Lançamento da Missão Espacial EUCLID

No próximo dia 1 de julho, pelas 16h 12 min (hora de Portugal Continental), está previsto que a missão EUCLID, da Agência Espacial Europeia (ESA), seja lançada para o espaço, a bordo do lançador Falcon 9 da SpaceX.

O Planetário do Porto – Centro Ciência Viva e o Instituto de Astrofísica e Ciência do Espaço associam-se a este evento. Antes de assistir à transmissão do lançamento da missão, no auditório do Planetário do Porto, o investigador Carlos Martins irá fazer um resumo da missão e dos seus objetivos científicos.

A missão tem como objetivo estudar a natureza de dois componentes desconcertantes do universo: matéria e energia escura. A primeira é uma forma hipotética de matéria que se pensa permear e fornecer ao Universo cerca de 80% de sua massa e atuar como uma cola cósmica que mantém as galáxias unidas, enquanto a segunda parece ser uma força misteriosa capaz de acelerar a expansão do universo. Ambas não emitem energia na forma eletromagnética e por isso são invisíveis pelos métodos astronómicos tradicionais e os astrónomos só conseguem inferir sua existência medindo sua influência no comportamento de estrelas e galáxias distantes.

Os cientistas estão otimistas de que os dados do EUCLID começarão a ajudar a desvendar um dos maiores enigmas da cosmologia moderna.

A missão espacial EUCLID resulta do esforço de mais de 12 anos de cerca de 2000 investigadores vindos de 300 laboratórios e 17 países diferentes (Europa, Estados Unidos da América do Norte, Canadá e Japão).
Programado para lançamento em 1 de julho, EUCLID demorará um mês para atravessar o sistema solar até seu destino a 1,5 milhões de km da Terra para so colocar numna posição conhecida como o segundo ponto de Lagrange. Aqui a nave será capaz de espreitar para o espaço profundo com o Sol, a Terra e a lua atrás dele. O telescópio espacial de 2 toneladas começará então seu levantamento do céu profundo e espera-se que em novembro de 2023 os primeiros dados começam a chegar.

Para saber mais sobre o EUCLID e a participação portuguesa com o IA nesta missão:

Local: Planetário do Porto – CCV

Dia: 2023-07-01

Adicionar à minha agenda 2023-07-01 15:00 2023-07-01 17:00 Europe/Lisbon Lançamento da Missão Espacial EUCLID

Planetário do Porto – CCV 1440 Planetário do Porto - Centro Ciência Viva