Através desta Oficina de formação, pensada para todos os que gostariam de conhecer as bases da astronomia moderna, pretende-se dar a conhecer como esta ciência, com espaço e tempos indeterminados, gera tanto fascínio. Veja a descrição completa da Oficina na sua página.
Inscreva-se já AQUI. Contactaremos aquando da abertura de novas turmas.
Modalidade: Oficina de Formação (na componente específica de formação - no caso dos professores), com opção de inscrição modular
Duração: 50h: 9h presenciais + 8h remotas síncronas + 8h assíncronas + 25h de trabalho autónomo (no caso dos professores que queiram que a oficina releve para os efeitos previstos no ECD - avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira)
Destinatários:
N.º mínimo de participantes: 10
N.º máximo de participantes: 20, em cada uma das turmas, que serão aberta em número que permita acolher todos os inscritos (apenas dependente da aceitação da calendarização a estabelecer)
Custo: gratuito para os docentes
Entidade formadora: Centro de Formação da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Calendarização: a aguardar calendarização para novas turmas
Conteúdos e modalidade (entre as sessões que, de seguida, se explicitam, decorrerá o trabalho autónomo e as sessões assíncronas):
Sessão 1 (atividades presenciais - 09h00 - 19h00)
"Módulo 1 - Ensino e Divulgação da Astronomia". Módulo destinado à reflexão sobre o conceito de ensino e sobre o de divulgação, o que potenciará a compreensão do efeito sinérgico que estas áreas podem ter na superação do apagamento curricular da astronomia, nos ensinos básicos e secundários, com consequente perpetuação de conceções alternativas sobre conceitos astronómicos. Estes serão mesmo o alvo final deste módulo.
Este módulo permitirá ainda a visita a dois centros dedicados ao ensino e à divulgação das ciências.
"Módulo 2 - Astronomia observacional". Neste módulo usaremos os recursos do sistema de simulação do Planetário do Porto para explorar o céu noturno, reconhecer as constelações mais significativas, as variações sazonais que ocorrem ao longo do ano e como as podemos usar para contar a passagem do tempo ou determinar a nossa localização.
"Módulo 3 - Distâncias e observações no universo". Neste módulo vamos falar da história do telescópio, dos diferentes tipos de telescópios/montagens, dos sistemas de coordenadas celestes e como utilizar tudo isto para fazer observação astronómica. Haverá ainda oportunidade para compreender se medem distâncias no Universo que nos conduzirá ao conceito de limite do Universo observável.
Sessão 2 (atividades online assíncronas: 09h00—13h00)
"Módulo 1 – Ensino e Divulgação da Astronomia".
"Módulo 2– Astronomia observacional".
"Módulo 3– Distâncias e observações no universo".
Sessão 3 (atividades online síncronas: 09h00—17h00)
"Módulo 2– Astronomia observacional".
"Módulo 3– Distâncias e observações no universo".
"Módulo 4– Estrelas e sistemas estelares". Neste módulo vamos explorar as estrelas e os planetas que polvilham o Universo. Começando pelos conceitos base de como nasce, vive e morre uma estrela e os seus planetas, passando pelos métodos de deteção dos mesmo e terminando numa experiência real de como se pode encontrar um exoplaneta.
Sessão 4 (atividades online síncronas - 13h00 - 15h00)
"Apresentação dos trabalhos finais dos formandos"
Local de Formação
A partir do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, em sessões presenciais e remotas (síncronas e assíncronas)
Metodologia
Cada módulo desenvolve-se com uma componente teórico-prática e uma outra prática, em dinâmicas presenciais e online (síncronas e assíncronas), conforme o seguinte escalonamento (valores em horas):
Presenciais | Assíncronas | Síncronas | |
Módulo 1 | 3 | 3,5 | |
Módulo 2 | 3 | 1,5 | 1,5 |
Módulo 3 | 3 | 1,5 | 1,5 |
Módulo 4 | 1,5 | 3 | |
Apresentação dos trabalhos | 2 |
Formadores
Elsa Moreira – Planetário do Porto - Centro Ciência Viva; Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço - Universidade do Porto
Filipe Pires – Planetário do Porto - Centro Ciência Viva; Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço - Universidade do Porto
Ilídio André Costa – Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara, Planetário do Porto - Centro Ciência Viva; Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço - Universidade do Porto
Ricardo Reis – Planetário do Porto - Centro Ciência Viva; Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço - Universidade do Porto
Docente responsável pela formação
Jorge Filipe Gameiro – Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço - Universidade do Porto
Avaliação
Apenas para os participantes que pretendam que a oficina releve para os efeitos previstos no ECD - avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira:
A avaliação incidirá sobre o nível de participação do formando (quer nas dinâmicas presenciais, quer remotas) e em dois produtos concretos: uma proposta de ação em contexto profissional e uma apresentação multimédia.
A proposta de ação em contexto profissional compreende a conceção e aplicação/experimentação, em contexto formal de ensino, das metodologias, materiais e conhecimentos analisados nas sessões conjuntas.
A apresentação multimédia suportará a defesa da forma de idealização, conceção, aplicação e avaliação da proposta de ação.
Inscrições
Inscreva-se já AQUI. Contactaremos aquando da abertura de novas turmas.
Através desta Oficina de formação, pensada para todos os que gostariam de conhecer as bases da astronomia moderna, pretende-se dar a conhecer como esta ciência, com espaço e tempos indeterminados, gera tanto fascínio. Veja a descrição completa da Oficina na sua página.
Inscreva-se já AQUI. Contactaremos aquando da abertura de novas turmas.
A partir do Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva, em sessões presenciais e remotas (síncronas e assíncronas) 1440 Planetário do Porto - Centro Ciência VivaNós usamos cookies para garantir que tenha a melhor das experiências no nosso website, ao dar o seu consentimento está de acordo que armazenemos estas cookies do seu lado. Fique a conhecer a nossa Politica de Privacidade.