Noite Europeia dos Investigadores – Poluição luminosa

Como é que a poluição luminosa afeta a Astronomia e o nosso dia-a-dia? Descubram na Noite Europeia dos Investigadores 2021, no Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

• Tertúlia "O fim do céu escuro", por Luís Lopes
    Astrónomo amador & Professor no Dep. de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Como é que a poluição luminosa afeta a Astronomia e o nosso dia-a-dia? Descubram nesta conversa informal.

• Observação do céu com telescópios
  • Jogo "Conta as estrelas", para medição da poluição luminosa
  • Curta metragem imersiva “Luzes na Escuridão”
    (em loop no planetário)
  • Jogo do Sistema Solar
  • Exposição de meteoritos

Atividades a decorrerem em simultâneo.

Nota: as atividades Observação do céu com telescópios e Jogo "Conta as estrelas", para medição da poluição luminosa só se realizam se a meteorologia o permitir.

INSCRIÇÕES AQUI

O projeto REGGAE – Researchers for European Green Growth and Education é liderado pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica com o i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e o ITQB - Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier e conta com o apoio da Rede de Centros Ciência Viva. São 21 locais em 17 vilas e cidades de todo o país para apresentação do trabalho desenvolvido pela comunidade científica. Este projecto é financiado pelo Programa de Inovação e Investigação da União Europeia, Horizonte2020.

Local: Planetário do Porto – Centro Ciência Viva

Dia: 2021-09-24

Adicionar à minha agenda 2021-09-24 21:00 2021-09-24 23:00 Europe/Lisbon Noite Europeia dos Investigadores – Poluição luminosa

Planetário do Porto – Centro Ciência Viva 1440 Planetário do Porto - Centro Ciência Viva