«O Afeto da Escuta» – festival de ecologias sonoras

Com curadoria do Institute for Postnatural Studies (Madrid, Espanha), e organizado pelo Departamento de Arte Contemporânea da Ágora – Cultura e Desporto do Porto, E.M, o festival O Afeto da Escuta junta em diversos locais do Porto, nomeadamente Passos Manuel, Galeria da Biodiversidade e Planetário do Porto, entre os dias 10 e 12 de novembro, cerca de duas dezenas de artistas internacionais, incluindo compositores, artistas sonoros e investigadores acústicos.
A sessão do festival, de domingo de manhã, 12 novembro, irá decorrer na cúpula do Planetário do Porto entre as 10:30 e as 13:00.

Como é que os sons do planeta, de todas as suas criaturas e territórios estão a mudar com a crise climática? Como é que os animais percebem o ruído das atividades humanas e das nossas línguas faladas? Como é que uma planta soa quando se move, alongando as suas folhas para encontrar luz ou movendo as suas raízes em direção à água? Como é que ouvimos as erupções solares? Ou as ondas electromagnéticas? Como é que o som das placas tectónicas afeta o nosso humor e as nossas rotinas diárias? Consegues pensar em sons que se extinguiram?

Estas e muitas outras questões serão exploradas e incorporadas neste festival de artes e ciência, que se desdobra em concertos, conversas, ativações sonoras e performances. Amplificando, reverberando e enredando o ecossistema sónico da cidade, O Afeto da Escuta pretende ser uma plataforma aberta e lúdica de pensamento crítico coletivo em torno das ecologias sonoras e de exploração de novos modos de empatia para a nossa relação com o ambiente.

O AFETO DA ESCUTA PROGRAMA

> Dia 1 Sexta-feira, 10 Nov

Noite

• Sessão de abertura com
Institute for Postnatural Studies
• Concerto por KMRU

> Dia 2 Sábado, 11 Nov

Manhã

Tarde

Noite

• Workshop & concerto por Laraaji

• Video por Alexandra Daisy Ginsberg
• Sessão de escuta por Antoine Bertin e conversa
com Filipa Ramos
• Performance por Laia Estruch

• Conversa com Panamby & Wirawasu moderada por Gaspar Cohen
• Concerto por Wirawasu
• Concerto por Panamby

Passos Manuel
• Festa de Lovers & Lollypops com:
• Performance por Rezmorah
• DJ Set por Lechuga Zafiro
• DJ Set por Debi

> Dia 3 Domingo, 12 Nov

Manhã

Tarde

PLANETÁRIO DO PORTO
• Concerto por Interspecifics
• Performance por Marta Zapparoli
• Conversa com Interspecifics & Marta Zapparoli moderada por Gustavo Costa (Sonoscopia)

• Performance por Tartaruga Água
• Palestra-performance por Andrea Zarza
• Workshop por Infrasónica
• Performance por Ute Wassermann

A entrada é gratuita, sujeita à lotação de cada espaço,
e será feita por ordem de chegada.

Classificação etária: maiores de 6 anos.

Interspecifics
Comunicações Especulativas

Interspecifics é um coletivo de observação e transformação de fenómenos físicos, que reúne várias disciplinas artísticas e científicas para criar uma arte viva e híbrida que recorre à bricolagem e a conjuntos de hardware feitos à medida, a que chamam “máquinas ontológicas”. Interspecifics aproveita os vínculos vibratórios entre as espécies, utilizando frequências de som para associar mundos normalmente invisíveis, desde bactérias e bolor limoso até plantas e dados planetários mensuráveis, com os quais criam paisagens sonoras ambientais a partir de uma linguagem de padrões de comunicação — a intriga sónica a que Interspecifics chama “Ritmos não humanos”. Interspecifics é um laboratório de investigação artística independente internacional fundado na Cidade do México em 2013. Centrámos a nossa investigação no uso do som e de Inteligência Artificial para explorar padrões que surgem de biossinais e da morfologia de diferentes organismos vivos, como uma forma potencial de comunicação não humana. O nosso trabalho está profundamente moldado pelo contexto latinoamericano, onde a precariedade permite a ação criativa e as tecnologias ancestrais se encontram com formas vanguardistas de produção.

Marta Zapparoli
Espaço Gerado Interdimensional
, 2022
Uma peça resultante de uma investigação intensiva sobre o fenómeno transcendental das auroras boreais e as suas vozes. O espetáculo planeado recorre a registos de exterior de fenómenos naturais de rádio em frequências ultrabaixas (VLF) gravados na Noruega, combinados com o uso de um rádio de galena autoproduzido, luz, detetores e motores para simular uma versão audiovisual tecnológica das auroras boreais no espaço.
O aparelho detetor produz sons que respondem a campos eletromagnéticos e diferentes tipos e intensidades da luz gerada. Também são usados motores específicos para produzir uma continuidade das forças eletromagnéticas no espaço do espetáculo, captadas pelos sensores. Processos visíveis e invisíveis numa forma contida.
Este projeto teve o apoio de Musikfonds STIP(II) & NEUSTART KULTUR em 2022.

CONSULTAR TUDO SOBRE O FESTIVAL
Brochura "O Afeto da Escuta"
Galeria Municipal do Porto:
Institute for Postnatural Studies

ADIRA E PARTILHE O EVENTO DO FACEBOOK

LOCAIS

Rua de Passos Manuel 137 (ao Coliseu), 4000-385 Porto

Rua do Campo Alegre 1191, 4150-181 Porto

Planetário do Porto
Rua das Estrelas, 4150-762 Porto

Local: Galeria da Biodiversidade CCV, Planetário do Porto – CCV e Passos Manuel

2023-11-10 - 21:30