Formação Contínua Reconhecida: Exoplanetas (2ª edição)

Desde a deteção, em 1995, do primeiro exoplaneta em órbita a um outro sol, mais de 3800 planetas extrassolares foram entretanto confirmados. A grande maioria destes mundos distantes foi detetada por meio da observação de trânsitos planetários ou então através de espetroscopia Doppler. Depois do sucesso da primeira edição o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva numa colaboração com a ESERO - Portugal levam a cabo uma nova edição da ação de formação gratuíta "Exoplanetas – introdução às técnicas de deteção de planetas extrassolares". Inteiramente dinamizada por astrónomos profissionais, trabalhar-se-á os conceitos básicos subjacentes à deteção de planetas extrassolares, culminando na deteção de um planeta com recurso a dados científicos reais. Esta ação de curta duração (ACD) encontra-se já reconhecida pelo Centro de Formação Ciência Viva relevando, assim, para os efeitos previstos no ECD: avaliação do desempenho e/ou progressão na carreira.

MODALIDADE: Ação de Formação de Curta Duração

DURAÇÃO: 6h presenciais

DESTINATÁRIOS: Professores dos grupos de recrutamento 500, 510, 520 e 550

N.º MÁXIMO DE PARTICIPANTES: 20

ENTIDADE FORMADORA: Centro de Formação Ciência Viva

PROGRAMA

09:15—10:30  Introdução teórica: Exoplanetas e técnicas de deteção  Tiago Campante
10:30—12:00  Atividade prática I: Simulando a deteção de um trânsito planetário  Ricardo Reis
[intervalo para almoço; almoço não incluído]
14:00—16:30  Atividade prática II: Detetando um planeta com recurso a dados científicos reais  Tiago Campante, Luisa Serrano, João Camacho

16:30—17:15  Atividade imersiva: Vida - uma história cósmica  Ricardo Reis

LOCAL DE FORMAÇÃO

Planetário do Porto – Centro Ciência Viva

OBJETIVOS

– Introduzir a temática tão atual dos exoplanetas e das respetivas técnicas de deteção.
– Dotar os participantes de conhecimento prático no que respeita às técnicas mais comuns de deteção de planetas extrassolares.
– Dar aos participantes a oportunidade de interagirem com astrónomos profissionais.

FORMADORES

Tiago Campante (organizador)
Ricardo Reis
João Camacho
Luisa Serrano

AVALIAÇÃO

A avaliação passará pela análise das reflexões escritas (máximo de uma página A4), sobre dois tópicos: i) contributos da ACD para a formação pessoal e profissional do docente; ii) explicitação da forma como o docente integraria uma das atividades, selecionada livremente por ele a partir das que forem trabalhadas na ACD, na sua prática letiva.

Adicionalmente será requerido o preenchimento de uma ficha de avaliação da ação de formação.

> Clique AQUI.

Local: Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

Dia: 2019-11-16

Adicionar à minha agenda 2019-11-16 09:15 2019-11-16 17:15 Europe/Lisbon Formação Contínua Reconhecida: Exoplanetas (2ª edição)