ESPRESSO – Uma aventura no deserto de Atacama [exposição itinerante]

A exposição pop-up "ESPRESSO – Uma Aventura no Deserto do Atacama" revela-nos a aventura que foi a concretização do espectrógrafo ESPRESSO, desde o seu desenvolvimento, à sua instalação no deserto de Atacama, no Chile, bem como os desafios e resultados científicos para o qual está a contribuir.

É o relato de parte dessa aventura, em fotografias e memórias, criadas no deserto mais seco do mundo, no Chile, que dois desses pioneiros, Alexandre Cabral e Nuno Cardoso Santos, oferecem nesta exposição e num livro.

ESPRESSO é o “Echelle SPectrograph for Rocky Exoplanets and Stable Spectroscopic Observations” instalado no laboratório de Coudé combinado do Very Large Telescope do Observatório Europeu do Sul (VLT/ESO). É um espectrógrafo tipo “échelle” de alta resolução, ultra-estável e alimentado por fibra, construído para medir velocidades radiais com elevada precisão num longo período de tempo. O principal objetivo científico é detetar e caracterizar gémeos da Terra na zona habitável em estrelas do tipo solar.

O instrumento foi construído pelo Observatoire de Genève e Universität Bern (Suíça), pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço da Universidade do Porto e Universidade de Lisboa (Portugal), pelo Istituto Nazionale di Astrofisica em Milão e Trieste (Itália), pelo Instituto de Astrofísica de Canarias (Espanha) e pelo European Southern Observatory.

Ao longo do desenvolvimento do ESPRESSO, e em particular do Coudé Train, muitos foram os que contribuíram para este projeto. Para além dos que estiveram presentes no observatório e que são retratados nas fotos, outros houve que, ficando em Portugal, não deixaram de ter um papel importante no projeto.

Durante quase 10 anos, a equipa nacional desenhou, testou, construiu e montou algumas das componentes-chave do ESPRESSO, e é o auge dessa viagem, a instalação na montanha do Paranal, em pleno deserto de Atacama, que é documentado nesta exposição e no livro.

Nos últimos 30 anos descobrimos que quase todas as estrelas que vemos à noite no céu têm planetas à sua volta. A maioria desses planetas deverão ser rochosos, como a Terra. Com ambição científica e engenho tecnológico, os cientistas e engenheiros portugueses estão entre os pioneiros na viagem à descoberta de outros mundos.

Venha conheçer esta aventura tecnológica e humana da construção do ESPRESSO, viagem movida pelo desejo de descobrir, e um dia talvez chegar, a outras “Terras” no Universo.

Está disponível gratuitamente o livro em formato digital

Caso tenha alguma questão, ou deseje saber como é possível obter um exemplar impresso do livro, contacte-nos para aventura.espresso@iastro.pt

Local: Átrio do Planetário do Porto

2022-07-02 - 17:00