O Planetário do Porto – CCV, com o MHNC-UP e a Casa Comum apresentam uma palestra antológica com o despertar e as histórias de uma ciência recente, que persegue alguns dos maiores desígnios da humanidade: perceber o nosso lugar no Universo, entender como se formam as estrelas e os planetas que as orbitam e encontrar outros mundos, com a esperança de um dia mostrar que não estamos sós.

Nuno C. Santos vai revelar-nos as aventuras de cientistas, onde se inclui um grupo de Portugal, pioneiros na forma e na descoberta de outros mundos no Universo. Com ambição científica e engenho tecnológico, Portugal está a contribuir para estas descobertas com projetos de ciência e instrumentos revolucionários.

Nuno C. Santos terá como interlocutor Mário João Monteiro que conduzirá uma conversa, também com a assistência.

«Nos primeiros tempos do mundo, os ilhéus supunham-se os únicos habitantes da Terra; e, mesmo que assim fosse, eles não poderiam conceber o modo como se relacionar com os outros habitantes da Terra, de quem estavam separados pelos oceanos profundos e extensos. […] Mas não tenho absolutamente qualquer dúvida de que o tempo, pai das verdades futuras, que nos revelou tantas coisas ignoradas pelos nossos antepassados, dê a conhecer aos nossos descendentes, por sua vez, aquilo que é hoje nosso desejo saber.»

— John Wilkins, 1638, The Discovery of a World in the Moone

Nuno Cardoso Santos é investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e Professor Auxiliar no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. É o investigador responsável em Portugal pelo projeto ESPRESSO. Em 2004, foi o autor principal do artigo onde se publicou a descoberta do primeiro planeta potencialmente rochoso a orbitar outra estrela. Em 2009, foi-lhe atribuída uma “Starting Grant” pelo European Research Council (ERC) que lhe permitiu criar uma equipa de investigadores, atualmente com cerca de 25 elementos, a trabalhar na pesquisa de planetas extra-solares. Em 2022, o mesmo conselho europeu ERC atribuiu a Nuno C. Santos uma “Advanced Grant” para desenvolver métodos de análise de dados que permitirão detetar e estudar outras Terras.

Mário João Monteiro é investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e Professor Associado no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. É atualmente Diretor do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Delegado de Portugal ao Programa Científico da Agência Espacial Europeia (ESA). Trabalha na área da Estrutura e Evolução Estelar, com particular interesse no uso da helio- e astero-sismologia para estudar a física do interior das estrelas semelhantes ao nosso Sol.

Este evento está integrado nas Noites no Pátio do Museu e pode-se consultar a programação geral aqui.
A entrada é livre até ao limite da lotação.

Adira e partilhe o evento do Facebook.

Local: Pátio do Museu de História Natural e Ciência da U. Porto (edifício da Reitoria da U. Porto, com entrada pelo Jardim da Cordoaria)

Dia: 2022-07-21

Adicionar à minha agenda 2022-07-21 21:30 2022-07-21 23:00 Europe/Lisbon PALESTRA DO PLANETÁRIO: «À procura de outras Terras no Universo», com Nuno C. Santos

Pátio do Museu de História Natural e Ciência da U. Porto (edifício da Reitoria da U. Porto, com entrada pelo Jardim da Cordoaria) 1440 Planetário do Porto - Centro Ciência Viva