O Dia Mais Curto: a Festa da Curta-Metragem 2022

Em 2022, assinala-se a décima edição de O DIA MAIS CURTO que é já uma tradição cinéfila. O Dia Mais Curto regressa em dezembro, com uma especial edição de aniversário, repleta de celebrações por todo o país e um programa à altura desta década de existência. Junte-se a nós e dê as boas-vindas a mais um Inverno no conforto do cinema!

Todos os anos, entre 21 e 22 de dezembro, o Inverno chega ao hemisfério Norte do globo terrestre. Esta transição, que dá pelo nome de Solstício de Inverno, assinala também o dia mais curto do ano, que inspirou a criação da festa que celebra o formato mais curto e original do Cinema em todo o mundo: O Dia Mais Curto.

A U. Porto adere pela terceira vez a esta iniciativa, com a exibição de 3 programas presenciais gratuitos, em 3 espaços distintos da universidade: Planetário do Porto CCV, Galeria da Biodiversidade e Casa Comum (Reitoria da U.Porto).

Nesta especial edição, a Agência da Curta Metragem propõe 4 programas diversos para todas as idades e públicos, com filmes portugueses ou internacionais, que serão exibidos de norte a sul do país, incluindo as ilhas.

Novas Curtas Portuguesas” é a oportunidade perfeita para conhecer autores nacionais e as histórias que têm para nos contar. Uma seleção de filmes made in Portugal que inclui alguns dos favoritos da última edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema. O programa “Curtas do Mundo” apresenta curtas-metragens internacionais que têm como mote o humor. Três obras de diferentes hemisférios prometem muitas gargalhadas a par de um olhar astuto sobre a sociedade contemporânea, enquanto as secções dedicadas aos mais jovens, “Curtinhas para Todos” (M/6) e “Amiguinhos” (M/3), pretendem mostrar a crianças e famílias que, tal como a nossa imaginação, também o cinema de animação não tem limites.

Aos programas propostos pela Agência da Curta Metragem, somam-se ainda as programações próprias das várias associações ou cineclubes que aderiram ao evento, sessões especiais para escolas, e a sua exibição televisiva ou online.

No Planetário do Porto, na sessão das Novas Curtas Portuguesas, contaremos com a presença de João Gonzalez, realizador de ICE MERCHANTS.

Junte-se à celebração do formato mais criativo e original do Cinema e dê as boas-vindas ao Inverno na melhor companhia!

PROGRAMAÇÃO NA U. PORTO

No Planetário do Porto CCVGaleria da Biodiversidade e na Casa Comum, as entradas são livres, até à lotação limitada aos lugares existentes.

21 Dez. 17:00 – Planetário do Porto – CCV (Auditório)
Novas Curtas Portuguesas

A inegável qualidade das curtas-metragens portuguesas tem sido reconhecida em festivais de cinema de todo o mundo, revelando todos os anos novos talentos. O programa aqui apresentado atravessa os géneros da animação e ficção e inclui alguns dos favoritos do público na última edição do Curtas Vila do Conde.

Duração 68’ · M/12

O CASACO ROSA
Mónica Santos · Portugal, França, 2022 · ANI · 8'
Anna, uma trabalhadora temporária, passeia o cão de manhã antes de ir às compras. Vagueia pela secção de produtos com desconto do supermercado, tentando encontrar os mais acessíveis. À medida que se aproxima da caixa, a agência liga; perdeu o turno. The Shift procura capturar a condição vulnerável de um trabalhador temporário e revelar as consequências imediatas da distância perigosamente curta e sempre presente que separa emprego e pobreza, segurança e tumulto.

O HOMEM DO LIXO
Laura Gonçalves · Portugal, 2022 · ANI, DOC · 12’
Numa tarde quente de Agosto, a família junta-se à mesa. As memórias de cada um vão-se cruzando para recordar a história do tio Botão. Da ditadura à emigração para França, onde trabalhou como homem do lixo, e quando voltava a Belmonte na carrinha cheia de “lixo”que transformava num verdadeiro tesouro.

AOS DEZASSEIS
Carlos Lobo · Portugal, 2022 · FIC · 14’
Uma escola, um skatepark e um concerto. Sara acaba de fazer dezasseis anos.

Margarida Vila-Nova · Portugal, 2022 · FIC · 20’
Um homem atravessa a cidade tentando manter a rotina. Enquanto se confronta com uma realidade alheia ao seu sofrimento, prepara a sua despedida.

ICE MERCHANTS
João Gonzalez · Portugal, França, Reino Unido, 2022 · ANI · 14’
Um homem e o seu filho saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite.

21 Dez. 18:30 – Galeria da Biodiversidade*

Amiguinhos

A partir de uma seleção de filmes de vários países europeus do Short Circuit - uma rede europeia de organismos que se dedicam à promoção e divulgação de curtas-metragens - descobrimos diferentes encantamentos do Cinema. Tudo muda neste “Amiguinhos”, a primavera transforma-se em inverno, uma lagarta torna-se numa linda borboleta e uma toupeira pode até transformar-se na própria lua!

Duração 42’ · M/3

* O acesso à sessão Amiguinhos na Galeria da Biodiversidade requer marcação prévia através do email galeria@mhnc.up.pt.

21 Dez. 21:30 – Casa Comum (Reitoria da U.Porto)

Curtas do Mundo

Esta é uma sessão de curtas-metragens internacionais que apresenta várias visões do mundo nos dias de hoje, desde uma viagem de reformadas pela Europa, passando pela realidade musical dos estafetas brasileiros, sem esquecer o espírito da época natalícia em tom de humor negro pela curta checa “A Glória da Malvada Eliz”.

Duração 63’ · M/12

Conheça o programa completo da edição deste ano desta iniciativa no website oficial.

Adira e partilhe o evento do Facebook sobre estas sessões na U. do Porto.

O Dia Mais Curto 2022 from Agência - Portuguese Short Films on Vimeo.

Local: Auditório do Planetário do Porto – CCV

Dia: 2022-12-21

Adicionar à minha agenda 2022-12-21 17:00 2022-12-21 18:10 Europe/Lisbon O Dia Mais Curto: a Festa da Curta-Metragem 2022

Auditório do Planetário do Porto – CCV 1440 Planetário do Porto - Centro Ciência Viva