O Planetário do Porto – Centro Ciência Viva / Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço – Universidade do Porto, são parceiros da UNESCO e da Network for Astronomy School Education (NASE) nas comemorações do "International Day of Light".
Nessa atividade as escolas, seus alunos e professores, de todo o mundo, realizarão, durante todo o ano de 2024, várias atividades de para assinalar esta efeméride. Essas atividades irão surgir nesta página, à medida que forem lançadas pela organização.
Este ano a Network for Astronomy School Education (NASE) assinala o Dia da Luz da UNESCO lançando o Desafio Messier. Assim, com o apoio do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva / Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço – Universidade do Porto as escolas portuguesas são convidadas participar, através de duas atividades.
As atividades decorrerão em torno do "Catálogo de Messier". Na verdade, entre os anos de 1758 e 1782, Charles Joseph Messier, astrónomo francês (1730-1817), compilou uma lista de aproximadamente 100 objetos que, com os telescópios da época, eram muito difusos e difíceis de distinguir dos cometas.
Atividade 1 |
Bridges between cultures: 23 março, 2024 – 11h30-14h00 (hora de Portugal continental)
No sábado mais próximo do equinócio de março, 23 de março, num evento online chamado “Bridges between cultures” (Pontes entre culturas), foi apresentado o Desafio Messier. Se não pôde acompanhar o evento, a sua gravação está disponível AQUI. Nota: evento em língua inglesa. |
ONLINE |
Atividade 2 |
Objetos de Messier na sua escola!
O objetivo essencial desta atividade é observar, pelo menos, um dos objetos do Catálogo de Messier. Para nela participar poderá:
1. Observar, a olho nu, com binóculos, ou telescópio, um dos seguintes objetos de Messier: Pleiades; Hyades; Andromeda Galaxy; Orion Nebula; Ptolomenus Cluster; Omega Centauri; The Jeweler; Greater Magallanic Cloud; Minor Magallanic Cloud. Grupos de alunos do ensino secundário poderão, caso assim o entendam, optar um qualquer outro objeto do Catálogo de Messier e cuja lista completa pode ser vista AQUI.
2. Desenhar, ou fotografar, o objeto observado.
3. Formalizar a participação na atividade, enviando, num mesmo email para newsletter.nase@gmail.com:
|
NA SUA ESCOLA |
Atividade 3 |
Reunião Final
12:00 – 12:10 Sessão de abertura Beatriz García, Rosa M. Ros, Argentina, Spain. 12:10 – 12:20 Boas vindas pelo Governo da Cidade de Malargue, Mnedoza, Argentina, o anfitrião do evento cara-a-cara 12:20 – 12:20 “Messier Challenge in China”, Zhu Gyea 12:30 – 12:40 “Messier Challenge in Armenia”, Lilit Hovhannisyan 12:40 – 12:50 “Messier Challenge in Iran”, Maryam Papari 12:50 – 13:00 “Messier Challenge in Lithuania”, Rytis Babianskas 13:00 – 13:10 “Messier Challenge in Romania”, Corina Toma 13:10 – 13:28 “Messier Challenge in Malargue: 9 stations in the city and in Argentina”, várias apresentações da Argentina, Graciela Violaz, Beatriz García e professors de Marlargue 13:28 – 13:50 “Las constelaciones y la Uranometría Argentina”, Aantiago Paolantonio, Museo del Observatorio Astronómico de Córdoba, Argentina (em Espanhol) 13:50 – 14:00 Sessão de fecho
Link para a reunião AQUI |
ONLINE |
Apoio permanente à participação no Dia Internacional da Luz, através do email: ilidioandrecosta@astro.up.pt
O Planetário do Porto – Centro Ciência Viva / Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço – Universidade do Porto, são parceiros da UNESCO e da Network for Astronomy School Education (NASE) nas comemorações do "International Day of Light".
Nessa atividade as escolas, seus alunos e professores, de todo o mundo, realizarão, durante todo o ano de 2024, várias atividades de para assinalar esta efeméride. Essas atividades irão surgir nesta página, à medida que forem lançadas pela organização.
Planetário do Porto - CCV / ONLINE 1440 Planetário do Porto - Centro Ciência VivaNós usamos cookies para garantir que tenha a melhor das experiências no nosso website, ao dar o seu consentimento está de acordo que armazenemos estas cookies do seu lado. Fique a conhecer a nossa Politica de Privacidade.