À Distância de um Clique

Quando vemos as estrelas a brilhar no céu à noite, é fácil pensar que estão longe, mas é bem mais difícil saber a que distâncias realmente estão.

Neste workshop, orientado pelo investigador do Instituto de Astrofisica e Ciências do Espaço Guilherme Teixeira (IA & FCUP) e pelo comunicador Ricardo Cardoso Reis (IA e Planetário do Porto - Centro Ciência Viva), os participantes poderão experimentar por si próprios como é que os astrónomos determinam a distância a outras estrelas, através da medição do seu brilho. Para ilustrar esta dependência entre o brilho e a distância, os participantes irão recorrer a algo do nosso dia-a-dia: a iluminação pública das nossas cidades.

Esta atividade é gratuita, mas limitada a 15 participantes.
Idade mínima de participação: 16 anos.

Esta é uma atividade de preparação para a próxima Noite Europeia dos Investigadores, que se realizará no edifício do Planetário do Porto/Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), a 29 de setembro de 2017.

Guilherme Teixeira é aluno do programa doutoral em Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e investigador no grupo 'Origem e Evolução de Estrelas e Planetas' do IA, focando-se nas regiões de formação estelar e no estudo de estrelas de grande massa.

Ricardo Cardoso Reis pertence ao Grupo de Comunicação de Ciência do IA e à equipa do Planetário do Porto - Centro Ciência Viva.

Local: Planetário do Porto

Dia: 2017-05-12

Adicionar à minha agenda 2017-05-12 21:00 2017-05-12 23:00 Europe/Lisbon À Distância de um Clique

Planetário do Porto 1440 Planetário do Porto - Centro Ciência Viva