O Dia Mais Curto: a Festa da Curta-Metragem 2021

Em 2021, assinala-se a nona edição de O DIA MAIS CURTO que é já uma tradição cinéfila.

No dia que marca a chegada do Inverno, será também prestada uma homenagem à Sétima Arte, com sessões por todo o país. Se, por um lado, a 21 de dezembro se assinala o momento em que o Sol está no seu ponto mais distante do equador, por outro, festeja-se o momento em que estamos mais perto do Cinema.

A U. Porto adere pela segunda vez a esta iniciativa, com a exibição de 3 programas presenciais, em 3 espaços distintos da universidade: Planetário do Porto CCV, Galeria da Biodiversidade e Casa Comum (Reitoria da U.Porto).

A Agência da Curta Metragem propõe 4 programas distintos para todas as idades e públicos, com filmes portugueses ou internacionais, que serão exibidos de norte a sul do país, incluindo as ilhas, com múltiplas sessões de cinema, consagrando assim a diversidade deste formato nos mais variados lugares de projeção. cinemas, bibliotecas, museus, televisões, transportes públicos, entre outros e em 19 localidades: Amadora, Barcelos, Elvas, Faro, Figueira de Castelo Rodrigo, Guimarães, Horta, Leiria, Lisboa, Odivelas, Ovar, Ponta Delgada, Porto, Ribeira Grande, Setúbal, Tomar, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão e Vila Real.


A estes quatro programas propostos pela Agência da Curta Metragem, somam-se ainda as programações próprias das várias associações ou cineclubes que aderiram ao evento (identificados na agenda como programas associados), sessões especiais para escolas, e a sua exibição televisiva ou online. E, ainda, exibição em sala da obra completa de Regina Pessoa, com a colaboração dos cinemas Trindade (Porto) e Ideal (Lisboa), com estreia no dia 17 de Dezembro.


PROGRAMAÇÃO NA U. PORTO

      

21 Dez. 15:00 – Planetário do Porto CCV (auditório)
Amiguinhos

Preparado pelo Short Circuit, uma rede europeia de organismos que se dedicam à distribuição e promoção de curtas-metragens, o “Amiguinhos” propõe, uma vez mais, um conjunto de filmes de vários países europeus a pensar nos mais pequenos.

Duração 44’ · M/3

 

CLICK
Marine Jacob · Bélgica | 2017 · ANI · 1’
Num jardim zoológico, um menino tenta fotografar uma borboleta e ignora os outros animais à sua volta.

 

PAWO
Antje Heyn · Alemanha | 2015 · ANI · 8’
Pawo (tibetano para “ser corajoso”) é a aventura mágica de uma pequena boneca, que se encontra num mundo curioso. Graças a alguns estranhos companheiros, ela torna-se gradualmente consciente da sua força e habilidades.

 

DODU – O RAPAZ DE CARTÃO
José Miguel Ribeiro · Portugal | 2010 · ANI · 5’
Dodu, o rapaz de cartão, é muito sensível e vive numa cidade hostil para as crianças. Por isso, passa muitas horas dentro de casa, a brincar com Carica, a sua amiga joaninha. Sempre que Dodu arranha a superfície do caixote de cartão, cria mundos maravilhosos habitados por criaturas invulgares que o ajudam a lidar com as suas emoções e a crescer.

 

URSA – A CANÇÃO DA AURORA BOREAL
Natalia Malykhina · Noruega | 2021 · ANI · 10’
Uma bela e melancólica história sobre um pequeno urso polar que está sozinho no escuro e frio Ártico à procura da sua mãe.

 

A LUPA
Nazgol Emami · Alemanha | 2017 · ANI · 11’
Com muita imaginação e uma lupa, uma menina consegue transformar a sua nova casa num mundo mágico. Se ao menos não houvesse aquele toque irritante da campainha! Quem poderá ser?

 

DESPERTADOR
Filip Diviak · República Checa | 2017 · ANI · 10’
Num país nórdico e frio, no início do século 19, acompanhamos a história da vida estereotipada de um velho cujo trabalho é ser o despertador, ou seja, um homem que desperta pessoas. A sua vida ainda é a mesma, até ao dia em que ele ganha um velho e brilhante sino.

