A Escola Ciência Viva – Escola da Terra e do Espaço é um projeto educativo da Universidade do Porto, em colaboração com a Câmara Municipal do Porto, resultante da parceria entre o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva e a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva.
Trata-se de um projeto que, partilhando os valores e princípios da Rede de Escolas Ciência Viva, é o primeiro a apresentar um programa educativo que resulta da articulação de dois Centros Ciência Viva.
A Escola Ciência Viva da Terra e do Espaço aborda as aprendizagens essenciais, de várias áreas de conhecimento do 1.º ciclo do ensino básico, recorrendo a metodologias de trabalho orientadas para a investigação.
Partindo da questão problema, “Porque é que (só) há Vida (e tanta) na Terra?”, duas turmas do 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico estrearam a Escola da Terra e do Espaço, e tiveram a oportunidade de, durante uma semana, visitar exposições, assistir a sessões de planetário, trabalhar em laboratórios de investigação científica, fazer saídas de campo, realizar experiências e investigações, desenvolver a sua veia criativa e fazer todas as perguntas!
No Planetário do Porto – CCV, compreenderam, através da realização de atividades experimentais, as condições que um planeta tem de ter para suportar a vida: densidade compatível com planeta rochoso, água líquida, como resultado, também, de uma atmosfera com oxigénio e geradora de efeito de estufa. Para rematar as atividades os alunos foram caçar micrometeoritos e compreender a sua importância na história da Terra e do Sistema Solar.
Na Galeria da Biodiversidade – CCV, exploraram, observaram e descreveram a diversidade de seres vivos que connosco partilham o planeta. Depois de uma visita orientada à exposição permanente da Galeria da Biodiversidade, foi tempo de percorrer o Jardim Botânico da Universidade do Porto e coletar amostras de águas dos seus lagos. Com recurso ao microscópio e à lupa binocular, descobriram um invisível mundo vivo, e perceberam a diferença entre as células animais e vegetais. Aliando a criatividade ao rigor científico, criaram a sua própria coleção de folhas e outros elementos vegetais, recolhidos meticulosamente no Jardim, aprendendo o que é e para que serve um herbário. Sem esforço, dominaram a linguagem da ciência, aprendendo e praticando a escrita de nomes científicos.
Ainda houve tempo para uma visita à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde os alunos puderam contactar com investigadores nos seus laboratórios e exploraram fenómenos físicos, químicos e bioquímicos que nos permitem perceber a forma como o nosso planeta funciona.
E para terminar em beleza, as sextas-feiras começaram por ser muito bem passadas com dois encontros: A Hora do Cientista e o A Hora do Artista. Na primeira semana, estiveram na companhia da cientista Cristiana Vieira, bióloga e curadora do Herbário do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, e da artista plástica Assunção Melo; na segunda semana, o encontro foi José Manuel Grosso-Silva, biólogo e curador de entomologia do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, e do designer e artista Luís Mendonça (também conhecido por Gémeo Luís); docente e investigador na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto e designer da exposição permanente da Galeria da Biodiversidade.
As sextas terminaram com um momento de sistematização e reflexão em que os professores subiram ao palco e em que os encarregados de educação foram convidados a participar.
25 a 29 de setembro, 2023
Agrupamento de Escolas Eugénio Andrade
Turma do 4º ano da Escola Básica Augusto Lessa
Agrupamento de Escolas Carolina Michaelis
Turma do 4º ano da Escola Básica da Constituição
9 a 13 de outubro, 2023
Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas
Turma do 4º ano da Escola Básica da Torrinha
Agrupamento de Escolas Pêro Vaz de Caminha
Turma do 4º ano da Escola Básica de S Tomé
3 a 7 de junho, 2024
Agrupamento de Escolas António Nobre
Turma do 4º ano da Escola Básica Monte Aventino
Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique
Turma do 4º ano da EB1JI Bom Sucesso
17 a 21 de junho, 2024
Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano
Turma do 4º ano da Escola Básica das Flores
Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto
Turma do 4º ano da EB1 Cerco
“Escola Ciência Viva da Terra e do Espaço”
“Aulas já começaram no Planetário e na Galeria da Biodiversidade”, Porto. | 2023/10/03
“Centros Ciência Viva abrem no Planetário e na Galeria da Biodiversidade”, Porto. | 2023/10/12
“Alunos das escolas básicas da Torrinha e de S. Tomé descobrem encantos da ciência”, Porto. | 2023/10/16
Consultar sobre a Escola da Terra e do Espaço e parcerias
A Escola Ciência Viva – Escola da Terra e do Espaço é um projeto educativo da Universidade do Porto, em colaboração com a Câmara Municipal do Porto, resultante da parceria entre o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva e a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva.
Trata-se de um projeto que, partilhando os valores e princípios da Rede de Escolas Ciência Viva, é o primeiro a apresentar um programa educativo que resulta da articulação de dois Centros Ciência Viva.
Planetário do Porto – CCV e Galeria da Biodiversidade – CCV 1440 Planetário do Porto - Centro Ciência VivaNós usamos cookies para garantir que tenha a melhor das experiências no nosso website, ao dar o seu consentimento está de acordo que armazenemos estas cookies do seu lado. Fique a conhecer a nossa Politica de Privacidade.