Oficina de foguetões

A humanidade tem um instinto de conhecer novos lugares, de ir mais longe, de explorar. Durante muito tempo a atmosfera foi a nossa última fronteira, vencida com o início da Era espacial, a 4 de outubro de 1957, com o lançamento do Sputnik 1. Desde então colocámos muitos outros satélites em órbita, enviamos sondas para explorar o Sistema Solar, fizemos pousar veículos em Marte e 12 seres humanos caminharam na superfície da Lua. Uma das maiores dificuldades de colocar um corpo em órbita foi, desde sempre, vencer a gravidade. Para tal acontecer o corpo tem de atingir uma velocidade superior a 25 000 km/h. A solução tecnológica para este problema surgiu apenas no início do século XX: os foguetões de elevado rendimento, que tiveram um grande desenvolvimento durante a 2ª Guerra Mundial.

A precisar de descanso da escola?

Junta-te a nós no dia 27 de dezembro, às 13:30 e deixa a escola a anos-luz.

Nesse dia vem ao Planetário do Porto - Centro Ciência Viva realizar uma Oficina de Foguetões. Começa por mergulhar no espaço através dos mais poderosos telescópios jamais construídos. Depois, vem conhecer melhor as Leis da Física que explicam o funcionamento dos foguetões. Para terminar a experiência, vamos construir e lançar pequenos foguetões.

Os participantes levam para casa o foguetão que construíram, mas podem ainda adquirir o HIDROFOGUETÃO da AmbarScience, beneficiando de condições exclusivas de compra (apenas válidas para os participantes desta Oficina).

DESTINATÁRIOS

Jovens dos 8 aos 14 anos

PREÇO

a) 15,00€: Participação na oficina e lanche