 

 

21 Dez. 18:00 – Galeria da Biodiversidade*
Curtinhas para todos

Programação que parte dos filmes premiados na mais recente edição do Curtas Vila do Conde e pretende mostrar a crianças e famílias que, tal como a nossa imaginação, também o cinema de animação não tem limites. Preparem-se para conhecer novos mundos com muita animação, diversão e aventuras.

Duração 54’ · M/6

 

 

 

21 Dez. 21:00 – Casa Comum (Reitoria da U.Porto)**
Novas Curtas Portuguesas

Ao longo dos últimos anos, a curta-metragem portuguesa tem visto reconhecida a sua qualidade em festivais de cinema de todo o mundo. Uma seleção de obras Made in Portugal, que percorre todos os géneros cinematográficos, e promete não deixar ninguém indiferente.

Duração 72’ · M/12

 

 

* O acesso ao programa Curtinhas para Todos na Galeria da Biodiversidade requer marcação através do email galeria@mhnc.up.pt.
* O acesso ao programa Novas Curtas Portuguesas na Casa Comum (Reitoria da U.Porto) requer marcação aqui.

 

No Planetário do Porto CCVGaleria da Biodiversidade e na Casa Comum, as entradas são livres, até à lotação limitada aos lugares existentes. Contudo, serão aplicadas as atuais normas de segurança impostas pela DGS no contexto da prevenção do contágio do SAR-CoV-2: apresentação de Certificado Digital Covid EU válido ou comprovativo de Teste Laboratorial com resultado negativo (autotestes não são admitidos).

 

Consulte e divulgue o evento do Facebook sobre estas sessões na U. do Porto.

 

 


Saber mais sobre O Dia Mais Curto
Pelo nono ano consecutivo, Portugal celebra O Dia Mais Curto com sessões de cinema por todo o país. Junte-se a nós e dê as boas-vindas a mais um Inverno no aconchego do cinema, auditórios, estações de metro… ou até mesmo do sofá.
Todos os anos, entre 21 e 22 de dezembro, o Inverno chega ao hemisfério norte. Este fenómeno astronómico que assinala o dia mais curto do ano inspirou a criação da festa que celebra o cinema no formato curto em todo o mundo: O Dia Mais Curto.
A Agência da Curta Metragem propõe 4 programas distintos para todas as idades e públicos, com filmes portugueses ou internacionais, que serão exibidos de norte a sul do país, no continente e ilhas.
Curtas do Mundo” propõe uma viagem por algumas das obras exibidas na mais recente edição do festival Curtas Vila do Conde. O programa “Novas Curtas Portuguesas” (M/12) é uma oportunidade para conhecer autores nacionais e as histórias que têm para nos contar, enquanto as secções dedicadas aos mais jovens, “Curtinhas para Todos” (M/6) e “Amiguinhos” (M/3), prometem muita animação a par da educação pela imagem.
Aos programas propostos pela Agência da Curta Metragem, somam-se ainda as programações próprias das várias associações ou cineclubes que aderiram ao evento, sessões especiais para escolas, e a sua exibição televisiva ou online.
Junte-se à celebração do formato mais criativo e original do Cinema e dê as boas- vindas a mais um Inverno na melhor companhia!

 
Conheça o programa completo da edição deste ano no website oficial.

 

O Dia Mais Curto 2021 from Agência – Portuguese Short Films on Vimeo.




DETALHES
Local: Auditório do Planetário do Porto CCV

Dia: 2021-12-21
Hora de Inicio: 15:00
Hora de Fim: 16:00

Evento gratuito
Adicionar à minha agenda 2021-12-21 15:00 2021-12-21 16:00 Europe/Lisbon O Dia Mais Curto: a Festa da Curta-Metragem 2021

Em 2021, assinala-se a nona edição de O DIA MAIS CURTO que é já uma tradição cinéfila.

No dia que marca a chegada do Inverno, será também prestada uma homenagem à Sétima Arte, com sessões por todo o país. Se, por um lado, a 21 de dezembro se assinala o momento em que o Sol está no seu ponto mais distante do equador, por outro, festeja-se o momento em que estamos mais perto do Cinema.

A U. Porto adere pela segunda vez a esta iniciativa, com a exibição de 3 programas presenciais, em 3 espaços distintos da universidade: Planetário do Porto CCV, Galeria da Biodiversidade e Casa Comum (Reitoria da U.Porto).

Auditório do Planetário do Porto CCV 1440 Planetário do Porto - Centro Ciência Viva