50 anos | Missão Tripulada Apollo 16

Numa sessão a decorrer no Auditório Ruy Luís Gomes, no 4º piso da Reitoria da U. Porto, a 21 de Abril, às 21:30, 50 anos após a quinta visita ao nosso satélite natural, teremos uma conversa com os nossos "astronautas": Onofre Varela (ilustrador e autor) e Orlando Frazão (FCUP e INESC-TEC), devidamente assistidos, em "órbita", por Emílio Remelhe (FBAUP e ESAD).

«Esta é a família do Astronauta Duke do Planeta Terra. Pousou na Lua, abril de 1972»
      — Charles Duke

50 anos após a missão tripulada à Lua, Apollo 16 – missão que venceu os desafios de duração da permanência e da distância percorrida na superfície da Lua (com a utilização pela segunda vez do Veículo Explorador Lunar) –, contaremos com os nossos 3 "astronautas" na sua missão muito mais curta, em duração, mas não em constância.

Onofre Varela (ilustrador e autor) e Orlando Frazão (FCUP e INESC-TEC), devidamente assistidos, em "órbita", por Emílio Remelhe (FBAUP e ESAD), que a pretexto de uma fotografia da família deixada pelo astronauta Charles Duke em solo lunar, conduzirá uma conversa com os outros convidados e com o público, sobre como o nosso imaginário coletivo é influenciado pelo desejo de exploração, do que fica para lá do nosso berço e casa. Levantando-se ainda questões sobre como a interrupção das missões tripuladas aos astros mais próximos do nosso sistema solar, implicaram um desinvestimento na utopia, influenciando o modo como olhamos para nós coletivamente e para a nossa "casa comum".

«Nos primeiros tempos do mundo, os ilhéus supunham-se os únicos habitantes da Terra; e, mesmo que assim fosse, eles não poderiam conceber o modo como se relacionar com os outros habitantes da Terra, de quem estavam separados pelos oceanos profundos e extensos. […]
Mas não tenho absolutamente qualquer dúvida de que o tempo, pai das verdades futuras, que nos revelou tantas coisas ignoradas pelos nossos antepassados, dê a conhecer aos nossos descendentes, por sua vez, aquilo que é hoje nosso desejo saber.»

— John Wilkins, 1638, The Discovery of a World in the Moone

Apollo 16 – 21 de Abril, 1972
Alunagem 02h23m35s UTC (+1h Lisboa) | Terras Altas de Descartes
John Young e Charles Duke (com Ken Mattingly em órbita lunar)
3 atividades extraveiculares com veículo lunar: 7h11m02s + 7h23m09s + 5h40m03s de duração (26,7 km), recolhendo 95,71 kg de amostras
Missão: 16 Abr. 1972, 17h54m00s UTC (+1h Lisboa) a 27 Abr. 1972, 19h45m05s UTC (+1h Lisboa); Duração total: 11 dias, 1h e 51m

Onofre Varela nasceu no Porto em 1944, estudou pintura e exerceu a atividade de desenhador gráfico em litografia e agências de publicidade, antes de abraçar a carreira de jornalista (na área do cartune), em 1970, no jornal O Primeiro de Janeiro. Colaborou com a RTP, desenhando em direto a informação meteorológica no programa Às Dez e animando espaços infantis. Foi caricaturista e ilustrador principal no Jornal de Notícias, onde também escreveu artigos de opinião, crónicas e entrevistas. Premiado em Portugal e no estrangeiro nas áreas da caricatura e da criação de logótipos, expôs os seus trabalhos satíricos em Portugal, Espanha, França, Turquia, Macau e Brasil. Publicou O Peter Pan não existe, Caminho, 2007; é coautor de Cinco Enterros do João, Arca das Letras, 2006 e o autor e ilustrador da novela gráfica “Homem na Lua”.

Orlando Frazão nasceu em Leiria. Licenciado em Engenharia Física pela Universidade de Aveiro e recebeu seu Doutoramento em Física pela Universidade do Porto em 2009. De 1997 a 1998, esteve no Instituto de Telecomunicações de Aveiro. Atualmente é Investigador Sénior no Centro de Fotónica Aplicada do INESC TEC. Os interesses de investigação incluem sensores de fibra ótica e suas aplicações em várias áreas de Engenharia. Atualmente faz Gestão de 3 projetos europeus, sendo dois na área espacial em espacial um com a ESA no projeto LIRA. Tem mais de 300 artigos em revistas e conferências internacionais. Premiado com 4 prêmios científicos. É membro sénior da SPIE e da OSA. Faz coleção de livros de ficção científica de autores portugueses. Organizou dois eventos na FCUP sobre ficção científica.

Emílio Remelhe Professor Adjunto da ESAD- Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos e Professor Auxiliar Convidado na FBAUP. Investigador da ESAD-IDEA e no i2ADS. Possui licenciatura em Artes Plásticas – Pintura pela ESBAP, Mestrado em Prática e Teoria do Desenho e Doutoramento em Educação Artística pela FBAUP. Desenvolve atividade no âmbito das artes plásticas, da ilustração e da literatura, usando pseudónimos e escrevendo para a infância, para teatro e para publicidade. Prémio Adolfo Simões Müller em 2007 e nomeação pela SPA para o prémio Autores 2010. Está representado em coleções particulares e públicas. Trabalho de escrita e ilustração publicado nas Edições Gémeo R, Campo das Letras, Caminho, Civilização, Deriva, Bags of Books, Abysmo, Livros do Oriente, Gailivro, Porto Editora, Kalandraka, Portaculturas, Yekibud e Eterogémeas, e em publicações periódicas como Diário de Notícias, Malasartes, DP Photographer, Revista Macau, Revista UP, Pli-Arte & Design. Colaboração assídua ou pontual com a Rede de Bibliotecas, Rede de Museus, Centro Cultural de Belém, RTP-Canal 2, Cardan/Leitura Furiosa, Le Transfo, Casa da Música, Serviço Educativo do Museu Serralves, Teatro do Bolhão, Teatro Maria Matos.

>  Consultar programação completa (e em atualização) do ciclo em: www.planetario.up.pt/50AnosApollo

>  Ligação para o evento do Facebook: www.facebook.com/events/539551151094920

LogoUPortoLogoCasaComumLogoPlanetarioLogoIA

Local: Casa Comum, Reitoria da Universidade do Porto – Praça de Gomes Teixeira, 4099-002 Porto