Ensino das Ciências orientado para a resolução de problemas 2024/2025

A insistência em abordagens puramente expositivas/informativas no ensino das Ciências, conduz a níveis baixos de literacia científica dos alunos. Assim, na presente Oficina exploramos o ensino baseado na resolução de problemas, como mais uma estratégia ao serviço dos processos de ensino e aprendizagem. Analisaremos as interligações dos problemas científico-tecnológicos, ambientais e sociais que moldam o nosso mundo e a mobilização de conhecimentos de diferentes áreas disciplinares na resolução de problemas.

 

Ao abrigo da Portaria n.º 345/2008 existe a possibilidade de solicitar dispensa da componente não letiva, para participar nesta Formação.

 

Inscreva-se já AQUI. Contactaremos aquando da abertura de novas turmas.

Modalidade: Oficina de Formação, na componente específica de formação

Duração: 30 horas (5h presenciais + 5h remotas síncronas + 5h assíncronas + 15h de trabalho autónomo) 

Destinatários: Professores dos grupos 230, 510 e 520

N.º máximo de participantes: 15 (em cada uma das turmas), dado o regime de b-learning da ação.

Custo: gratuito para os docentes

Entidade formadora: Centro de Formação Júlio de Resende

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-112588/21

 

Calendarização e modalidades: a aguardar abertura de turma

 

Local de Formação

A partir do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, em sessões presenciais e remotas (síncronas e assíncronas).

 

Avaliação

A avaliação incidirá sobre o nível de participação do formando (quer nas dinâmicas presenciais, quer remotas) e em dois produtos concretos: um plano de intervenção em contexto profissional e uma apresentação multimédia.

O plano de intervenção compreende a conceção e aplicação/experimentação, em sala de aula, de recursos, a partir das metodologias, materiais e conhecimentos analisados nas sessões conjuntas.

A apresentação multimédia suportará a defesa da forma de idealização, conceção, aplicação e avaliação do plano de intervenção.

Adicionalmente, mas sem reflexo na classificação final do formando, será requerido o preenchimento de um formulário, para avaliação da ação de formação e de dois questionários de diagnose sobre astronomia. 

 

Formadores

Ilídio André Costa – Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara, Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço - Universidade do Porto

 

Inscrições

De acordo com as regras do POCH (Programa Operacional Capital Humano), as sessões realizadas aos sábados não se encontram cobertas por qualquer tipo de seguro escolar.

 

Inscreva-se já AQUI. Contactaremos aquando da abertura de novas turmas.




DETALHES
Local: A partir do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, em sessões online (síncronas e assíncronas)

Dia de inicio:
2024-09-15 - 09:00
Dia de fim:
2025-06-30 - 22:30

Evento gratuito
Adicionar à minha agenda 2024-09-15 09:00 2025-06-30 22:30 Europe/Lisbon Ensino das Ciências orientado para a resolução de problemas 2024/2025

A insistência em abordagens puramente expositivas/informativas no ensino das Ciências, conduz a níveis baixos de literacia científica dos alunos. Assim, na presente Oficina exploramos o ensino baseado na resolução de problemas, como mais uma estratégia ao serviço dos processos de ensino e aprendizagem. Analisaremos as interligações dos problemas científico-tecnológicos, ambientais e sociais que moldam o nosso mundo e a mobilização de conhecimentos de diferentes áreas disciplinares na resolução de problemas.

 

Ao abrigo da Portaria n.º 345/2008 existe a possibilidade de solicitar dispensa da componente não letiva, para participar nesta Formação.

 

Inscreva-se já AQUI. Contactaremos aquando da abertura de novas turmas.

A partir do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, em sessões online (síncronas e assíncronas) 1440 Planetário do Porto - Centro Ciência Viva