À Distância de um Clique - Noite Europeia dos Investigadores 2021

Quando vemos as estrelas a brilhar no céu à noite, é fácil perceber que estão longe, mas é bem mais difícil saber a que distância realmente estão.

Nesta oficina online os participantes poderão experimentar por si próprios como é que os astrónomos determinam a distância a outras estrelas, através da medição do seu brilho. Para ilustrar esta dependência entre o brilho e a distância, os participantes irão recorrer a algo do dia-a-dia: a iluminação pública das nossas cidades.

O workshop é orientado por Ricardo Cardoso Reis, do Grupo de Comunicação de Ciência do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e do Planetário do Porto - Centro Ciência Viva.

Esta atividade é online, gratuita, mas limitada a 15 participantes.
Idade mínima de participação: 16 anos.

INSCRIÇÕES AQUI

Esta é uma atividade de preparação para a Noite Europeia dos Investigadores 2021, que se realizará a 24 de setembro de 2021, no edifício do Planetário do Porto - Centro Ciência Viva e em Centros Ciência Viva espalhados por todo o país.

O projecto REGGAE - Researchers for European Green Growth And Education é liderado pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica com o i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e o ITQB - Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier e conta com o apoio da Rede de Centros Ciência Viva. São 21 locais em 17 vilas e cidades de todo o país para apresentação do trabalho desenvolvido pela comunidade científica. Este projecto é financiado pelo Programa de Inovação e Investigação da União Europeia, Horizonte2020.

Local: Online

Dia: 2021-08-10

Adicionar à minha agenda 2021-08-10 18:30 2021-08-10 20:00 Europe/Lisbon À Distância de um Clique - Noite Europeia dos Investigadores 2021

Online 1440 Planetário do Porto - Centro Ciência Viva