Formação Contínua: Novas ferramentas para a Astronomia no Ensino Secundário – 3.ª edição

É reconhecida a importância da Astronomia na motivação, e na formação dos estudantes dos diversos graus de ensino. Assim, é importante promover uma adequada literacia científica na área de Astronomia, junto dos docentes, para assim poderem otimizar as vantagens e benefícios desta ciência para o sucesso escolar (num sentido lato).

Num ano letivo marcado pelas necessidades extraordinárias e urgentes dos docentes, nomeadamente devido à obrigatoriedade do cumprimento de horas de formação contínua, e no âmbito do programa de atividades paralelas da 4th Azores School on Observational Cosmology, a ESERO - Portugal e o Centro de Formação Ciência Viva, em colaboração com o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva e o Observatório Astronómico de Santana - Açores (OASA), disponibilizam uma nova edição de um curso que aborda a utilização de ferramentas computacionais modernas e mais apelativas para as novas gerações.

 

MODALIDADE: Curso de Formação Acreditado (CCPFC/ACC-103017/19)

DURAÇÃO: 25h presenciais reconhecidas (NOTA - serão solicitadas aos formandos mais horas do que aquelas que serão oficalmente reconhecidas, num valor nunca inferior a 5 horas)

DESTINATÁRIOS: Professores do grupo 510

N.º MÁXIMO DE PARTICIPANTES: 25

ENTIDADE FORMADORA: Centro de Formação Ciência Viva

 

CALENDARIZAÇÃO E CONTEÚDOS

A formação começará no dia 4 de setembro; das 9 âs 9h30 terá lugar uma reunião preliminar e opcional (não creditada), para apresentações e introdução à logística do curso). As 25 horas creditadas, teóricas e práticas, abordarão os seguintes temas:

Módulo 1: Introdução (3h+2h)
Parte teórica (3h, 4 de setembro, 10-13h): Método científico, literacia e numeracia; Inquiry based science learning; Observações astronómicas a olho nu e com telescópios; Radiação electromagnética, espectroscopia e fotometria; Exemplos de telescópios e instrumentos astronómicos actuais e em construção
Parte prática (2h, 4 de setembro, 18-20h): Observações (diurnas ou nocturnas) com telescópios; tipos de telescópios e o seu manuseamento.

Módulo 2: Galáxias (2h+3h)
Parte teórica (2h, 4 de setembro, 15-17h): Introdução à astronomia extragaláctica; Descoberta e deteção de galáxias; Classificação morfológica de Hubble; Introdução à evolução de galáxias.
Parte prática (3h, 5 de setembro, 9-12h): Classificação visual de galáxias reais via “Galaxy Zoo”: https://www.zooniverse.org/projects/zookeeper/galaxy-zoo/

Módulo 3: Supernovas (3h+2h)
Parte teórica (3h, 5 de setembro, 14-17h): Origem astrofísica dos elementos da tabela periódica; Formação estelar e processos energéticos em estrelas; Impacto das 4 forças fundamentais na morte das estrelas; Supernovas como velas-padrão e a sua importância em Cosmologia; Evidência observacional para o modelo do Big Bang
Parte prática (2h, 5 de setembro, 18-20h): Deteção de supernovas em imagens do SkyMapper e/ou PanSTARRS: https://www.zooniverse.org/projects/skymap/supernova-sighting/

Módulo 4: Órbitas e satélites (2h+3h)
Parte teórica (2h, 6 de setembro, 10-12h): Campos gravitacionais na vizinhança da Terra; Mecânica celeste e tipos de órbitas e satélites; Órbitas possíveis para sondas interplanetárias; Exemplos de telescópios espaciais e missões interplanetárias
Parte prática (3h, 6 de setembro, 14-17h): Programação e visualização de órbitas no sistema solar, por exemplo a partir de https://arxiv.org/abs/1803.01678

Módulo 5: Apresentações (5h, 18 de dezembro, 10h30-17h00, online)
Apresentações dos projetos pelos formandos.



