Dia Internacional da Luz 2024

O Planetário do Porto – Centro Ciência Viva / Instituto de Astrofísica e Ciências do EspaçoUniversidade do Porto, são parceiros da UNESCO e da Network for Astronomy School Education (NASE) nas comemorações do "International Day of Light".

Nessa atividade as escolas, seus alunos e professores, de todo o mundo, realizarão, durante todo o ano de 2024, várias atividades de para assinalar esta efeméride. Essas atividades irão surgir nesta página, à medida que forem lançadas pela organização.

Este ano a Network for Astronomy School Education (NASE) assinala o Dia da Luz da UNESCO lançando o Desafio Messier. Assim, com o apoio do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva / Instituto de Astrofísica e Ciências do EspaçoUniversidade do Porto as escolas portuguesas são convidadas participar, através de duas atividades.

As atividades decorrerão em torno do "Catálogo de Messier". Na verdade, entre os anos de 1758 e 1782, Charles Joseph Messier, astrónomo francês (1730-1817), compilou uma lista de aproximadamente 100 objetos que, com os telescópios da época, eram muito difusos e difíceis de distinguir dos cometas.

Atividade 1

Bridges between cultures: 23 março, 2024 – 11h30-14h00 (hora de Portugal continental)

No sábado mais próximo do equinócio de março, 23 de março, num evento online chamado “Bridges between cultures” (Pontes entre culturas), foi apresentado o Desafio Messier. Se não pôde acompanhar o evento, a sua gravação está disponível AQUI.

Nota: evento em língua inglesa.

Atividade 2

Objetos de Messier na sua escola!

O objetivo essencial desta atividade é observar, pelo menos, um dos objetos do Catálogo de Messier. Para nela participar poderá:

1. Observar, a olho nu, com binóculos, ou telescópio, um dos seguintes objetos de Messier: Pleiades; Hyades; Andromeda Galaxy; Orion Nebula; Ptolomenus Cluster; Omega Centauri; The Jeweler; Greater Magallanic Cloud; Minor Magallanic Cloud. Grupos de alunos do ensino secundário poderão, caso assim o entendam, optar um qualquer outro objeto do Catálogo de Messier e cuja lista completa pode ser vista AQUI.

2. Desenhar, ou fotografar, o objeto observado.

3. Formalizar a participação na atividade, enviando, num mesmo email para newsletter.nase@gmail.com:

• o documento disponível AQUI.
  • fotos da preparação/execução da observação.
  • a votação do grupo de alunos, através do documento disponível AQUI, para o objeto de Messier mais interessante de observar. Com essa votação será feito um catálogo com os melhores objetos de Messier para se obervarem em contexto escola.

NA SUA ESCOLA

Apoio permanente à participação no Dia Internacional da Luz, através do email: ilidioandrecosta@astro.up.pt

Local: Planetário do Porto - CCV / ONLINE

2024-03-23 - 11:30