Café Filosófico Cosmológico - Pálido Ponto Azul

Um Café Filosófico é um espaço de diálogo e reflexão sobre temas do universo da filosofia.

O âmbito de um Café Filosófico não é o de uma palestra ou sala de aula, não se procura transmitir ou avaliar conhecimentos adquiridos mas, antes, reflectir em Diálogo com os outros participantes sobre os temas e problemas que vão surgindo durante a sessão.

Neste Café [Filosófico] Cosmológico no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva procuraremos levar a cabo um exercício filosófico muito particular, onde as intervenções dos participantes serão enquadradas no imponente cenário "cósmico" que é a cúpula do Planetário.

O mote do café será dado pela curta metragem de animação "Nós estamos aqui, Pálido Ponto Azul", da autoria de Tania Cunha, aluna de mestrado em Design da Imagem, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Esta curta metragem tem como objetivo despertar o interesse em pensamento crítico e ciência, mais concretamente Astronomia, no público em geral. Para tal, a animação explora visualmente o inspirador texto "Ponto Azul Claro", escrito e narrado por Carl Sagan, acerca da fotografia do nosso planeta obtida pela sonda Voyager 2.

Entrada livre e gratuita, limitada à lotação da sala.

Esta é uma atividade de preparação para a próxima Noite Europeia dos Investigadores, que se realizará no edifício do Planetário do Porto/ Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), a 29 de setembro de 2017.

O Café [Filosófico] Cosmológico no Planetário do Porto é uma organização conjunta com o Clube Filosófico do Porto.

Local: Planetário do Porto - CCV

Dia: 2017-04-13

Adicionar à minha agenda 2017-04-13 21:00 2017-04-13 23:00 Europe/Lisbon Café Filosófico Cosmológico - Pálido Ponto Azul

Planetário do Porto - CCV 1440 Planetário do Porto - Centro Ciência Viva