LOCAL DE FORMAÇÃO

Os formandos da Terceira terão os módulos 1 e 4 presencialmente e o apoio local de um formador para os módulos 2 e 3.
Os formandos de São Miguel terão os módulos 2 e 3 presencialmente e o apoio local de um formador para os módulos 1 e 4.
Os locais específicos serão comunicados aos formandos oportunamente,
Os formandos de outros locais terão os módulos 1-4 totalmente online. O módulo 5 será online para todos os formandos.

 

OBJETIVOS

Sendo a Astronomia uma área observacional por excelência, pretende-se que os docentes:
– sejam capazes de planear e efetuar observações com telescópios;
– possam utilizar e dirigir a utilização pelos alunos de recursos de exploração astronómica existentes online, por exemplo para a detecção observacional de objetos como supernovas ou galáxias, e respetiva classificação;
– possam programar (na linguagem que escolherem) algoritmos astronómicos simples e relevantes para os programas do ensino secundário, por exemplo de simulação e visualização de órbitas planetárias.

 

METODOLOGIA

Serão utilizadas metodologias que promovam a intervenção participativa dos formandos, valorizando a sua experiência pedagógica e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos durante a ação de formação. 

Os três primeiros dias do Curso são dedicados a quatro temas distintos de astronomia. O quarto dia é dedicado à apresentações de projetos planeados pelos docentes (e aplicados em salas de aulas)

Para as componentes práticas será essencial que os docentes se façam acompanhar do seu computador portátil

 

FORMADORES

Carlos Martins (CCPFC/RFO-25031/09)
Paulo Maurício (CCPFC/RFO-29320/11)

 

AVALIAÇÃO

O processo de avaliação acontecerá em horas 

  • do próprio Curso e incluirá: i) a partilha da experiência (última sessão presencial) com eventual recurso a uma apresentação em PowerPoint; ii) o preenchimento da ficha de avaliação da ação de formação.
  • para além das 25h do Curso (e por isso não contabilizadas) e incluirá: i) a realização de um plano de ação para introdução de uma atividade prática relacionada com o tema/ unidade escolhida, a ser implementada em sala de aula; ii) a produção de um relatório escrito com uma reflexão sobre  - a) a atividade desenvolvida com os alunos; b) as sessões de formação; e c) o contributo da formação para o desenvolvimento profissional do docente.

 

INSCRIÇÕES

> Clique AQUI.

Data limite: 15 de agosto.




DETALHES
Local: ONLINE para Terceira, São Miguel

Dia de inicio:
2021-09-04 - 09:00
Dia de fim:
2021-12-18 - 17:00

Evento gratuito
Adicionar à minha agenda 2021-09-04 09:00 2021-12-18 17:00 Europe/Lisbon Formação Contínua: Novas ferramentas para a Astronomia no Ensino Secundário – 3.ª edição

É reconhecida a importância da Astronomia na motivação, e na formação dos estudantes dos diversos graus de ensino. Assim, é importante promover uma adequada literacia científica na área de Astronomia, junto dos docentes, para assim poderem otimizar as vantagens e benefícios desta ciência para o sucesso escolar (num sentido lato).

Num ano letivo marcado pelas necessidades extraordinárias e urgentes dos docentes, nomeadamente devido à obrigatoriedade do cumprimento de horas de formação contínua, e no âmbito do programa de atividades paralelas da 4th Azores School on Observational Cosmology, a ESERO - Portugal e o Centro de Formação Ciência Viva, em colaboração com o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva e o Observatório Astronómico de Santana - Açores (OASA), disponibilizam uma nova edição de um curso que aborda a utilização de ferramentas computacionais modernas e mais apelativas para as novas gerações.

 

ONLINE para Terceira, São Miguel 1440 Planetário do Porto - Centro Ciência Viva