Formação Contínua: Novas ferramentas para a Astronomia no ensino secundário

É reconhecida a importância da Astronomia na motivação, e na formação dos estudantes dos diversos graus de ensino, já que é sabido que os temas astronómicos exercem normalmente um grande fascínio sobre os jovens. É importante dotar os professores de uma adequada literacia científica na área de Astronomia, para assim poderem otimizar as vantagens e benefícios que esta ciência pode proporcionar aos estudantes na aprendizagem de diversas matérias, tendo como objetivo o seu sucesso escolar (num sentido lato).

Este curso de formação é gratuíto acreditado pelo Centro de Formação Ciência Viva, numa colaboração entre a ESERO - Portugal e o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva. Ele aborda diversos temas atuais de Astronomia, no sentido de preencher o maior número possível de lacunas que os professores possam ter nesta área. Especificamente enfatiza-se a componente prática e a utilização de ferramentas computacionais modernas, e  portanto mais apelativas para as novas gerações. A ação foi desenvolvida para fazer parte do programa de atividades complementares de um simpósio da União Astronómica Internacional que decorrerá em Viana do Castelo em Junho de 2019.

MODALIDADE: Curso de Formação Acreditado (CCPFC/ACC-103017/19)

DURAÇÃO: 25h presenciais

DESTINATÁRIOS: Professores do Ensino Secundário do grupo 510

N.º MÁXIMO DE PARTICIPANTES: 20

ENTIDADE FORMADORA: Centro de Formação Ciência Viva

CALENDARIZAÇÃO E CONTEÚDOS

Módulo 1: Introdução [16 de Março, tarde + noite]
14:30 - 15:00: Reunião com os formandos para definir a logística
15:00 - 18:00: Método científico, literacia e numeracia; inquiry based science learning; observações astronómicas a olho nu e com telescópios; radiação electromagnética, espectroscopia e fotometria; exemplos de telescópios e instrumentos astronómicos actuais e em construção
20:00 - 22:00: Observações com telescópios; tipos de telescópios e o seu manuseamento.

Módulo 2: Galáxias (2h+3h)  [23 de Março, 13h30:19h00]
Parte teórica (2h): Introdução à astronomia extragaláctica; descoberta e deteção de galáxias; classificação morfológica de Hubble; introdução à evolução de galáxias.
Parte prática (3h): Classificaçao visual de galaxias reais.

Módulo 3: Supernovas (3h+2h)  [30 de Março,13h30:19h00]
Parte teórica (3h): origem astrofísica dos elementos da tabela periódica; formação estelar e processos energéticos em estrelas; impacto das 4 forças fundamentais na morte das estrelas; supernovas como velas-padrão e a sua importância em Cosmologia; evidência observacional para o modelo do Big Bang.
Parte prática (2h): Deteção de supernovas em imagens do SkyMapper e/ou PanSTARRS.

Módulo 4: Órbitas e satélites (2h+3h)  [6 de Abril, 13h30:19h00]
Parte teórica (2h): campos gravitacionais na vizinhança da Terra; mecânica celeste e tipos de órbitas e satélites; órbitas possíveis para sondas interplanetárias; exemplos de telescópios espaciais e missões interplanetárias.
Parte prática (3h): Programação e visualização de órbitas no sistema solar.

Módulo 5: Apresentações (5h)  [1 de Junho, 13h30:19h00]
Apresentações dos projetos pelos formandos.

LOCAL DE FORMAÇÃO

Biblioteca Municipal de Viana do Castelo

OBJETIVOS

Sendo a Astronomia uma área observacional por excelência, espera-se que os formandos adquiram as competências necessárias para:
– serem capazes de planear e efetuar observações com telescópios;
– poderem utilizar e dirigir a utilização pelos alunos de recursos de exploração astronómica existentes online, por exemplo para a detecção observacional de objetos como supernovas ou galáxias, e respetiva classificação;
– poderem programar (na linguagem que escolherem) algoritmos astronómicos simples e relevantes para os programas do ensino secundário, por exemplo de simulação e visualização de órbitas planetárias.

METODOLOGIA

Serão utilizadas metodologias ativas que promovam a intervenção participativa dos formandos, valorizando a sua experiência pedagógica e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos durante a ação de formação. A ação aqui proposta corresponde a 25 horas de contacto, e está dividida em 5 módulos de 5 horas cada um. Em princípio cada módulo será lecionado num dia diferente.

Os 4 primeiros módulos são dedicados a 4 temas distintos de astronomia, e estão divididos em duas componentes: uma componente teórica (40%) e uma componente prática (60%). As componentes teóricas das aulas serão dadas maioritariamente com apresentações multimédia (‘powerpoints’, podendo incluir vários ‘clips’ de vídeo/áudio), mas incluirão também análises/explicações mais detalhadas dadas no quadro, e períodos de discussão de exemplos que se pretende seja o mais alargada possível.

Para as componentes práticas será essencial que os formandos tragam o seu computador portátil. Caso seja necessária a instalação de algum software específico, tal ser-lhes-á comunicado antecipadamente.

O quinto módulo é dedicado a apresentações de projetos planeados pelos formandos (e aplicados em salas de aulas) e portanto decorrerá sempre algumas semanas depois dos quatro primeiros módulos.

FORMADORES

Carlos Martins (CCPFC/RFO-25031/09)
Paulo Maurício (CCPFC/RFO-29320/11)

O processo de avaliação irá incidir sobre:

• Realização de um plano de ação para introdução de uma atividade prática relacionada com o tema/ unidade escolhida, a ser implementada em sala de aula;
  • Partilha da experiência (última sessão presencial) com eventual recurso a uma apresentação em PowerPoint;
  • Relatório escrito com uma reflexão acerca da atividade a desenvolver com os alunos, das sessões de formação e do contributo da formação para o seu desenvolvimento profissional;
  • Preenchimento da ficha de avaliação da ação de formação.

> Clique AQUI.

Local: Viana do Castelo

2019-03-16 - 09:00
2019-06-01 - 18:00