Metodologias de ensino orientadas para a investigação: Astronomia de bolso

Através desta Oficina de formação, pensada para todos os que gostariam de conhecer as bases da astronomia moderna, pretende-se dar a conhecer como esta ciência, com espaço e tempos indeterminados, gera tanto fascínio..

 

Inscreva-se já:

- AQUI, se pretende que a oficina releve para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira Docente (ECD) - avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira*.

- AQUI, se pretende certificação desta Oficina, mas não como docente. Neste caso, pode inscrever-se em apenas alguns dos módulos*.

 

Modalidade: Oficina de Formação (na componente específica de formação - no caso dos professores), com opção de inscrição modular

Duração: 50h: 9h presenciais + 8h remotas síncronas + 8h assíncronas + 25h de trabalho autónomo (no caso dos professores que queiram que a oficina releve para os efeitos previstos no ECD - avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira)

Destinatários: 

  • Professores (grupos 230, 510 e 520)
  • Estudantes universitários e do ensino secundário;
  • Público não especilista, mas interessado em astronomia.

N.º máximo de participantes: 20, em cada uma das turmas, que serão aberta em número que permita acolher todos os inscritos (apenas dependente da aceitação da calendarização a estabelecer)

Entidade formadora: Centro de Formação da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

 

Custo da frequência de cada módulo: €80,00

Custo da oficina (50h): €300,00

 

Calendarização, conteúdos e modalidade (entre os sábados que, de seguida, se explicitam, decorrerá o trabalho autónomo e as sessões assíncronas):

 

Sábado 13 de novembro de 2021 (atividades presenciais - 9h00-19h00)

"Módulo 1 - Ensino e Divulgação da Astronomia". Módulo destinado à reflexão sobre o conceito de ensino e sobre o de divulgação, o que potenciará a compreensão do efeito sinérgico que estas áreas podem ter na superação do apagamento curricular da astronomia, nos ensinos básicos e secundários, com consequente perpetuação de conceções alternativas sobre conceitos astronómicos. Estes, serão, mesmo o alvo final deste módulo. Es módulo permitirá ainda a visita a dois centros dedicados ao ensino e à divulgação das ciências.

 

"Módulo 2 - Astronomia observacional". Neste módulo usaremos os recursos do sistema de simulação do Planetário do Porto para explorar o céu noturno, reconhecer as constelações mais significativas, as variações sazonais que ocorrem ao longo do ano e como as podemos usar para contar a passagem do tempo ou determinar a nossa localização.

 

"Módulo 3 - Distâncias e observações no universo". Neste módulo vamos falar da história do telescópio, dos diferentes tipos de telescópios/montagens, dos sistemas de coordenadas celestes e como utilizar tudo isto para fazer observação astronómica. Haverá ainda oportunidade para compreender se medem distâncias no Universo que nos conduzirá ao conceito de limite do Universo observável. 

 

 

Sábado 27 de novembro de 2021 (atividades online assíncronas - 9h00-13h00)

"Módulo 1 - Ensino e Divulgação da Astronomia"

"Módulo 2 - Astronomia observacional".

"Módulo 3 - Distâncias e observações no universo".

 

Sábado 11 de dezembro de 2021 (atividades online síncronas - 9h00-17h00)

"Módulo 2 - Astronomia observacional".

"Módulo 3 - Distâncias e observações no universo".

"Módulo 4 -  Estrelas e sistemas estelares". Neste módulo vamos explorar as estrelas e os planetas que polvilham o Universo. Começando pelos conceitos base de como nasce, vive e morre uma estrela e os seus planetas, passando pelos métodos de deteção dos mesmo e terminando numa experiência real de como se pode encontrar um exoplaneta.

 

Sábado 12 de fevereiro de 2022 (atividades online síncronas - 13h00-15h00)

"Apresentação dos trabalhos finais dos formandos"

 

Local de Formação

A partir do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, em sessões presenciais e remotas (síncronas e assíncronas)

 

Metodologia

Cada módulo desenvolve-se com uma componente teórico-prática e uma outra prática, em dinâmicas presenciais e online (síncronas e assíncronas), conforme o seguinte escalonamento (valores em horas): 

 

  Presenciais       Assíncronas       Síncronas
Módulo 1  3 3,5  
Módulo 2  3 1,5 1,5
Módulo 3  3 1,5 1,5
Módulo 4    1,5 3
Apresentação dos trabalhos     2

 

Formadores

Elsa Moreira – Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

Filipe Pires – Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

Ilídio André Costa – Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara, Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

 

Avaliação

Apenas para os participantes que pretendam que a oficina releve para os efeitos previstos no ECD - avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira:

A avaliação incidirá sobre o nível de participação do formando (quer nas dinâmicas presenciais, quer remotas) e em dois produtos concretos: uma proposta de ação em contexto profissional e uma apresentação multimédia.

A proposta de ação em contexto profissional compreende a conceção e aplicação/experimentação, em contexto formal de ensino, das metodologias, materiais e conhecimentos analisados nas sessões conjuntas.

A apresentação multimédia suportará a defesa da forma de idealização, conceção, aplicação e avaliação da proposta de ação. 

 

Inscrições*

AQUI, se pretende que a oficina releve para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira Docente (ECD) - avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira*.

AQUI, se pretende certificação desta Oficina, mas não como docente. Neste caso, pode inscrever-se em apenas alguns dos módulos*.

NOTA: em alguns dispositivos, ao aceder ao link de inscrição, poderá surgir a mensagem de erro "A sua ligação não é segura". Se tal acontecer, pode ignorá-la, pois tal não é verdade. Assim, bastará clicar no botão "Avançadas/Advanced" e, após, em "Prosseguir para www.astro.up.pt" (veja como proceder aqui).

 

Após a inscrição, ela pode ser anulada através de requerimento. Contudo, tal implica o pagamento de 50% do valor da propina, se a anulação acontecer até 2 dias úteis antes do início do curso. Após essa data, é devida a totalidade do valor.




DETALHES
Local: A partir do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, em sessões presenciais e remotas (síncronas e assíncronas)

Dia de inicio:
2021-09-01 - 08:00
Dia de fim:
2025-08-31 - 19:00

Preço: Euros
Adicionar à minha agenda 2021-09-01 08:00 2025-08-31 19:00 Europe/Lisbon Metodologias de ensino orientadas para a investigação: Astronomia de bolso

Através desta Oficina de formação, pensada para todos os que gostariam de conhecer as bases da astronomia moderna, pretende-se dar a conhecer como esta ciência, com espaço e tempos indeterminados, gera tanto fascínio..

 

Inscreva-se já:

- AQUI, se pretende que a oficina releve para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira Docente (ECD) - avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira*.

- AQUI, se pretende certificação desta Oficina, mas não como docente. Neste caso, pode inscrever-se em apenas alguns dos módulos*.

 

A partir do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, em sessões presenciais e remotas (síncronas e assíncronas) 1440 Planetário do Porto - Centro Ciência Viva