 (sessão online síncrona para apresentação dos trabalhos realizados)

Turma 3 (DREMadeira/ITG-2649/21)

Sáb. 8 Jan. 14:00–19:00 (sessão online síncrona)

Sáb. 12 Fev. 09:00–13:00; 14:00–19:00 (sessão presencial)

Sáb. 5 Fev. 13:00–21:00 (sessão online assíncrona)

Sáb. 9 Abr. 13:30–16:30 (sessão online síncrona para apresentação dos trabalhos realizados)

Local de Formação

Avaliação

A avaliação incidirá sobre o nível de participação do formando (quer nas dinâmicas presenciais, quer remotas) e em dois produtos concretos: um plano de intervenção em contexto profissional e uma apresentação multimédia.

O plano de intervenção compreende a conceção e aplicação/experimentação, em sala de aula, das placas metálicas, a partir das metodologias, materiais e conhecimentos analisados nas sessões conjuntas.

A apresentação multimédia suportará a defesa da forma de idealização, conceção, aplicação e avaliação do plano de intervenção.

Adicionalmente, mas sem reflexo na classificação final do formando, será requerido o preenchimento de um formulário, para avaliação da ação de formação e de dois questionários de diagnose sobre astronomia.

Formadores

Ilídio André Costa – Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara, Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço - Universidade do Porto

José Dantas – Agrupamento de Escolas de Pedrouços, Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço - Universidade do Porto

Inscrições

A inscrição nesta formação pressupõe a aceitação da utilização, nos 5 próximos anos letivos, da placa metálica (que lhe será oferecida) em contexto de sala de aula. Não é possível selecionar a turma que frequentará. Esse escalonamento será realizado tendo em conta o âmbito geográfico dos inscritos.

Para avançar com a sua inscrição clique AQUI.

NOTA: em alguns dispositivos, ao aceder ao link de inscrição, poderá surgir a mensagem de erro "A sua ligação não é segura". Se tal acontecer, pode ignorá-la, pois tal não é verdade. Assim, bastará clicar no botão "Avançadas/Advanced" e, após, em "Prosseguir para www.astro.up.pt" (veja como proceder aqui).

Local: A partir do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, em sessões presenciais e remotas (síncronas e assíncronas)

2022-01-08 - 13:00
2022-04-08 - 19:30

Preço: Euros