Dia do Asteroide 2021

O dia 30 de junho foi decretado pelas Nações Unidas como Dia do Asteroide, com o objetivo de chamar a atenção para o risco de impacto de asteroides. Para assinalar este dia, o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva tem uma programação especial.

Programa no Planetário do Porto no dia 30 de junho:

16:00 Sessão imersiva ao vivo na cúpula do Planetário do Porto
16:45 Visita guiada ao módulo expositivo “Meteoritos: rochas extraterrestres
17:00 Conversa com Nuno Peixinho
Nuno Peixinho, astrofísico da Universidade de Coimbra (UC) e do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), tem agora um asteroide com o seu nome. A homenagem partiu do Grupo de Trabalho para a Nomenclatura de Pequenos Corpos (WGSBN) da União Astronómica Internacional (IAU). O asteroide, anteriormente designado por (40210) 1998 SL56, passou a designar-se (40210) Peixinho. [Saber mais sobre o assunto aqui.]

[Conversa com transmissão online aqui e presencial no auditório do Planetário do Porto.]
18:00 Final

Atividades gratuitas com levantamento de um bilhete por pessoa no local a partir das 15:30h. Lotação do espaço limitada a 50% por cumprimento das normas de segurança impostas pela atual situação pandémica.

Uma parte da humanidade esforça-se para resolver os seus maiores desafios e salvaguardar a qualidade de vida na Terra e no futuro.
Se um asteróide cair na Terra causará grandes danos às nossas sociedades, comunidades e famílias em redor de todo o globo. Ao contrário de outros desastres naturais, conseguimos monitorizar os asteroides mais ameaçadores e queremos, no futuro, vir a evitar os impactos.
Há mais de um milhão de asteroides no nosso sistema solar que têm o potencial de atingir a Terra, mas só descobrimos uma pequena percentagem deles. Felizmente, a tecnologia para detectar e rastrear esses asteroides já existe.

O Asteroid Day tem ajudado a aumentar a conscientização sobre o perigo dos asteroides e sobre os nossos esforços para prevenir futuros impactos.

Se quiser declarar que compartilha das preocupações de uma comunidade que está a tentar sensibilizar o mundo sobre como proteger e preservar a vida no nosso planeta, evitando impactos de asteróides no futuro, pode fazâ-lo a partir desta página web.

Consultar a toda programação internacional e das emissões online no website Asteroid Day.

Local: Planetário do Porto - CCV

Dia: 2021-06-30

Adicionar à minha agenda 2021-06-30 16:00 2021-06-30 18:00 Europe/Lisbon Dia do Asteroide 2021

Planetário do Porto - CCV 1440 Planetário do Porto - Centro Ciência Viva