Formação Contínua Acreditada

Através deste Curso de Formação Acreditado gratuito, numa colaboração entre a ESERO - Portugal e o Planetário do Porto - Centro Ciência Vivagratuito, pretende-se que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos a conteúdos curriculares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos, de diferentes graus de complexidade, consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-100250/18). Increva-se já AQUI.

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25h presenciais

Destinatários: Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Pré-escolar (grupos 100 e 110)

N.º máximo de participantes: 25

Calendarização e conteúdos:

Dia 2/3 das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 19h00 - "Apresentação da ação" e "Uma viagem pelo Sistema Solar".

Dia 6/4 das 14h00 às 19h00  - "Luz e escuridão" e "Aspetos físicos do meio".

Dia 11/5 das 9h45 às 12h15 e das 14h00 às 19h00  - "A matemática no dia-a-dia" e "Planificação de atividade".

Dia 6/7 das 14h00 às 19h00 - "Apresentação dos trabalhos finais dos formandos".

Local de Formação:

Planetário do Porto – Centro Ciência Viva

Objetivos:

- Valorização do desenvolvimento profissional do professor.

- Valorização da formação a nível do ensino experimental das ciências.

- Valorização das dinâmicas curriculares do ensino das ciências centradas no Espaço.

Metodologia:

Serão utilizadas metodologias ativas que promovam a intervenção participativa dos formandos, valorizando a sua experiência pedagógica e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos durante a ação de formação. Em cada uma das sessões, a componente teórica, com recurso a metodologias expositivas com suporte a meios audiovisuais, irá alternar com uma componente prática, na qual os formadores disponibilizarão materiais para análise e reflexão conjunta, assim como fichas de trabalho para as atividades experimentais. Uma parte da penúltima sessão será dedicada à elaboração de uma atividade que deverá ser aplicada pelos formandos em sala de aula. A última sessão será dedicada à apresentação dos trabalhos efetuados pelos formandos na sala de aula e às suas reflexões pessoais sobre a aprendizagem dos alunos.

Formadores:

Filipe Pires - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

Ilídio André Costa - Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara, Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

Avaliação:

O processo de avaliação irá incidir sobre:

- Realização de um plano de ação para introdução de uma atividade prática relacionada com o tema/unidade escolhido a ser implementado em sala de aula;

- Partilha da experiência (última sessão) com eventual recurso a PowerPoint ou equivalente;

- Relatório escrito com uma reflexão acerca da atividade desenvolvida com os alunos, das sessões de formação e do contributo da formação para o seu desenvolvimento profissional;

- Preenchimento de ficha de avaliação da ação de formação.

Inscrições:

- Clique AQUI.

Local: Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

2019-03-02 - 09:00
2019-07-06 - 18:00

Preço: Gratuito Euros, com inscrição prévia.
Adicionar à minha agenda 2019-03-02 09:00 2019-07-06 18:00 Europe/Lisbon Formação Contínua Acreditada

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva 1440 Planetário do Porto - Centro Ciência Viva