Oficina de formação: Astronomia de Bolso

Através desta Oficina de formação, pensada para todos os que gostariam de conhecer as bases da astronomia moderna (em processo de acreditação, no caso de professores Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores), pretende-se compreender como esta ciência gera tanto fascínio principalmente por envolver noções de tempo e espaço indeterminados.

Inscreva-se já:

- AQUI, se pretende que a oficina releve para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira Docente (ECD) - avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira.

- AQUI, se pretende certificação desta Oficina, mas não como docente. Neste caso, pode inscrever-se em apenas alguns dos módulos.

Modalidade: Oficina de Formação, com opção de inscrição modular

Duração: 25h síncronas (presenciais ou remotas, em função da evolução da pandemia) + 25 h não presenciais (no caso dos professores que queiram que a oficina releve para os efeitos previstos no ECD - avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira)

Destinatários:

• Professores
  • Estudantes universitários e do ensino secundário;
  • Público não especilista, mas interessado em astronomia.

N.º máximo de participantes: 20

Entidade formadora: Centro de Formação Ciência Viva

Custo da frequência de cada módulo (5h): €25,00

Custo da oficina (50h): €100,00

Calendarização e conteúdos (as datas serão anunciadas aquando da conclusão do processo de acreditação da Oficina):

Sábado 1

3,5 horas: "Módulo 1 - Ensino e Divulgação da Astronomia". Módulo destinado à reflexão sobre o conceito de ensino e sobre o de divulgação, o que potenciará a compreensão do efeito sinérgico que estas áreas podem ter na superação do apagamento curricular da astronomia, nos ensinos básicos e secundários, com consequente perpetuação de conceções alternativas sobre conceitos astronómicos. Estes, serão, mesmo o alvo final deste módulo.

3,5 horas: "Módulo 2 - Observação astronómica - conhecer o céu". Neste módulo usaremos os recursos do sistema de simulação do Planetário do Porto para explorar o céu noturno, reconhecer as constelações mais significativas, as variações sazonais que ocorrem ao longo do ano e como as podemos usar para contar a passagem do tempo ou determinar a nossa localização.

3,5 horas: "Módulo 3 - Telescópios - janelas para o Universo". Neste módulo vamos falar da história do telescópio, dos diferentes tipos de telescópios/montagens, dos sistemas de coordenadas celestes e como utilizar tudo isto para fazer observação astronómica.

Sábado 2

3,5 horas: "Módulo 4 - Introdução à Cosmologia". Módulo destinado à compreensão de alguns dos conceitos básicos em Cosmologia, o estudo da história, passada, presente e futura do Universo. Introdução a alguns dos conceitos fundamentais e ainda a exploração de alguns dos mais interessantes e importantes problemas da Cosmologia Moderna, como por exemplo a Matéria e a Energia Escura e as Ondas Gravitacionais.

3,5 horas: "Módulo 5 -  Estrelas e Exoplanetas". Neste módulo vamos explorar as estrelas e os planetas que polvilham o Universo. Começando pelos conceitos base de como nasce, vive e morre uma estrela e os seus planetas, passando pelos métodos de deteção dos mesmo e terminando numa experiência real de como se pode encontrar um exoplaneta.

3,5 horas: "Módulo 6 -  Distâncias em astronomia". Neste módulo vamos falar de como se medem distâncias no Universo, quando todos os objetos astronómicos, mesmo os mais próximos, estão literalmente a distâncias astronómicas. Vamos também abordar as escalas de distância no Universo, começando na unidade astronómica, passando pelo ano-luz e terminando no conceito de limite do Universo observável.

Sábado 3

14:00–18:00: "Módulo 7 - Apresentação dos trabalhos finais dos formandos"

Local de Formação

Planetário do Porto – Centro Ciência Viva

Metodologia

Cada módulo, dinamizado por um formador diferente, desenvolve-se com uma componente teórico-prática e uma outra prática.

Formadores

Elsa Moreira – Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

Filipe Pires – Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

Hilberto Silva – Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

Ilídio André Costa – Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara, Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

Ricardo Reis – Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

Avaliação

Apenas para os participantes que pretendam que a oficina releve para os efeitos previstos no ECD - avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira:

– Realização de um plano de ação para introdução de uma atividade prática relacionada com o tema/unidade escolhido a ser implementado em sala de aula;

– Partilha da experiência (última sessão) com eventual recurso a PowerPoint ou equivalente;

– Preenchimento de ficha de avaliação da ação de formação.

Inscrições

> AQUI, se pretende que a oficina releve para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira Docente (ECD) - avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira.

> AQUI, se pretende certificação desta Oficina, mas não como docente. Neste caso, pode inscrever-se em apenas alguns dos módulos.

Local: Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

2020-09-01 - 08:00
2021-08-31 - 19:00

Preço: Euros