Escola Ciência Viva – Escola da Terra e do Espaço

A Escola Ciência Viva – Escola da Terra e do Espaço é um projeto educativo da Universidade do Porto, em colaboração com a Câmara Municipal do Porto, resultante da parceria entre o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva e a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva.

Trata-se de um projeto que, partilhando os valores e princípios da Rede de Escolas Ciência Viva, é o primeiro a apresentar um programa educativo que resulta da articulação de dois Centros Ciência Viva.

PROGRAMA EDUCATIVO

A Escola Ciência Viva da Terra e do Espaço aborda as aprendizagens essenciais, de várias áreas de conhecimento do 1.º ciclo do ensino básico, recorrendo a metodologias de trabalho orientadas para a investigação.
Partindo da questão problema, “Porque é que (só) há Vida (e tanta) na Terra?”, duas turmas do 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico estrearam a Escola da Terra e do Espaço, e tiveram a oportunidade de, durante uma semana, visitar exposições, assistir a sessões de planetário, trabalhar em laboratórios de investigação científica, fazer saídas de campo, realizar experiências e investigações, desenvolver a sua veia criativa e fazer todas as perguntas!

No Planetário do Porto – CCV, compreenderam, através da realização de atividades experimentais, as condições que um planeta tem de ter para suportar a vida: densidade compatível com planeta rochoso, água líquida, como resultado, também, de uma atmosfera com oxigénio e geradora de efeito de estufa. Para rematar as atividades os alunos foram caçar micrometeoritos e compreender a sua importância na história da Terra e do Sistema Solar.

Na Galeria da Biodiversidade – CCV, exploraram, observaram e descreveram a diversidade de seres vivos que connosco partilham o planeta. Depois de uma visita orientada à exposição permanente da Galeria da Biodiversidade, foi tempo de percorrer o Jardim Botânico da Universidade do Porto e coletar amostras de águas dos seus lagos. Com recurso ao microscópio e à lupa binocular, descobriram um invisível mundo vivo, e perceberam a diferença entre as células animais e vegetais. Aliando a criatividade ao rigor científico, criaram a sua própria coleção de folhas e outros elementos vegetais, recolhidos meticulosamente no Jardim, aprendendo o que é e para que serve um herbário. Sem esforço, dominaram a linguagem da ciência, aprendendo e praticando a escrita de nomes científicos.

Ainda houve tempo para uma visita à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde os alunos puderam contactar com investigadores nos seus laboratórios e exploraram fenómenos físicos, químicos e bioquímicos que nos permitem perceber a forma como o nosso planeta funciona.

E para terminar em beleza, as sextas-feiras começaram por ser muito bem passadas com dois encontros: A Hora do Cientista e o A Hora do Artista. Na primeira semana, estiveram na companhia da cientista Cristiana Vieira, bióloga  e curadora do Herbário do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, e da artista plástica Assunção Melo; na segunda semana, o encontro foi José Manuel Grosso-Silva, biólogo e curador de entomologia do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, e do designer e artista Luís Mendonça (também conhecido por Gémeo Luís); docente e investigador na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto e designer da exposição permanente da Galeria da Biodiversidade.

As sextas terminaram com um momento de sistematização e reflexão em que os professores subiram ao palco e em que os encarregados de educação foram convidados a participar.

PLANIFICAÇÃO SEMANAL DAS ATIVIDADES

25 a 29 de setembro

Agrupamento de Escolas Eugénio Andrade
Turma do 4º Ano de Escolaridade. Professor Francisco José Gaspar Martins.

Agrupamento de Escolas Carolina Michaelis
Turma do 4º Ano de Escolaridade. Professora Cristina Teixeira.

9 a 13 de outubro

Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas
Turma do 4º Ano de Escolaridade. Professor Rui Melo.

Agrupamento de Escolas Pêro Vaz de Caminha
Turma do 4º Ano de Escolaridade. Professor Pedro Almeida.

Plano das atividades semanais

ESCOLA CIÊNCIA VIVA DA GALERIA DA BIODIVERSIDADE

Escolas Ciência Viva da Terra e do Espaço

NOTÍCIAS