O Dia Mais Curto: a Festa da Curta-Metragem 2023

O DIA MAIS CURTO regressa em dezembro, com uma edição à medida dos seus 11 anos de existência. Junte-se a nós e dê as boas-vindas a mais um Inverno na companhia de uma fantástica sessão de cinema!

Todos os anos, entre 21 e 22 de dezembro, o Inverno chega ao hemisfério Norte do globo terrestre. Esta transição, que dá pelo nome de Solstício de Inverno, assinala também o dia mais curto do ano, que inspirou a criação da festa que celebra o formato mais curto e original do Cinema em todo o mundo: O Dia Mais Curto.

A U. Porto adere pela quarta vez a esta iniciativa, com a exibição de 3 programas presenciais gratuitos, em 3 espaços distintos da universidade: Planetário do Porto CCV, Galeria da Biodiversidade e Casa Comum (Reitoria da U.Porto).

Nesta edição, a Agência da Curta Metragem propõe 4 programas diversos para todas as idades e públicos, com filmes portugueses ou internacionais, que serão exibidos de norte a sul do país, incluindo as ilhas.

Para destacar as produções feitas em Portugal, o programa “Novas Curtas Portuguesas” inclui algumas narrativas que farão refletir sobre alguns problemas na sociedade atual. “Curtas do Mundo” apresenta uma seleção das curtas-metragens internacionais que competem para o prémio ESFAA (European Short Film Audience Award) 2023, enquanto as secções dedicadas aos mais novos, “Curtinhas para Todos” (M/6) e “Amiguinhos” (M/3), destinam-se a explorar os universos emblemáticos do cinema de animação.

Aos programas propostos pela Agência da Curta Metragem, somam-se ainda as programações próprias das várias associações ou cineclubes que aderiram ao evento, sessões especiais para escolas, e a sua exibição televisiva ou online.

Junte-se à celebração do formato mais criativo e original do cinema e dê as boas-vindas ao Inverno na melhor companhia!

PROGRAMAÇÃO NA U. PORTO

No Planetário do Porto CCVGaleria da Biodiversidade e na Casa Comum, as entradas são livres, até à lotação limitada dos lugares existentes.

21 Dez. 17:00 – Planetário do Porto – CCV (Auditório)
Curtinhas para todos

Há filmes que nos apertam o coração e que nos fazem dar as mais estranhas gargalhadas pelas mais diversas razões, seja pela estranheza do inesperado, ou até pela impertinência das ocasiões. Estas sete animações prometem encantar os mais novos e as famílias.

Duração 45’ · M/6

O CARROSSEL
Augusto Schillaci · Argentina, 2022 · ANI · 10’
Uma história emocionante sobre os operadores de carrosséis que dedicam as suas vidas a levar diversão e alegria às crianças.

GATO
Julia Ocker · Alemanha, 2022 · ANI · 4’
O gato tem uma receita especialmente deliciosa: Sopa de Rato!

DESLUMBRAMENTO
Martin Clerget · França, 2022 · ANI · 3’
Um urso é acordado em plena hibernação por um coelho ladrão. Nesta única e cintilante noite, nascerá uma amizade e um espetáculo de encanto.

BOOM
Charles Di Cicco, Gabriel Augerai, Laurie Pereira de Figueiredo, Romain Augier, Yannick Jacquin · França, 2022 · ANI · 15’
Um casal de pássaros faz o possível para proteger os seus ovos de uma erupção vulcânica.

IRMÃS
Anne-Sophie Gousset, Clément Céard · França, 2022 · ANI · 7’
Serem irmãs é partilharem uma ligação especial e rirem-se juntas. É também serem impulsionadas pelo amor. Mas estas irmãs partilham algo um pouco diferente, e não há mal nenhum nisso.

O QUE SE PASSA COM O TEMPO?
Irene Iborra · Espanha, 2022 · ANI · 10’
O sol nasce feliz no horizonte e é recebido pela mais bela paisagem, enquanto os humanos, que também acordam, fazem o que sempre fizeram: derrubam árvores, constroem prédios gigantes e poluem sem se preocupar.

O GANSO
Jan Míka · República Checa, França, 2023 · ANI · 10’
Um rapaz sonha ser um jogador de futebol famoso, que jogará em grandes estádios - mas primeiro tem de ganhar um jogo contra um ganso num pequeno quintal.

21 Dez. 18:30 – Galeria da Biodiversidade*

Curtas do Mundo (Prémio do Público Europeu)

Na sessão de curtas-metragens internacionais, apresentam-se alguns dos filmes europeus premiados pelo público dos grandes festivais de cinema que, este ano, competem para o prémio ESFAA - European Short Film Audience Award. Uma sessão de encontros, uma jovem turca de regresso à sua terra natal, um veterano afegão que cruza a vida de Nathalie, CEO de classe alta, dois estudantes universitários que se apaixonam.

Duração 67’ · M/12

* O acesso à sessão Curtas do Mundo na Galeria da Biodiversidade requer marcação prévia através do email galeria@mhnc.up.pt.

21 Dez. 21:30 – Casa Comum (Reitoria da U.Porto)

Novas Curtas Portuguesas

A inegável qualidade das curtas-metragens portuguesas tem sido reconhecida e premiada em festivais de cinema por todo o mundo. O programa aqui apresentado traz-nos diferentes reflexões sobre problemas permanentes na sociedade atual, através da ficção e animação.

Duração 83’ · M/12

Conheça o programa completo da edição deste ano desta iniciativa no website oficial.

O Dia Mais Curto 2023 from Curtas Metragens CRL on Vimeo.

Adira e partilhe o evento do Facebook sobre estas sessões na U. do Porto.

Local: Auditório do Planetário do Porto – CCV

Dia: 2023-12-21

Adicionar à minha agenda 2023-12-21 17:00 2023-12-21 18:00 Europe/Lisbon O Dia Mais Curto: a Festa da Curta-Metragem 2023

Auditório do Planetário do Porto – CCV 1440 Planetário do Porto - Centro Ciência Viva